Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BENFICA É NOTÍCIA NO THE NEW YORK TIMES PELAS PIORES RAZÕES

Reputado jornal norte-americano questiona como é que fãs do clube da Luz são chamados a julgar processos que envolvem o clube. Juiz apaga publicações depois de ser nomeado para julgar Rui Pinto

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Benfica repete-o vezes sem conta. Diz o próprio clube da Luz, embora não seja verdade, que mais de metade da população portuguesa é sua adepta, o que inclui juízes, procuradores e responsáveis das autoridades policiais, que são presença regular no camarote presidencial do Estádio da Luz. Quem o noticia, com espanto, não é nenhum canal de televisão ou jornal desportivo português, mas sim a referência mundialmente conhecida The New York Times.


“Um juiz foi tão leal, de facto, que foi distinguido o ano passado com um pin Águia de Ouro, símbolo de uma filiação com 50 anos”, lê-se no artigo publicado esta quarta-feira. Assim, quando foi revelado que um juiz, não o da águia na lapela, mas outro também adepto do clube, iria julgar o caso de Rui Pinto, que “divulgou alguns dos (seus) segredos negros” – as palavras duras, nuas e claras não são do Leonino, são do The New York Times – o caso elevou-se a escândalo.


“Claro que gostaríamos que o juiz fosse alguém que não estivesse comprometido com o Benfica”, disse Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto.


Para que os leitores norte-americanos e não só percebessem a forma como funciona o clube da Luz, a descrição do The New York Times é objetiva: “Uma equipa em que as vitórias são celebradas, as derrotas lamentadas e em que os fãs têm posições de poder em todos os meios, desde os media à banca e ao governo. Esse poder, dizem os críticos do Benfica, faz com que o clube e o seu presidente tenham influência muito além do futebol, o que explica ser chamado de Polvo”.

O Benfica não respondeu inicialmente ao contacto do jornal norte-americano, tendo reagido já depois da notícia ter sido publicada. Nessa altura, acossado pelo artigo, o clube da Luz escreveu mais do costume, negando algumas das acusações e fazendo spinning: tudo teorias da conspiração.


Além das questões já mencionadas, o jornal americano fala ainda sobre a ‘guerra’ de Ana Gomes neste processo, antes mesmo de referir “a ansiedade de (Rui) Pinto. Porque o seu futuro estará (estava), potencialmente, nas mãos do juiz Paulo Registo, que já assumiu a sua posição considerando-o culpado”, escrevem, antes de relembrarem que, depois de Paulo Registo ter sido escolhido para este processo, “rapidamente apagou as publicações nas suas redes sociais que o ligavam ao Benfica. Entre eles, um ‘gosto’ numa publicação na qual Rui Pinto é chamado de ‘pirata’”.

Além do mais, o The New York Times não deixa de lado o facto de não ser o primeiro caso de Paulo Registo relacionado com o Benfica, realçando o processo de Paulo Gonçalves, onde o clube da Luz não foi pronunciado.

É importante ressalvar que o advogado de Rui Pinto já tinha pensado em emitir um pedido de recusa, tendo em conta as informações previamente adquiridas sobre Paulo Registo. No entanto, o próprio juiz, após as notícias vindas a público, no passado dia 20 de abril, pediu para ser afastado do caso.


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting avisa pupilo de Amorim: Saída está a ser estudada

Estrutura verde e branca ainda não tomou uma decisão final, mas está a analisar o dossiê do futebolista que termina contrato com o Clube de Alvalade no verão de 2026

Exclusivo Leonino - Edwards tem última oportunidade para se mostrar a Amorim no Sporting
Exclusivo Leonino - Edwards tem última oportunidade para se mostrar a Amorim no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a estudar uma possível saída de Marcus Edwards, sabe o Leonino. Apesar de Rúben Amorim ter demonstrado recentemente a sua confiança no extremo britânico, a verdade é que o trabalho demonstrado neste arranque de temporada tem ficado aquém do esperado pela estrutura verde e branca.


Ao que o nosso Jornal apurou, esta é a última oportunidade do 'camisola 10' dos leões para mostrar serviço. Caso não se verificar, a opção dos leões pode mesmo passar por garantir algum encaixe com a sua transferência no mercado do próximo verão, apesar de o técnico ter considerado que o mesmo "está no melhor momento".


