Futebol
Após fase negativa, Tomás da Cunha avalia exibição de titular do Sporting: "Sobe de nível"
22 Fev 2026 | 11:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Fev 2026 | 15:54 |
Fotis Ioannidis voltou às opções do Sporting na vitória dos leões frente ao Moreirense, por 3-0, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O avançado grego foi lançado por Rui Borges já na reta final do encontro, mas há outro pormenor que salta à vista: o joelho totalmente ligado.
O jogador não competia desde 6 de janeiro, data em que se ressentiu de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, na meia-final da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães (2-1), mas voltou ontem aos relvados. O grego entrou aos 77 minutos, rendendo Luis Suárez, para cumprir o último quarto de hora e, sobretudo, ganhar ritmo e confiança competitiva.
O regresso de Ioannidis foi gerido com cautela pela equipa técnica, que tem acompanhado de perto a evolução do avançado nas últimas semanas. Por isso, seria inevitável o facto de ter ido a jogo ainda com o joelho esquerdo ligado, sinal de proteção adicional numa articulação que esteve sob vigilância apertada do departamento médico. A utilização de suporte é comum nestes regressos, funcionando como medida preventiva enquanto o jogador readquire total confiança física.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 22 partidas. O avançado internacional grego de 26 anos disputou 944 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Estoril. O encontro, a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ian Cathro, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Antigo avançado do Sporting voltou a mostrar-se preponderante ao serviço do emblema mexicano, em partida relativa à sétima jornada
22 Fev 2026 | 15:07 |
O Toluca voltou a sorrir na liga mexicana, ao bater fora o Necaxa por 3-0, em partida referente à sétima jornada. A vitória começou a ser construída apenas na reta final do encontro, mas acabou por ser expressiva, sobretudo pela eficácia demonstrada nos momentos decisivos. Em grande plano esteve Paulinho, antigo avançado do Sporting, que marcou pelo terceiro jogo consecutivo e assinou dois dos três golos da equipa visitante, mostrando-se novamente a Roberto Martínez.
A primeira parte terminou sem golos, ainda que o Necaxa tenha criado as oportunidades mais flagrantes. A equipa da casa entrou mais agressiva, pressionou alto e conseguiu várias aproximações perigosas à baliza defendida por Luis García. O Toluca revelou algumas dificuldades em sair a jogar, mas soube manter a organização defensiva e resistir à pressão adversária.
Perto do intervalo, o conjunto onde atua Paulinho começou a equilibrar as operações, subindo linhas e conseguindo maior controlo da posse de bola. Ainda assim, foi já na segunda parte que o encontro voltou a ganhar intensidade. Logo aos 47 minutos, um cabeceamento perigoso do Necaxa obrigou Luis García a uma intervenção de grande nível, evitando que o marcador fosse inaugurado.
O nulo acabou por ser desfeito aos 78 minutos. Após uma recuperação ofensiva, Jorge Díaz surgiu isolado, mas viu o remate ser defendido pelo guarda-redes adversário. Na insistência, cruzou rasteiro para o coração da área, onde Paulinho apareceu oportuno a encostar para o 1-0. O golo abanou definitivamente o jogo e deu confiança ao Toluca.
Apenas quatro minutos depois, o avançado português voltou a faturar, aproveitando uma bola perdida no meio-campo do Necaxa para arrancar em velocidade e finalizar com tranquilidade para o 2-0. Já em período de compensação, Federico Pereira fechou as contas com um golo de cabeça, confirmando o triunfo por 3-0. Com este resultado, o Toluca sobe ao terceiro lugar, com 15 pontos, a apenas três do líder Chivas Guadalajara.
Confira os golos de Paulinho:
Antigo árbitro português analisou o lance que deu direito ao primeiro tento dos verdes e brancos em Moreira de Cónegos, marcado por Francisco Trincão
22 Fev 2026 | 14:17 |
Pedro Henriques deixou a sua avaliação à partida arbitrada por Bruno Costa no Moreirense - Sporting, que os verdes e brancos acabaram por vencer, por 3-0. Um dos lances em questão é o do primeiro golo dos leões devido a uma possível falta de Morten Hjulmand, mas o especialista acabou com as dúvidas.
Pedro Henriques: "Primeiro golo dos leões foi, portanto, legal"
"52’ Sempre que há golo, o VAR recupera o lance desde que o arranque da jogada, que neste caso ocorreu quando Teguia perdeu o bola. Com as repetições ficou claro que não houve qualquer infração, rasteira, por parte, de Hjulmand ou de Maxi Araújo, os jogadores que estavam próximos. Primeiro golo dos leões foi, portanto, legal", esclareceu o antigo árbitro português, ao jornal A Bola.
Pedro Henriques: "Foram 112 centímetros que colocaram em jogo Geny Catamo"
De resto, Pedro Henriques ainda abordou o segundo tento dos leões, considerando-o completamente limpo: "56’ Foram 112 centímetros que colocaram em jogo Geny Catamo quando a bola lhe foi passada por Francisco Trincão, naquele que acabou por resultar no segundo golo dos leões. Um golo legal, o segundo da partida, para os leões".
Com esta vitória – a 28.ª em 38 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 58 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (59) está no primeiro posto, com menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 55.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Estoril. O encontro, a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ian Cathro, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Antigo jogador e treinador do Sporting foi chamado a falar sobre os alegados insultos racistas na partida entre Real Madrid e Benfica
22 Fev 2026 | 13:34 |
Abel Ferreira comentou o caso de alegado racismo que envolve Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, ocorrido no encontro entre Benfica e Real Madrid, no Estádio da Luz. O antigo jogador e treinador do Sporting optou por não analisar o caso em concreto, preferindo abordar o tema de forma mais abrangente.
“Não gosto de fazer julgamentos, porque não sou juiz nem tenho essa competência. Defendo valores, defendo respeito, defendo a dignidade humana, defendo a justiça, defendo a educação, defendo a solidariedade”, afirmou, em conferência de imprensa, citado pelo Globoesporte.
O técnico do Palmeiras considerou que o problema ultrapassa o futebol. “Infelizmente vivemos numa crise de valores da sociedade. E a sociedade sou eu, és tu, somos nós. Não é um problema do futebol, é um problema da sociedade. Todos temos de nos respeitar, todos temos de ser solidários uns com os outros, ter empatia uns com os outros”.
Referindo-se ao episódio da passada terça-feira, Abel Ferreira sublinhou acreditar “que ninguém esteja contente com o que se passou, nem o lado A nem o lado B”, reforçando que a discussão pública nem sempre se traduz em ações concretas. “Infelizmente falamos muito, debatemos muito e extremamos uma opinião contra a outra. Fazemos muito pouco. Tenho 47 anos e, para mim, estamos na pior fase dos valores humanos. Nós somos sociedade, devemos viver como sociedade".
Por fim, voltou a frisar que não pretende julgar o caso específico por falta de informação. “Não tenho muita informação sobre esse caso específico. Acho que vai ser julgado, não sei o que se passou. Não julgo, porque não tenho fundamentos. Nós, como sociedade, estamos aquém do que podemos fazer”, concluiu.
Após fase negativa, Tomás da Cunha avalia exibição de titular do Sporting: "Sobe de nível"
22 Fev 2026 | 11:48
Francisco Rodrigues dos Santos fala em "exibição perfeita" do Sporting frente ao Moreirense
22 Fev 2026 | 11:13
Treinador adversário não deixa nada por dizer e atira: "Sporting é a melhor equipa da Liga"
22 Fev 2026 | 10:50