Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Os bilhetes para o jogo entre o Sporting e o Porto, referente à meia-final da Taça da Liga, estão esgotados. O encontro está marcado para o dia 7 de janeiro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Os leões anunciaram, na passada sexta-feira, que todos os ingressos disponibilizados aos seus adeptos foram vendidos rapidamente. Nas redes sociais, o clube expressou o seu agradecimento aos sportinguistas: "A onda verde vai pintar Leiria de verde e branco. Obrigado, Sportinguistas!"
A fase final da Taça da Liga será disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, que será palco de um dos duelos mais aguardados da competição. Para alcançar esta fase, o Sporting teve de eliminar o Nacional da Madeira nos quartos de final, com uma vitória por 3-1. O encontro ficou marcado por dois golos de Gyökeres (um deles de de livre direto). Morten Hjulmand também foi responsável pelo primeiro golo do jogo.
Ao longo da sua história, o Sporting conquistou a Taça da Liga por quatro ocasiões. A primeira vitória aconteceu na época de 2017/2018, quando os leões venceram o Vitória de Setúbal nas grandes penalidades. No ano seguinte, na época 2018/2019, a equipa voltou a triunfar, também nas grandes penalidades, após um empate 1-1 com o Porto.
A terceira conquista ocorreu na temporada 2020/2021, quando o Sporting venceu o Braga por 1-0, com um golo de Pedro Porro. Já na época seguinte, 2021/2022, os leões levantaram o troféu ao derrotar o Benfica por 2-1 na final.
Esta temporada, o Sporting já se cruzou com o Porto em duas ocasiões. A primeira foi na Supertaça, onde a equipa de Alvalade sofreu uma derrota por 4-3, apesar de ter estado a vencer por 3-1 aos 25 minutos. Contudo, ainda no início da temporada, os leões vingaram-se ao derrotar os dragões por 2-0 em Alvalade, com golos de Viktor Gyökeres e Geny Catamo.
Médios dos leões estiveram cerca de um mês afastados da competição devido a lesões, mas a equipa está a avaliar os jogadores antes do dérbi
|
0Hidemasa Morita e Daniel Bragança têm sido baixas de peso no meio campo do Sporting no último mês, mas o novo treinador dos leões, Rui Borges, pode receber boas notícias em relação ao dérbi que opõe Sporting e Benfica no próximo domingo, dia 29 de dezembro. É que os jogadores estão a recuperar a olhos vistos e, especialmente o nipónico, pode ser hipótese já no próximo encontro.
Segundo avança o jornal 'Record', o jogador verde e branco já terá treinado sem quaisquer limitações, e estará disponível para ser utilizado já no próximo jogo dos leões frente ao eterno rival, que vai ser disputado em Alvalade, às 20h30.
Relembrar que o médio não joga desde a derrota do Sporting frente ao Moreirense, por 2-1, no passado dia 5 de dezembro, pelo que o ritmo competitivo não será o mais elevado logo no retorno, e poderá envolver ainda alguma gestão por parte da equipa técnica. No entanto, as informações adiantadas são as de que reúne as condições físicas necessárias para ir a jogo no dérbi frente ao eterno rival.
Para Rui Borges, o regresso são boas notícias, uma vez que volta a ter opções para o meio campo - posição onde a equipa estava desfalcada há alguns jogos - e logo um jogador que tanto aprecia: numa entrevista concedida à ‘Voz de Trás os Montes’ destacou a capacidade “de ler e desbloquear o jogo” de Morita. Aliás, o responsável técnico até considerou mesmo o camisola 5 leonino a grande figura da equipa campeã de 2023/24.
Quem também corre para o dérbi é Daniel Bragança: o médio de 25 anos já está no relvado e aparenta estar sem limitações. Deverá realizar este sábado, dia 28 de dezembro, o derradeiro e decisivo teste para perceber se está pronto para o duelo: caso as sensações sejam positivas, estará na ficha de jogo, mas em caso de dúvida a equipa técnica não deverá arriscar.
