Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Campo mole", mudanças na 2.ª parte e Pote: Tudo o que disse Rui Borges após Moreirense - Sporting

Após a vitória frente aos cónegos, por 3-0, técnico dos leões fez a leitura ao triunfo do Clube de Alvalade em conferência de imprensa

Rui Borges, técnico do Sporting, diz que Pote tem de estar preparado para jogar e explicou as alterações da 2.ª parte frente ao Moreirense
Rui Borges, técnico do Sporting, diz que Pote tem de estar preparado para jogar e explicou as alterações da 2.ª parte frente ao Moreirense

22 Fev 2026 | 09:19 |

Icon Comentário0

Após a vitória frente ao Moreirense, por 3-0, Rui Borges, treinador do Sporting, fez a leitura ao triunfo do Clube de Alvalade em conferência de imprensa. O técnico abordou as principais diferenças da primeira para a segunda parte, o regresso a Moreira de Cónegos, ausência de Pote e o "campo mole".


Análise ao jogo


"A dinâmica é a ideia de jogo da equipa, não fugimos dela. Sabíamos que era um campo difícil, não estava nas melhores condições — conheço o campo, estava mole. Mas a equipa não se escondeu no querer jogar, em ter qualidade e não fugir à ideia de jogo perante uma boa equipa que, se déssemos espaço e tempo, iria querer [jogar]. Foi importante na vitória o facto de os adeptos nos fazerem sentir em casa. Parecia que estávamos a jogar em casa, só via sportinguistas em todo o lado. Foi importante a equipa sentir essa energia desde o início. Esta ambição passa para a nossa: independentemente de ganharmos por 1-0 ou 3-0, conseguimos finalizar três vezes. O Moreira tem dois lances de maior perigo depois do 2-0, mas tornámos a mandar no jogo. A história é Sporting do início ao fim, por mérito nosso e dos jogadores, pelo querer que mostraram"


Vitória tranquila

"Demonstração da ambição e espírito e mentalidade da equipa. Desde sempre. Seja com golos aos 90, 60 ou 10, a mentalidade está lá sempre. Isso é explicito. Deixa-me feliz olhar para eles e vê-los com felicidade e acima de tudo com ambição de ganhar"


Melhorias na segunda parte

"Foi um jogo difícil, ao intervalo estava 0-0. Controlámos com bola, não deixámos o Moreirense chegar perto com perigo; têm um único lance, que é um livre. Tirando isso, controlámos com bola. As equipas defendem cada vez melhor, com mais gente, querem o ponto. Na segunda parte entrámos muito bem, se calhar um pouco mais agressivos no último terço a procurar a baliza, e o desenrolar acabou por originar o 3-0. Foi mérito e fizemos por isso. O jogo não merece contestação sequer no resultado. A equipa não se escondeu do jogo e a energia esteve sempre no topo. Foi importante perante um grande adversário"

Regressar a Moreira de Cónegos

"Muito especial. Vou ser grato ao Moreirense e às pessoas da estrutura toda a minha vida, porque me deram a oportunidade de chegar à 1.ª Liga. No início do campeonato jogámos com os três grandes, onde poderia — sendo o futebol fértil em despedir treinadores — ter acontecido isso. Felizmente começámos bem, tendo jogos com um grau de dificuldade grande. Fizemos uma grande época, senti-me em casa. É um clube muito próprio, muito familiar, e por tudo o que me fizeram sentir, pela amizade que temos, o agradecimento estará sempre presente para mim. Foi importante no que tem sido o desenrolar da minha carreira. Em relação ao 'ser fácil', nós é que o tornámos fácil. A equipa, mesmo a ganhar 2-0, nunca baixou os braços. Isso é que demonstra bem a mentalidade da equipa e o espírito de família"

Pote e o regresso de Fotis Ioannidis

"O Pote é mais uma solução. Tem que estar preparado para jogar e não jogar, como qualquer outro. Dentro da estratégia do jogo, do adversário, pensamos no que será melhor. Ficámos melhores. O Pote é diferenciado, esteja a 100% ou a 70%, desequilibra uma equipa. Ficámos mais fortes e felizes por termos as soluções todas, tornam o coletivo mais vivo. Está toda a gente pronta para jogar. Fico feliz por ver o Fotis voltar, é um jogador que nos ajuda muito, diferenciado na sua posição. Em termos de caráter e personalidade, é exemplar e merece estar com o grupo e a equipa"

