
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Abr 2025 | 13:02 |
A Direção do Sporting quer avançar para a renovação de contrato de Pedro Gonçalves! O médio, internacional por Portugal, tem sido um dos jogadores mais importantes desde que chegou ao Clube, apesar de este ano não ter estado disponível para contribuir para a equipa durante grande parte da época, devido a lesão.
Pote tem-se assumido, cada vez mais, como um dos líderes do balneário do Sporting, uma voz que se foi tornando gradualmente mais ativa entre os companheiros. Frederico Varandas quer utilizar essa importância como trunfo para iniciar as conversas da renovação. Neste momento, Pedro Gonçalves está contratualmente ligado aos leões até 2027.
Quem avança esta informação é o jornal O Jogo. A mesma fonte informa que o Presidente do Sporting só quer, no entanto, começar as conversas para a prolongação do vínculo depois de disputada a última jornada da Liga Portugal Betclic e a final da Taça de Portugal, caso os verdes e brancos lá cheguem, de modo a não desconcentrar os jogadores, de maneira nenhum, do foco na luta pelos títulos onde ainda estão inseridos.
Relembrar que o Sporting pagou, inicialmente, 6,5 milhões de euros ao Famalicão para garantir 50% do passe de Pote, em 2020. Mais tarde, avançaram para a compra de mais 40% do passe do jogador, por mais sete milhões de euros (um total de 13,5 milhões a troco de 90% do passe de Pedro Gonçalves, sendo que os famalicenses reservam para si 10% de uma futura mais valia).
Apesar de não ser dos nomes mais badalados, Pote tem muito mercado. Tanto Bayer Leverkusen, como Aston Villa, por exemplo, já se chegaram á frente pelo médio português. Os alemães, por exemplo, ofereceram 30 milhões por Pedro Gonçalves, valor que foi prontamente recusado por Frederico Varandas, uma vez que o jogador ter uma cláusula de 80 milhões de euros no contrato e é um dos que mais rendimento desportivo traz ao Sporting.
Confira esta entrevista a Pedro Gonçalves:
Turma orientada pelo treinador de Mirandela acaba por ser destaque de pormenor que vem fazendo a diferença neste arranque de temporada
25 Set 2025 | 07:47 |
São cada vez menos os jogadores portugueses utilizados pelos treinadores e clubes da Liga Portugal Betclic. No entanto, o Sporting acaba por contrariar esta tendência, ao contrário dos seus rivais diretos, Porto e Benfica, que acabam por 'depender' mais de futebolistas estrangeiros nos seus plantéis.
Nas duas últimas jornadas, a equipa treinada por Rui Borges foi aquela que mais jogadores portugueses apresentou no Campeonato Nacional, isto nas partidas frente ao Famalicão e ao Moreirense. Tal acontece apenas após o fecho de mercado, visto que antes este lugar pertencia ao Vitória SC, mas as saídas de três atletas lusos desiquilibraram as contas.
Na partida frente ao Famalicão, o treinador dos leões apostou no total de seis portugueses: João Virgínia, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram titulares, mas ainda entraram Eduardo Quaresma e João Simões no decorrer do encontro. Na receção ao Moreirense os escolhidos foram os mesmos, com a única diferença a vir do banco - visto que desta vez apenas Simões foi lançado a jogo.
De resto, também nos golos marcados se vê esta questão. Dos 22 tentos assinalados pelo Sporting na presente temporada, em todas as competições, mais de metade são de jogadores lusos - 13: Trincão (5), Pote (5), Mangas (2) e Quenda (1).
Por esta altura, os comandados de Rui Borges somam o total de 15 pontos n Campeonato Nacional. Os leões encontram-se, assim, no segundo lugar da competição, atrás do Porto, que soma 18 pontos, e à frente do Benfica, com 13.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á às 20h30, no Estádio Estádio António Coimbra da Mota, reduto adversário.