Dado o interesse vindo da Premier League, Serie A e Arábia Saudita no último verão, o bom momento de Francisco Trincão e a baixa forma do inglês, a saída começa a desenhar-se, ainda que a estrutura leonina não tenha tomado qualquer decisão final sobre o processo do jogador, que tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.


Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 18 milhões de euros – participou em cinco encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 81 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado um golo, diante do Farense.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 115 encontros, marcou 22 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros



Futebol

"Não estivemos tão bem aí": Pilar do Sporting aponta erros na Taça de Portugal

Leões bateram Portimonense na terceira eliminatória da prova rainha do futebol português e garantiram passagem à próxima fase

Sporting bateu Portimonense na Taça de Portugal
Sporting bateu Portimonense na Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Portimonense, por 2-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Conrad Harder foi o homem do jogo ao apontar os dois golos dos leões. No final, Rúben Amorim admitiu que a vitória foi justa, mas que houve algumas dificuldades nas transições ofensivas.


"Não foi um resultado ajustado ao que aconteceu. Estávamos a controlar bem o jogo e as transições, apesar de na segunda parte não termos estado tão bem aí. Mas estivemos sempre mais perto de marcar o segundo, só que quando não se marca, numa bola parada, e depois outra, são situações que nos colocam mais dificuldades e sofremos", disse.


"Eles marcaram, mas conseguimos dar a volta ao marcador e é bom até por tudo, até por causa de terça-feira [jogo com o Sturm Graz, para a Champions]. Não precisávamos deste sofrimento, mas passámos e é o que interessa", terminou Rúben Amorim.


Com a vitória – a décima em 12 encontros na presente temporada –, os comandados de Rúben Amorim passam à próxima fase da prova rainha do futebol português, competição que falta ao técnico leonino no currículo de treinador. 

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na terça-feira, dia 22 de outubro, frente ao Sturm Graz, em jogo relativo à terceira jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Christian Ilzer a jogar-se-á às 20h00, na Áustria.



Futebol

"Há pessoas que não sabem brincar" Amorim dá murro na mesa depois do Portimonense - Sporting

Treinador dos verdes e brancos voltou a ser questionado sobre possível mudança para o Manchester City e esclareceu dúvidas da imprensa

Rúben Amorim esclarece ida para o City depois do Portimonense - Sporting
Rúben Amorim esclarece ida para o City depois do Portimonense - Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana foi recentemente oficializado como diretor desportivo do Manchester City. Em antevisão ao duelo com o Portimonense, Rúben Amorim brincou com a situação e garantiu que, na semana do jogo contra os ingleses, na Liga dos Campeões, o dirigente "não entrava no balneário do Sporting". Já depois de os leões terem vencido os algarvios, o técnico voltou a esclarecer a situação.


"O City não tem nada a ver comigo. Tenho de ter cuidado a falar, porque fiz uma brincadeira com o Hugo Viana não entrar no balneário e houve gente que levou aquilo a sério, ou quis levar aquilo a sério, porque às vezes não é hora para brincar", começou por dizer Amorim, em conferência de imprensa.


"Há pessoas que não sabem brincar, portanto não vou fazer comentário algum. Isso não mexe nada comigo, o City não tem nada a ver comigo, tem a ver com o Viana, por isso, vou seguir em frente", terminou o técnico, colocando de lado a possível sucessão a Pep Guardiola.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 225 encontros, tendo vencido 158, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Vamos fazê-lo crescer": Amorim 'confirma' - Sporting vai contratar central promissor
Futebol

"Vamos fazê-lo crescer": Amorim 'confirma' - Sporting vai contratar central promissor

 

Icon Comentário0
"Não podia estar a metê-lo": Amorim explica ausência do Portimonense - Sporting
Futebol

"Não podia estar a metê-lo": Amorim explica ausência do Portimonense - Sporting

 

Icon Comentário0
Jogar com ou sem Gyokeres? Harder conta tudo depois do Portimonense - Sporting
Futebol

Jogar com ou sem Gyokeres? Harder conta tudo depois do Portimonense - Sporting

 

Icon Comentário0