Festejos no final do encontro

"Fui festejar com a minha afilhada, que me dá sorte. Voltei a ganhar com ela presente. Disse às pessoas que ela estava ali para a minha sorte. Fui dar um beijinho ao meu sobrinho, ao meu filho, à minha mulher, ao meu cunhado e à minha mãe. O meu pai sofre muito, um beijinho para ele também. Fui dar um beijinho à família. O meu sobrinho é a primeira vez que vem a um campo. Deixa-me feliz"

Mudança estratégica

"A única diferença é que o Geny estava a baixar um bocadinho para a linha de 5 e não havia necessidade, estávamos a bater 4-3 com o lateral-esquerdo alto. O Moreira estava a tentar fazer um 5-3-2 e ganhava superioridade com o 8 e o 6. Estávamos a tentar ajustar ali para não terem referências. Mesmo assim, fomos fortes e recuperámos a maior parte das bolas com o bloco médio-alto. Se ajustássemos um bocadinho, estaríamos mais perto de fazer bem os encurtamentos. Eles tinham a superioridade do 6, com dois médios a bater com os nossos; o Alanzinho tentava empurrar o Morita para a largura, o que podia criar uma superioridade que não queríamos que acontecesse. Mas a intensidade estava tão boa que não conseguiram ligar as jogadas, pouco ou nada"

Adeptos cantaram tricampeões...

"Os adeptos... eu já não tenho palavras para descrevê-los. Fizeram-nos sentir em casa, num campo difícil e onde temos tido dificuldades nos últimos anos. Hoje não tivemos e por culpa dos nossos adeptos. Fizeram-nos sentir em Alvalade. A energia sente-se e os jogadores sentiram-se e acompanharam-na naquilo que era a qualidade de jogo"

É uma equipa à procura de realizar o desejo dos adeptos?

"Claramente. A energia que se sente na família sportinguista é única. Está tudo na mesma sintonia, na mesma energia. Os jogos são difíceis e precisamos deles porque a energia é muito importante. Eles sabem disso e demonstram isso a cada jogo que passa"


Futebol

Sporting pressiona Porto com vitória e golos de nota artística frente ao Moreirense

Verdes e brancos garantiram os três pontos na segunda parte da partida, com tentos de Francisco Trincão, Geny Catamo e Luis Suárez

Sporting venceu o Moreirense, por 3-0, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e pressiona o Porto
Sporting venceu o Moreirense, por 3-0, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e pressiona o Porto

21 Fev 2026 | 19:55 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Moreirense, por 3-0, este sábado, dia 21 de fevereiro, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois do triunfo pela margem mínima frente a Famalicão na última partida, os leões continuam a senda vitoriosa e pressionam o Porto.


A jogar em Moreira de Cónegos, a primeira parte foi bastante dividida, mas os verdes e brancos entraram pressionantes e criaram alguns lances de perigo, sobretudo com cruzamentos vindos da esquerda. Perto do intervalo, Luis Suárez ficou próximo do 1-0, mas disparou ao lado, fechando os 45' com um nulo e pouco trabalho para Rui Silva.


Na segunda parte, o Sporting quis decidir cedo e a grande entrada em campo foi premiada com o golo de Francisco Trincão, aos 52 minutos. Logo de seguida, aos 57', Geny Catamo rubricou uma obra de arte e aumentou a vantagem para os leões com um remate em arco. Aos 75', foi altura de Luis Suárez picar o ponto: o colombiano marcou um golaço de ângulo apertado e fechou o resultado.


Com esta vitória – a 28.ª em 38 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 58 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (59) está no primeiro posto, com menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 55.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Estoril. O encontro, a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ian Cathro, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Rodrigo Ribeiro aproveita primeira titularidade fora do Sporting para marcar golaço (vídeo)

Jovem avançado foi emprestado pelos verdes e brancos no último mercado de transferências e já começa a dar nas vistas na Alemanha

Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, foi titular pela primeira vez pelo Augsburg e também se estreou a marcar Fotografia de Selim Sudheimer/Getty Images
Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, foi titular pela primeira vez pelo Augsburg e também se estreou a marcar Fotografia de Selim Sudheimer/Getty Images

21 Fev 2026 | 17:46 |

Icon Comentário0

Rodrigo Ribeiro, jogador emprestado pelo Sporting, estreou-se este sábado, dia 21 de fevereiro, a marcar na Bundesliga. O avançado, de 20 anos, apontou o primeiro golo da vitória do Augsburg em casa do Wolfsburg (3-2), em jogo da 23.ª jornada.


O golo coincidiu com a primeira titularidade do jogador natural de Viana do Castelo pela formação alemã, depois de ter sido suplente utilizado nos dois encontros anteriores. Um arranque encorajador para o jovem ponta-de-lança, que procura afirmar-se no futebol germânico.


Rodrigo Ribeiro transferiu-se para o Augsburg na janela de inverno, por empréstimo do Sporting. O clube alemão, atualmente no 10.º lugar da tabela, ficou com opção de compra fixada nos 6 milhões de euros, estando a SAD leonina salvaguardada com uma percentagem de uma futura venda.


Até à saída para a Alemanha, o avançado esteve integrado na equipa principal do Sporting, somando três jogos sob orientação de Rui Borges. Ainda assim, competia com maior regularidade na equipa B, onde registou 11 partidas e cinco golos na primeira metade da temporada.

Vale lembrar que, segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Rodrigo Ribeiro não entra nas contas do Sporting para 2026/27. Mesmo que o Augsburg não acione a cláusula de compra, o avançado não terá espaço no plantel verde e branco.


Confira o golo:


Futebol

Oficial! Jogador problemático no Sporting ruma ao Brasil, mas treinador... não o pediu

Futebolista foi apresentado na sua nova equipa na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro, numa altura em que se encontrava livre no mercado

Zakaria Labyad, jogador que passou pelo Sporting na temporada de 2012/13, foi apresentado como o mais recente reforço do Corinthians
Zakaria Labyad, jogador que passou pelo Sporting na temporada de 2012/13, foi apresentado como o mais recente reforço do Corinthians

21 Fev 2026 | 13:27 |

Icon Comentário0

O Corinthians oficializou a contratação de Zakaria Labyad. O extremo marroquino, de 32 anos, encontrava-se livre no mercado, circunstância que facilitou o processo para o clube brasileiro, que procurava reforçar o plantel. O contrato é válido até ao final de 2026, com renovação automática até 2027 mediante o cumprimento de objetivos previamente definidos.


Labyad terminou a ligação ao Dalian Yingbo no final de 2025 e ficou livre, situação vista como oportunidade pelo emblema paulista. O jogador é um nome conhecido do futebol português, tendo representado o Sporting na temporada 2012/13, na qual somou três golos e duas assistências em 27 jogos. A carreira começou na formação do PSV Eindhoven, onde coincidiu com Memphis Depay, que curiosamente, em agosto de 2025, comentou numa publicação do extremo no Instagram com a frase: “Vem para o Brasil, irmão”.


Depois do PSV, o médio ofensivo passou ainda por Utrecht e Ajax antes de rumar ao futebol chinês. Em 2024 realizou 31 jogos, com seis golos e nove assistências, e em 2025 participou em 25 partidas, marcando seis vezes e fazendo quatro passes para golo.


Dorival Júnior: "Labyad não foi um pedido meu"

Na conferência de imprensa, o treinador do Corinthians, Dorival Júnior, admitiu não ter sido o responsável direto pela escolha do jogador. “O Zakaria não foi um pedido meu, mas estou aqui para treinar a equipa. A equipa que me for dada, eu vou fazer. Não conheço muito sobre o atleta, tive algumas informações do Memphis. Que venha e possa acrescentar, será tratado muito bem. Não foi indicação minha, mas não tem problema algum. Será um atleta importante”, declarou. Questionado novamente sobre a origem da contratação, limitou-se a responder: “O que eu poderia falar, já coloquei”.


Recorde-se que o atleta chegou a Alvalade em 2012, proveniente do PSV, mas deu muitos problemas ao Sporting. O marroquino nunca se conseguiu impor, o que levou a Direção verde e branca a negociar uma redução salarial, visto que era dos mais bem pagos do plantel. O jogador não aceitou e os problemas começaram.

Labyad chegou a ser despromovido à equipa B e, como não quis baixar o salário, os leões tentaram o seu empréstimo a um emblema que cobrisse o mesmo na totalidade. No entanto, o futebolista recusou qualquer mudança, acabando no conjunto secundário da turma de Alvalade. Depois de vários empréstimos, o marroquino rescindiu com o Sporting, em agosto de 2016.

Confira as imagens do primeiro treino de Labyad:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador que está de saída do Sporting continua a ser escolha de Rui Borges
Futebol

Jogador que está de saída do Sporting continua a ser escolha de Rui Borges

21 Fev 2026 | 11:14

Icon Comentário0
Nuno Santos dá um passo atrás no Sporting e são conhecidos os motivos
Futebol

Nuno Santos dá um passo atrás no Sporting e são conhecidos os motivos

21 Fev 2026 | 10:43

Icon Comentário0
Luís Guilherme tem papel definido no Sporting frente ao Moreirense
Futebol

Luís Guilherme tem papel definido no Sporting frente ao Moreirense

21 Fev 2026 | 10:19

Icon Comentário0