Antigo craque dos relvados, formado em Alvalade, mostrou o seu apoio à candidatura de do antigo árbitro à presidência da Federação Portuguesa de Futebol
|
0Paulo Futre, figura grande do futebol português nos anos 80 e início dos anos 90, anunciou esta sexta-feira o seu apoio à candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O antigo internacional português que foi formado no Sporting, agora com 58 anos, expressou o seu apoio através de um vídeo publicado na página oficial de Proença nas redes sociais, mais precisamente no Instagram. Neste vídeo, Futre afirmou: "Sou o Paulo Futre e apoio Pedro Proença para a Federação Portuguesa de Futebol."
Apesar de ter terminado a sua carreira com apenas 41 jogos e sete golos pela seleção nacional, Futre é amplamente reconhecido como uma das maiores figuras da história do futebol em Portugal. Durante os anos 80 e início dos anos 90, o esquerdino representou grandes clubes como o Sporting, o Porto, com o qual conquistou uma Taça dos Campeões Europeus, e o Atlético Madrid, onde se destacou como um dos melhores jogadores da história do clube espanhol.
Nos últimos anos da sua carreira, enfrentou várias lesões, mas ainda passou por clubes como o Benfica, o Marselha, o AC Milan e o West Ham. Mesmo após o fim da sua carreira de jogador manteve-se uma figura sempre ligada ao futebol - tendo inclusivamente feito parte da lista de Dias Ferreira, candidata á Presidência do Sporting em 2011.
Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias, está agora a concorrer à presidência da FPF, com a certeza de ter como único adversário eleitoral Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. As listas candidatas deverão ser oficialmente publicadas a 24 de janeiro de 2025, enquanto as eleições para os órgãos sociais da FPF, que determinarão a direção para o quadriénio 2024-2028, estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025.
Fernando Gomes, atual presidente da FPF, cumpre o seu terceiro e último mandato permitido por lei, após ter assumido funções em 17 de dezembro de 2011. O escrutínio será composto por 84 delegados, incluindo os 22 presidentes das associações regionais e distritais, assim como os líderes da LPFP e das várias estruturas representativas do futebol em Portugal, como treinadores, árbitros, jogadores, dirigentes, enfermeiros, massagistas e médicos.
Jogador que tem sido peça-chave na formação leonina tem melhores números do que todo o trio ofensivo da equipa encarnada
|
0O Sporting tem vindo a ceder pontos nas últimas jornadas, permitindo que o Benfica subisse ao primeiro lugar da classificação. Contudo, se a equipa das águias leva uma ligeira vantagem a nível coletivo, no que diz respeito ao ataque, Viktor Gyokeres continua imparável. O avançado leonino leva mais golos do que os três principais avançados do Benfica: Pavlidis, Di María e Akturkoglu. No campeonato, o nórdico soma 18 golos em 15 jogos, um feito impressionante considerando os 1335 minutos que jogou.
Quando se olha para o total de golos acumulados pelos três avançados do Benfica, o resultado é ainda mais notável. Akturkoglu, Di María e Pavlidis somam juntos 16 golos, ou seja, dois a menos do que o sueco do Sporting. Esta disparidade reforça a importância de Gyokeres no ataque dos leões, que tem sido uma verdadeira força da natureza.
Ao considerar todas as competições, incluindo seleções, Gyokeres mantém uma vantagem significativa. O avançado do Sporting acumulou 2739 minutos em 32 jogos, nos quais marcou 36 golos e fez nove assistências. O ataque do Benfica também alcançou a marca de 36 golos, mas, individualmente, o avançado sueco continua a ser o mais produtivo. Akturkoglu lidera a lista interna das águias com 16 golos.
Além disso, o Viking de Alvalade apresenta o maior valor de mercado entre os quatro jogadores, segundo o site especializado Transfermarkt. O sueco está avaliado em 75 milhões de euros, enquanto Akturkoglu surge com 25 milhões, Pavlidis com 23 milhões e Di María com apenas 3 milhões. O avançado do Sporting é, também, um dos jogadores mais cobiçados do mercado e vários clubes europeus estão de olho na sua contratação.
Gyokeres também tem um desempenho destacado nos confrontos diretos com o Benfica. Em quatro jogos disputados até agora entre as duas equipas, duas meias-finais da Taça de Portugal e duas partidas para o campeonato, o avançado leonino venceu duas vezes, com mais um empate e uma derrota, tendo ainda marcado dois golos.
Confira aqui o último golo do avançado sueco pelo Sporting, frente ao Santa Clara: