Futebol
Tomás da Cunha maravilhado com titular do Sporting: "É uma máquina de futebol"
21 Jan 2026 | 10:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jan 2026 | 12:09 |
O Palmeiras foi goleado pelo Novorizontino por 4-0, em mais um jogo do Paulistão. Este é o pior resultados da era de Abel Ferreira - que foi considerado um dos melhores do mundo. Depois de três vitórias consecutivas, todas por 1-0, o Palmeiras relaxou no Estádio Jorge Ismael de Biasi e, com uma equipa transfigurada, desmoronou.
O treinador mexeu em todos os setores, incluindo na baliza, com Marcelo Lomba a render Carlos Miguel, num jogo em que o Verdão até teve uma posse de bola elevada (65 por cento na primeira parte), mas a verdade é que não conseguiu evitar o desaire frente à equipa da segunda divisão.
O Novorizontino chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com dois golos de Robson que acabaria por chegar ao hat-trick na segunda parte antes de Hélio Borges fechar o resultado em 4-0. Com esta vitória, o modesto emblema sobe ao segundo lugar do Campeonato Paulista, enquanto o Palmeiras cai para terceiro, embora as duas equipas tenham os mesmos nove pontos do que o líder Red Bull Bragantino.
Abel: "Não posso mentir que é um golpe duro"
"Não posso mentir que é um golpe duro. Vou falar com toda a sinceridade que quando somos uma equipa competitiva podemos ganhar a qualquer adversário do mundo. Quando não somos, podemos perder para qualquer equipa do mundo. Foi isso que aconteceu hoje", começou por referir Abel Ferreira, em conferência de imprensa.
Abel: "Uma derrota pesada, mas será uma derrota maior se não aprendermos com o que aconteceu aqui"
Apesar de assumir a derrota pesada, o ex Sporting acredita que é neste tipo de jogos que se pode errar: "Não fomos competitivos, espero que possamos errar tudo nesse tipo de jogo. Sabemos a responsabilidade de representar o Palmeiras. Quando não somos competitivos nem nos mobilizamos mentalmente para este tipo de jogo este resultado pode acontecer. É só ver como sofremos os quatro golos, não é normal na nossa equipa. Uma derrota pesada, mas será uma derrota maior se não aprendermos com o que aconteceu aqui", referiu.
Equipa de Rui Borges foi empurrada para trás durante grande parte do encontro, mas foi na segunda parte que os leões alcançaram o triunfo
21 Jan 2026 | 11:46 |
Pablo Giralt jornalista argentino, acompanhou o duelo que terminou com a vitória do Sporting frente ao PSG (2-1). O mesmo disse ter ficado impressionado com a exibição de Luis Suárez, referindo que o ponta de lança foi grande responsável pelo desaire dos franceses.
Pablo Giralt sobre Luis Suárez: "Nível de elite para o colombiano"
O campeão europeu perdeu? Veja quem é o responsável. Luis Javier Suárez marca duas vezes e o Sporting vence o PSG por 2-1. Nível de elite para o colombiano. Top", escreveu na rede social 'X', (antigo Twitter) sobre a exibição do pupilo de Rui Borges.
Os leões foram empurrados para trás durante grande parte do encontro, mas foi na segunda parte que se concretizou o plano: sete remates, quatro deles enquadrados, suficientes para virar um jogo em que esteve quase sempre sem bola. O internacional 'cafetero' apareceu nos momentos certos, foi decisivo nos dois lances que colocaram Alvalade em delírio e transformou escassez ofensiva em eficácia máxima.
Com este registo, o avançado inscreve o seu nome numa lista restrita de jogadores que marcaram dois ou mais golos num jogo da Champions pelo Sporting, juntando-se a nomes como Liedson, Bas Dost, Sebastián Coates, Viktor Gyokeres ou Pedro Gonçalves.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 30 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.289 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 22 golos e fez quatro assistências.
Veja a publicação:
Derrocada no Estádio José Alvalade provocou críticas fortes por parte nos diários desportivos gauleses, dada a falta de eficácia do atual campeão europeu
21 Jan 2026 | 11:32 |
A derrota do PSG em Alvalade frente ao Sporting, por 2-1, é o tema de destaque dos jornais franceses desportivos de hoje. A imprensa gaulesa destaca o domínio com bola dos parisienses, mas salienta a fraca eficácia dos avançados da equipa de Luis Enrique.
