Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jan 2026 | 12:38 |
O Palmeiras sofreu, na última terça-feira, a pior derrota da Era Abel Ferreira, ao ser goleado pelo Novorizontino, da Série B (segunda divisão brasileira), por 4-0, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, em encontro da 4.ª jornada do Campeonato Paulista. Após a humilhação, os muros da sede do Palmeiras e das bilheteiras do Allianz Parque foram grafitados por adeptos.
Abel Ferreira: "Foi um golpe duro"
"Não posso mentir que é um golpe duro, mas vou dizer com toda a sinceridade que quando somos uma equipa competitiva podemos ganhar a qualquer equipa do mundo. Quando não somos, podemos perder com qualquer equipa do mundo. Foi isso que aconteceu hoje [terça-feira]", declarou o ex Sporting - que se pode livrar de algumas complicações -, em conferência de imprensa.
Foi a pior derrota da era Abel Ferreira. A última vez que o Palmeiras tinha perdido por pelo menos quatro golos de diferença tinha sido em 2015, no 1-5 com a Chapecoense. O treinador português e Leila Pereira, presidente do verdão, foram visados depois da derrota pesada. "Abel, acabou a magia? 2025 de novo", "Onde está o planeamento? Equipa sem vergonha, SPAlmeiras" e "Leila, o seu negócio é roubar", foram algumas das mensagens.
De acordo com o Palmeiras, os autores foram identificados e presos pela Polícia Civil. O verdão está em contacto com as autoridades para identificá-los e responsabilizá-los judicialmente. Entretanto, os muros já foram pintados e as mensagens apagadas.
Com esta vitória, o Novorizontino sobe ao segundo lugar do Campeonato Paulista, enquanto o Palmeiras cai para terceiro, embora as duas equipas tenham os mesmos 9 pontos que o líder Bragantino.
SAD liderada por Frederico Varandas deverá deixar resolvido dossiê ainda neste mercado de transferências, com a situação a desenvolver-se nas últimas horas
22 Jan 2026 | 12:36 |
Já há acordo verbal entre Jeremiah St. Juste e Feyenoord. Depois de ter chegado a acordo para rescindir com o Sporting, o central neerlandês está cada vez mais perto de regressar ao emblema que já representou entre 2017 e 2019.
Segundo revela o jornal Record, ainda estão a ser "ultrapassadas burocracias" entre as partes, mas está tudo alinhado para que o ex-camisola 3 dos verdes e brancos tenha encontrado o clube onde irá prosseguir a sua carreira profissional, isto depois de ter sido integrado na equipa B no início da temporada, depois de falharem as tentativas de transferência para Osasuna e, mais tarde, para o Union Berlin.
St. Juste tinha como prioridade um regresso à Alemanha, país onde representou o Mainz, mas a ausência de propostas concretas neste mercado levou-o a optar pelo regresso aos Países Baixos. O cenário já foi admitido publicamente pelo diretor desportivo do emblema de Roterdão, Dennis Kloese, que confirmou que o defesa de 29 anos está bem posicionado para reforçar a equipa.
No último verão, o Sporting chegou a exigir entre 3 e 4 milhões de euros pelo passe do jogador, mas acabou por permitir a saída a custo zero, poupando nos seis meses de salário que ainda teria de suportar, ou seja, 1 milhão de euros. St. Juste auferia um vencimento bruto anual de 3,2 milhões de euros.
Desta forma, os leões colocam um ponto final num processo que se arrastava desde o início da época. A passagem do defesa por Alvalade ficou marcada pela qualidade evidenciada sempre que esteve disponível, mas também pelas sucessivas lesões que condicionaram a sua afirmação. Em 2025/26, Jeremiah St. Juste não realizou qualquer jogo oficial, devendo agora procurar recuperar os índices físicos antes de regressar à competição ao serviço do clube de Roterdão.
