
Futebol
Ex Benfica contratado por Varandas quer estrear-se com vitória no Sporting: "Estamos confiantes"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Figo esteve próximo de jogar no Benfica. Com uma carreira brilhante iniciada no Sporting, o formado na Academia de Alcochete - envolvido em polémica recente - acabou por não ser futebolista das águas devido à sua compleição física, que, há data, seria vista como não muito apelativa por parte dos responsáveis encarnados.
"Tinha muitos amigos que jogavam no Sporting, nas camadas jovens, e eles diziam que era mais fácil ir para o Sporting, porque o Benfica escolhia jogadores com mais envergadura, com mais corpo. E eu não era um miúdo muito forte. Havia treinos de captação e fui tentar a minha sorte", começou por revelar o antigo Bola de Ouro, em conversa com Iker Casillas, no podcast Bajo Los Palos.
No entanto, Figo revelou que esteve "cerca de um mês a treinar, quando tinha 12 anos" para assinar com os verdes e brancos. No entanto, como o extremo "vivia do outro lado do rio, tinha de apanhar transportes públicos e até um barco para ir para os treinos". "Chegava a casa às 23h00, com 12 anos", recordou.
"Passaram os dias e chegou um momento em que não podia mais e disse: 'Míster, diga-me alguma coisa. Passou um mês, os meus pais a pagar os transportes…'. Disse-me para falar com o diretor, que iam pagar-me o passe e podia comer no centro de treinos", explicou.
"E assim foi, assim comecei com 12 anos. O meu pai era benfiquista, mas depois por todos os motivos e mudou de clube. Mas não era muito de seguir-me. Não é como agora, que levam os filhos aos treinos, aos jogos. Na minha época tinha era de sobreviver", conta o antigo extremo dos leões, que acabaria por trocar o Sporting pelo Barcelona, em 1995/96, até causar uma das mais polémicas transferências da história, ao assinar com o Real Madrid me 2000/01.
Melhores momentos de Luís Figo:
Com uma mensagem publicada no Instagram, familiar do ex presidente do Porto pediu "que se pare de fazer política com a morte" do antigo dirigente
|
Jorge Nuno Pinto da Costa morreu a 15 de fevereiro de 2025. Nas redes sociais, Nuno Pinto da Costa, neto do ex-presidente dos dragões, fez uma publicação no Instagram pedindo para que "se pare de fazer política com a morte" do avô, visando o Sporting, de Frederico Varandas.
"Que se pare de fazer política com a morte do avô", começou por escrever o familiar do antigo dirigente azul e branco que, de seguida, abordou o facto de leões e águias terem optado por não se pronunciar acerca do falecimento do ex-presidente do clube rival.
"O silêncio do Sporting e Benfica é compreensível e é também uma medalha de honra e prova do fantástico trabalho de uma vida que o meu avô realizou. Dos rivais não espero palmas, de (alguns) dos nossos não espero hipocrisias", atirou, por fim, Nuno Pinto da Costa, sem especificar a quem se referia.
Vale lembrar que, na última entrevista concedida à Sporting TV, também em fevereiro passado, Frederico Varandas, Presidente do emblema de Alvalade, fez notar que o silêncio em torno da morte de Pinto da Costa se tratou de uma questão "institucional" e que o Clube "seria hipócrita" caso tivesse adotado uma postura diferente.
Ainda nesta ocasião, o dirigente leonino assegurou que não estiveram em causa as suas desavenças pessoais com o antigo presidente do Porto e acrescentou: "Se a instituição Sporting não se identifica com alguém que em vida prejudicou seriamente o Clube, a indústria do futebol e que não representa os nossos valores, seria uma hipocrisia da minha parte mudar o que penso desse senhor apenas por ele ter morrido. Não sou hipócrita, nunca vou ser".
Treinador dirigiu-se a Bruno Lage, após ser goleado, e diz estar a torcer para que emblema encarnado fique no primeiro lugar da tabela classificativa
|
O jogo entre Gil Vicente e Benfica, que terminou com vitória dos encarnados por 3-0, registado na noite de sexta-feira, dia 28 de março, e relativo à 24.ª jornada do Campeonato Nacional, contou com um pequeno momento protagonizado por César Peixoto e Bruno Lage, no final da partida.
Depois do apito final do árbitro Miguel Nogueira para o término do jogo, Bruno Lage foi cumprimentar o treinador dos gilistas. Foi nesse momento que as câmaras captaram uma leitura labial e alegam ver o antigo jogador do Benfica desejar que o clube da Luz se sagre campeão.
"Que sejas campeão", parece dizer César Peixoto ao timoneiro do clube da Luz. A mensagem acabou por causar alguma agitação, com os internautas a reagirem: "Cheira a tanto os tempos do César Boaventura, das Toupeiras, das missas e dos padres" ; "O gajo jogou no Benfica querias que ele quisesse que o Sporting seja campeão? Acordem..." são alguns dos comentários publicados na rede social X (antigo Twitter).
De recordar que César Peixoto foi jogador do Benfica entre 2009 e 2011, fazendo um total de 65 jogos pelo clube da Luz. Depois desta derrota diante dos encarnados, no Estádio Cidade de Barcelos, a turma encarnada igualou os 62 pontos do Clube de Alvalade na tabela classificativa.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo neste sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Futebolista de 28 anos prepara-se para deixar emblema verde e branco no final da temporada; Jogador está a cumprir últimos meses em Alvalade
|
Jeremiah St. Juste está de saída do Sporting. O central de 28 anos deverá cumprir os derradeiros encontros de leão ao peito na reta final da temporada. O emblema liderado por Frederico Varandas já comunicou a decisão ao jogador e está e pedir 8 milhões de euros aos interessados, sabe o Leonino.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, Rui Borges aprovou a saída do 'camisola 3' e a Direção de Frederico Varandas definiu o valor acima mencionado como preço para os eventuais interessados, admitindo perder parte do investimento realizado no defesa.
St. Juste chegou ao Sporting em 2022/23, proveniente do Mainz, por uma quantia que rondou os 9,5 milhões de euros fixos, mais 2,5M mediante cumprimento de objetivos, ficando o emblema alemão com direito a reservar 10% de uma futura transferência do atleta, no caso de ser superior a 12M - algo que, à partida, não irá acontecer.
Apesar de as mais-valias do veloz central serem reconhecidas pela estrutura verde e branca, as debilidades físicas não permitem ao jogador afirmar-se no plantel. Depois de ter tido um comportamento infeliz ao olhar de Rui Borges, diante do Arouca, o central terminou com todas as chances de permanecer em Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.