Tento do internacional português formado no Clube de Alvalade, na terceira eliminatória da Taça da Liga Inglesa, está a tornar-se viral entre os adeptos
25 Set 2025 | 07:30 |
João Palhinha foi um dos principais destaques do Tottenham - Doncaster Rovers, ao marcar um golo digno de obra de arte: o antigo jogador do Sporting apontou o seu tento de pontapé de bicicleta e não deixou ninguém indiferente. Os spurs acabaram por vencer por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça da Liga Inglesa.
Foi logo aos 14 minutos de jogo que o internacional português inaugurou o marcador para a equipa de Londres, deixando desde cedo a sua marca no encontro com o golo 'acrobático' que se está a tornar viral entre os adeptos de futebol nas redes sociais.
Jay McGrath, na própria baliza, logo aos 17 minutos e Brennan Johnson, já nos descontos do encontro (90' + 4), fizeram o resultado final para o Tottenham. Tanto Palhinha como Pedro Porro - também ele ex-jogador dos verdes e brancos - foram titulares na partida.
O Tottenham volta a entrar em campo já no próximo sábado, 27 de setembro, frente ao Wolverhampton. A partida válida para a sexta jornada da Premier League está marcada para as 20h00. Neste momento, os spurs ocupam a terceira posição da liga inglesa, com 10 pontos, apenas atrás de Liverpool (15) e Arsenal (10).
João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham neste verão. Em 2025/26, soma um dois em oito encontros.
Confira o golo:
Internacional grego e colombiano chegaram aos verdes e brancos no último mercado de transferências, para colmatarem as saídas de Gyokeres e Harder
25 Set 2025 | 07:04 |
Fotis Ioannidis estreou-se a marcar pelo Sporting na última segunda-feira, 22 de setembro, na vitória dos leões diante do Moreirense. Desde então, ninguém ficou indiferente no que toca ao jogador e à contratação conseguida pela estrutura leonina no fecho do mercado de transferências. Paulo Alves acredita que tanto o grego como Luis Suárez já deram boas indicações na equipa de Rui Borges.
“A estrutura do Sporting tem perfeita noção do valor deste jogador porque já era um namoro antigo. Trata-se de um típico avançado de área, corpulento e bom a segurar a bola”, começou por dize, em declarações ao jornal O Jogo, prosseguindo: “Percebe-se que tem cheiro de golo. Sabia exatamente onde se devia posicionar para aproveitar o cruzamento. Parece uma excelente alternativa ao Luis Suárez”.
O antigo jogador do Clube de Alvalade lembrou que, além de Ioannidis, também Suárez se tornou rapidamente um dos destaques da equipa: “O Luis Suárez é tecnicamente muito evoluído, tem um bom jogo de apoios, associativo, e revela uma enorme capacidade goleadora. O Ioannidis parece ser fisicamente mais forte nos duelos e ainda é cedo para avaliar o jogo aéreo”.
"Nenhum dos jogadores tema capacidade goleadora de Gyokeres”, sublinhou ainda, apesar de ressalvar que podem “complementar-se": “Numa fase inicial não me parece porque alteraria a matriz tática da equipa, a sua estrutura. Talvez na fase final de um jogo, em que a equipa necessite de fazer um jogo mais direto e ter presença na área. Suárez, como se viu contra o Casa Pia, já deu sinais de que poderá baixar e ligar o jogo. Podem coabitar os dois numa fase final de um jogo. Para já, parece-me cedo”.
No que toca a Viktor Gyokeres, Paulo Alves acaba por não concordar que o internacional sueco fizesse tudo sozinho no Sporting: “Não acho que o Sporting fosse menos democrático por ter o Gyokeres. Tinha era um jogador com determinadas características que se destacava pela sua veia goleadora. Sem este jogador, tem de integrar todos os outros de forma simples e objetiva”.
“Os jogadores que entraram trouxeram novas coisas à equipa e estão bem integrados. É assim que as grandes equipas se constroem. O Sporting tem feito isso bem e os treinadores têm de se ajustar”, terminou o atual treinador de futebol.