Futebol
Rui Borges prestes a perder (pelo menos) quatro jogadores importantes no Sporting
06 Nov 2025 | 20:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mai 2025 | 18:51 |
Há precisamente 25 anos, o Sporting quebrou um jejum de 18 anos sem vencer o campeonato nacional, numa tarde inesquecível em Paranhos, frente ao Salgueiros. Nessa partida, André Cruz foi figura de destaque ao apontar dois dos quatro golos da vitória leonina por 4-0. Agora, às portas de um possível novo título decidido na última jornada, o antigo defesa-central recorda esses momentos e acredita na conquista do bicampeonato.
"Consegui realmente marcar um golo muito bonito e importante"
"Tenho uma recordação muito boa desse momento. Consegui realmente marcar um golo muito bonito e importante. Nunca é fácil, num jogo decisivo daqueles bater uma bola de livre. É bastante complicado e difícil concentrarmo-nos num momento como aquele. Tens de marcar, pois pode ser a única chance que tens para fazer golo. Eu já tinha feito isso contra o Porto, e em outros jogos, mas é sempre difícil. Felizmente deu certo. Inaugurámos o marcador, a equipa ganhou mais confiança e fizemos uma segunda parte muito boa. Depois o meu segundo golo fechou o resultado em 4-0, com um golo também de livre. Sinto-me muito honrado e é sempre muito bom reviver aqueles momentos", partilhou ao jornal A Bola.
Para André Cruz, o título de 1999/2000 foi o culminar de um projeto muito bem construído. "Foi muito bom. Para chegar àquele jogo com o Salgueiros, àquele momento, muita coisa aconteceu, A preparação para o título começou muito lá atrás. Mesmo antes de começar o campeonato, com todo o planeamento do Carlos Freitas e do Luís Duque. Depois, a minha chegada, do Mbo Mpenza e do César Prates fortaleceu muito mais uma equipa que já era forte. Esse jogo permitiu-nos completar toda a época com o título. Passei dois anos e meio excelentes. No Sporting consegui atingir um grande momento físico e mental. Consegui realizar tudo aquilo que eu sempre quis".
"Os adeptos vão encher o Estádio e fazer uma pressão muito grande para ajudar o Sporting a ganhar"
O brasileiro acredita que o Sporting tem tudo para repetir a história. "Acreditem, vamos quebrar mais um jejum. Vai ser mais uma experiência na carreira dos jogadores. Será mais um título na carreira de alguns e o primeiro na carreira de outros. Vai ser um jogo muito importante onde os jogadores precisam de trabalhar com calma, tranquilidade, naturalidade e não mudar nada do que têm feito. É um jogo muito importante para consolidar tudo aquilo que foi feito ao longo da época. Acredito que o Sporting tem tudo para conquistar mais um título e quebrar o jejum de 71 anos sem ser bicampeão. Os adeptos vão encher o Estádio e fazer uma pressão muito grande para ajudar o Sporting a ganhar".
Mesmo à distância, André Cruz continua ligado ao clube e à equipa. "Tive bastantes dificuldades em ver o jogo contra o Gil Vicente, mas do que vi lembrei-me de um jogo horrível que também fizemos em casa e depois fomos campeões. Agora é igual. Espero que o final neste último jogo sejamos campeões. Eu aqui no Brasil vou tentar conseguir ver o jogo para poder comemorar mais um título do clube, que é sempre muito importante".
Treinador foi recentemente associado a um interesse no Wolverhampton, mas deixou claro que está feliz no Clube de Alvalade
07 Nov 2025 | 03:00 |
O Sporting está a equacionar renovar com Rui Borges, sabe o Leonino. A estrutura dos verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, está satisfeita com o treinador da equipa principal e tem em vista demonstrar a sua confiança no seu trabalho com a extensão do seu contrato.
Apesar de ser uma ideia que já rondava nos escritórios de Alvalade, o recente assédio do Wolverhampton poderá acabar por 'acelerar' este processo, uma vez que Rui Borges também está feliz no Sporting, como o próprio comunicou publicamente, o que deverá facilitar este dossiê.
Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além - o que incluirá, naturalmente, um aumento salarial.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 46 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Enquanto isso, Rui Borges mantém-se concentrado em preparar a sua equipa para a deslocação aos Açores. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Treinador dos red devils parece, finalmente, viver um período positivo aos comandos da equipa de Manchester, depois de um ano para esquecer
06 Nov 2025 | 21:12 |
Ruben Amorim defendeu que há pontos positivos a tirar da derrota na final da Liga Europa, com o Tottenham. O Manchester United falhou a conquista desse troféu em 2024/25, o que significa que não disputa competições europeias este ano, um elemento importante destacado pelo treinador português, que viveu situação semelhante na temporada em que conquistou o primeiro campeonato ao serviço do Sporting.
O Manchester United volta a encontrar o Tottenham no próximo sábado, dia 8 de novembro, e fez a antevisão a esse encontro, explicando que a sua equipa está melhor em comparação com essa final europeia: "Em primeiro lugar, as características dos jogadores. Temos características diferentes na nossa equipa. Mas também temos muitos jogadores que jogaram na época passada".
"Somos uma equipa melhor, jogamos melhor, entendemos melhor o jogo. Acho que estamos mais confiantes. Chegamos àquela final confiantes de que poderíamos vencer porque estávamos bem na Europa, mas neste momento jogamos com uma confiança diferente. Gerimos melhor os momentos do jogo", atirou, de seguida, Ruben Amorim.
O treinador mencionou, depois, essa derrota na final da Liga Europa, ficando, depois, evidentes os paralelismos com a primeira temporada no Sporting: "Se me perguntarem se prefiro estar aqui com uma taça, na Liga dos Campeões, com mais dinheiro, talvez mais jogadores, claro que direi que sim. Mas há o outro lado da moeda: mais tempo para treinar, para conhecer os jogadores, para organizar tudo. A ligação entre a equipe técnica e a preparação para o futuro".
"No futuro, será com competições europeias. Estamos apenas a tentar aproveitar o lado positivo de não termos jogos durante a semana, então sim, consigo ver os pontos positivos", atirou Ruben Amorim, que está, neste momento, há quatro jogos sem perder na Premier League.
Médio nipónico tem sido presença habitual na equipa do seu país, nos últimos anos, mas tal não vai acontecer nos próximos compromissos
06 Nov 2025 | 20:33 |
Tal como aconteceu com Ousmane Diomande, Hidemasa Morita ficou de fora dos convocados da Seleção do Japão. O técnico nacional dos nipónicos explicou, em conferência de imprensa, a ausência do jogador do Sporting, que é habitual presença nos estágios do conjunto do seu país.
Hajime Moriyasu, selecionador do Japão, falou com os jornalistas em conferência de imprensa, e abordou especificamente a ausência de Hidemasa Morita, jogador do Sporting, que este ano até já sofreu com algumas mazelas físicas, tal como aconteceu na última época.
"O Morita é um excelente jogador, foi uma peça-chave [para o Japão] nas eliminatórias [de qualificação para o Mundial de 2026] e ajudou a equipa a vencer", começou por explicar o Selecionador nipónico, fazendo questão de deixar vários elogios ao médio do Sporting.
Logo de seguida, deixou a justificação para não ter selecionado o jogador do Sporting: "Confirmei que ele voltou à equipa e estou a avaliar a sua condição física. Mas decidi que ele ainda não está na sua melhor forma, por isso não o convoquei".
Apesar de ter sentido algumas dificuldades no início da temporada, Hidemasa Morita estará totalmente apto para ajudar a equipa do Sporting, tal como fez nas últimas três partidas dos leões, nas quais jogou sempre (nas últimas duas, como suplente utilizado). De qualquer maneira, a ausência na convocatória do Japão permite que o médio verde e branco não realize as longas viagens necessárias para se juntar ao estágio da sua Seleção, ficando em Alvalade, a trabalhar às ordens de Rui Borges.