Bis ao PSG em duelo mágico europeu faz furor e, consequentemente, o nome do avançado colombiano viaja pelo mundo fora de forma destacada
22 Jan 2026 | 12:09 |
Elogios vindos de todos os lados: desde o próprio treinador, que o destacou na conferência de imprensa após o duelo com o PSG e o abraçou no balneário, até aos colegas de equipa, que fizeram questão de sublinhar junto de Luis Suárez - protagonista do momento - a importância decisiva da sua exibição frente ao campeão europeu. Um bis que impulsionou o Sporting - que vai rescindir com atleta - na tabela da Liga dos Campeões e reforçou, ao mesmo tempo, a confiança coletiva da equipa.
Contudo, o avançado, de 28 anos, não quis ficar entre as paredes de Alvalade e as horas que se seguiram ao encontro ante a equipa comandada por Luis Enrique revelaram um enorme impacto do camisola 97 dos leões. Lá fora, apelidaram-no de "predador", foi manchete em vários portais da sua Colômbia e até ouviu o seu selecionador, o argentino Néstor Lorenzo, avaliar a exibição à Antena 1, garantindo ter a sorte de treinar um futebolista que é “inteligente e forte”, vincou.
As suas redes sociais, no caso as fotografias que publicou da "noite mágica", foram rapidamente invadidas por comentários de adeptos e muitos amigos, um deles Luis Díaz, compatriota que veste atualmente as cores do Bayern Munique e que lhe escreveu um elogioso "goleador".
"Estou a trabalhar para isto há muito tempo. Estou muito contente... É algo muito emotivo para mim e para a minha família, devo isto a Deus, ao trabalho que tenho realizado em silêncio e à minha esposa. Ambicionava um destes [prémios]!", atirou Suárez, depois de aceitar o prémio de MVP por parte da UEFA.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 30 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.289 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 22 golos e fez quatro assistências.
Treinador dos verdes e brancos não deixou passar a postura da equipa frente ao emblema francês e acabou por passar uma mensagem muito própria a alguns jogadores
22 Jan 2026 | 11:50 |
Após as manifestações públicas de satisfação na sequência da vitória frente ao PSG, o plantel do Sporting regressou de imediato ao trabalho, sem dias de folga, já com a atenção centrada na deslocação a Arouca. De acordo com o jornal A Bola, a mensagem transmitida por Rui Borges ao grupo manteve a mesma linha do discurso exterior: reconhecimento pela atitude, entrega e nível competitivo demonstrado diante de um adversário de topo europeu, mas também um apelo à continuidade desse registo no próximo compromisso do campeonato.
A mesma fonte adianta ainda que o treinador do Sporting sublinhou a importância de manter a intensidade e a seriedade frente ao conjunto arouquense no próximo sábado, dia 24 de janeiro, afastando qualquer ideia de relaxamento após o resultado alcançado em contexto europeu.
Parte dos elogios foi dirigida a jogadores que, apesar de não figurarem entre as primeiras opções, têm assumido um papel relevante face às várias ausências por lesão. Nomes como Ricardo Mangas, Matheus Reis, Alisson Santos, Hidemasa Morita e Georgios Vagiannidis foram destacados internamente pelo rendimento apresentado, tendo reforçado a sua posição dentro do grupo. Mesmo com as entradas recentes de Luís Guilherme e Souleymane Faye, a gestão do plantel continuará a passar por uma distribuição alargada de minutos.
Em termos de balanço europeu, o Sporting já superou os números da temporada anterior. Na edição passada, a equipa somou 11 pontos na fase de Liga, dos quais 10 foram conquistados sob orientação de Ruben Amorim. Na presente campanha, e ainda com um jogo por disputar - frente ao Athletic Bilbao, no dia 28 -, os leões já contabilizam 13 pontos, mais um golo marcado (14) e menos três sofridos (9).
Os registos foram alcançados num contexto de renovação tática e estrutural, com uma nova identidade em campo e diferentes dinâmicas ofensivas. Sem Viktor Gyökeres no plantel, a equipa encontrou em Luis Suárez uma nova referência no setor atacante, que tem assumido o papel de principal finalizador.