"Que desperdício"
"Que desperdício! Dominando a partida sem marcar golos e estando em desvantagem antes de empatar, o PSG acabou derrotado já nos descontos pelo Sporting. E como se a derrota não bastasse, os dois golpes vieram de um ex-jogador do Marselha (Luis Suárez). O PSG teve uma noite frustrante, marcada por um domínio estéril (75% de posse de bola e 28 remates) contra um adversário compacto", publicou o L´Équipe.
O Le Parisien, mais focado sobre a vida do clube campeão europeu, recorreu a uma analogia para explicar a exibição. "PSG dá um tiro no próprio pé. Os atuais campeões europeus sofreram uma derrota após dominarem amplamente a partida. Os parisienses tiveram uma posse de bola impressionante, de 75%, mas essas ondas implacáveis de ataques não se traduziram em claras oportunidades devido à falta de precisão nos minutos finais, com Dembélé e Doué a serem tão precisos como o desenho de uma criança".
"Ineficaz e instável"
"Ineficaz e instável, PSG perde contra o Sporting. Um revés que chega num péssimo momento. Os parisienses, desatentos no ataque, acabaram por sucumbir no final da partida com o segundo golo do ex-Marselha Luis Suárez" , destaca o Le Figaro, a exibição do avançado colombiano, que anotou um "bis".
Para finalizar, o jornal Le Monde questiona se o clube parisiense é o mesmo do ano passado. "Luis Enrique tinha avisado: esta partida serviria para o PSG mostrar que era a mesma equipa de 2025. Aquela que esmagaria todos os adversários e conquistaria quase todos os títulos. Em busca de certeza, os campeões europeus deixaram Lisboa com dúvidas - e até mesmo várias questões - após a derrota frente ao Sporting, por 2-1".
Futebolista leonino não escondeu a felicidade pelo resultado alcançado na Liga dos Campeões diante de um dos gigantes do futebol europeu
21 Jan 2026 | 11:21 |
Maxi Araújo falou na zona mista do Estádio de Alvalade após a vitória do Sporting por 2-1 frente ao PSG, num jogo marcante da Liga dos Campeões. O jogador leonino não escondeu a felicidade pelo resultado alcançado diante de um dos gigantes do futebol europeu, sublinhando a entrega coletiva da equipa e a importância do triunfo em casa.
M. Araújo: "Creio que o penteado novo nos deu sorte"
Em destaque esteve também o novo visual do internacional uruguaio, que se apresentou com um penteado diferente, com rastas, algo que rapidamente chamou a atenção dos colegas. "Creio que o penteado novo nos deu sorte. Os companheiros disseram-me para não mudar mais de penteado. Agora a sério, estou muito, muito feliz. Foi um grande jogo do Sporting e acho que, por lutarmos tanto, merecemos a vitória", afirmou.
M. Araújo: "Fomos uns justos vencedores"
Questionado sobre a justiça do resultado, o jogador foi claro: "O objetivo é sempre ganhar todos os jogos em casa e hoje cumprimos esse objetivo. Sabemos que em casa somos muito fortes. Jogámos contra a melhor equipa e durante muito tempo conseguimos magoá-los em contra-ataque. Por isso fomos uns justos vencedores", destacou.
O pupilo de Rui Borges abordou ainda a capacidade da equipa em manter a vantagem, algo que nem sempre tem acontecido noutros encontros: "Sabemos que por vezes cometemos erros mínimos e que nos custam caro. Eles têm jogadores muito fortes no ataque e às vezes é muito difícil para os defesas. Hoje conseguiram empatar com um golaço, não há outra forma de o dizer, mas tivemos força para ir atrás da vitória e conseguimo-lo", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 22 milhões de euros - realizou 24 jogos: 14 na Liga Portugal Betclic, sete na UEFA Champions League, um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 1.842 minutos em que esteve em campo, o ala apontou cinco golos e fez uma assistência.