Futebol
Geovany Quenda e Geny Catamo respiram de alívio após novidade no Sporting
30 Nov 2025 | 10:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Nov 2025 | 12:19 |
Filipe Luís destacou como os treinadores de futebol dependem de resultados, usando um tom irónico para explicar que não é melhor técnico depois da vitória na Libertadores, tal como Abel Ferreira não é pior depois da derrota. O antigo jogador, que contou com o ex Sporting Gonzalo Plata no banco de suplentes, venceu o Palmeiras - Flamengo, na final da maior competição de clubes da américa do sul.
Filipe Luís: "O treinador é julgado pelo resultado: como ganhámos, eu sou um fenómeno e o Abel não vale nada"
"Significa muito para mim, a minha mulher sabe, são muitas horas dedicadas. O treinador é julgado pelo resultado: como ganhámos, eu sou um fenómeno e o Abel não vale nada. Mas as duas equipas são sólidas e isso é muito difícil. No final um sairia perdedor. Estou ainda sem assimilar, foi muita tensão esta semana", atirou Filipe Luís.
O treinador brasileiro também falou da final perdida em 2021: "Quando o Palmeiras eliminou a LDU [nas meias-finais] todos acharam que seria melhor enfrentar a LDU. Na teoria, era melhor enfrentar a LDU, mas um jogo dessa grandeza merece um rival direto do Flamengo nos últimos anos e eu disse aos jogadores que seria a maior final da história da Libertadores e esse foi o meu discurso. A parte mental de 2021 não entrou, temos poucos jogadores desse ano. Acredito muito no que estou a fazer aqui". Abel Ferreira também reagiu ao jogo, com críticas ao árbitro.
Depois, explicou como se preparou para a final da Libertadores: "Na nossa equipa técnica identificamos os possíveis planos de jogo dos adversários contra nós. Claro que o Palmeiras explora um determinado tipo de situação que enquadra bem com os erros que vínhamos cometendo nos últimos jogos. Cada treinador tem seu plano".
"Claro que saber como o Abel pensa – claro que li o livro dele, as entrevistas, ajuda a entender como ele pensa o futebol. Mas dentro do campo são os jogadores que colocam o plano em prática, executam o que passamos e a linha entre vitória e derrota é muito fina. Hoje foi para nós, em 2021 [final entre as duas equipas em que perdeu como jogador] poderia ter sido para nós. Hoje eles tiveram chances para empatar. Mas quando olho para este grupo sinto que é destinado a fazer história. Sempre quiseram ter uma foto na parede e agora terão e serão eternos na história do clube", rematou Filipe Luís, no final do Palmeiras - Flamengo, que deu a Libertadores ao Mengão.
Reveja, aqui, o 'banho' dos jogadores a Filipe Luís no final do Palmeiras - Flamengo:
Antigo jogador do Clube de Alvalade levou a sua equipa a mais uma final da prova continental, mas desta feita não conseguiu levar o título para São Paulo
30 Nov 2025 | 11:57 |
O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0, e conquistou a Taça dos Libertadores, a maior prova de clubes do continente sul-americano. Abel Ferreira, técnico da equipa de São Paulo, não escondeu a frustração com a equipa de arbitragem no fim do jogo, a quem deixou algumas críticas.
Abel Ferreira: "Acho que o árbitro foi muito simpático, não quis estragar a final"
"Esta é uma equipa muito agressiva. Vocês viram como vão aos duelos. Acho que o árbitro foi muito simpático, não quis estragar a final (...) Há um lance que é extremamente duvidoso na primeira parte, pode mudar o decorrer do jogo, mas o árbitro entendeu não dar vermelho. Mas, enfim, vou abster-me de falar da arbitragem, as imagens estão aí. É uma equipa bem treinada, muito agressiva, até demais. E pronto, o árbitro foi simpático neste lance na minha opinião", começou por dizer Abel Ferreira, sobre o caso da partida.
O ex Sporting não deixou, no entanto, de dar crédito ao rival: "Vou ser muito sincero: apesar de termos uma equipa jovem, faltou-nos um bocadinho mais de coragem e ousadia (...) Tivemos, no final, uma clara e grande oportunidade pelo Vitor Roque. Houve também um lance muito duvidoso no início do jogo. Mas seguimos. O Flamengo foi melhor, ponto final".
"Quando comparamos o Vitor Roque com jogadores como Bruno Henrique, Jorginho ou Danilo, que ganharam a Libertadores com mais de 30 anos… ele tem 19. Terá muitas oportunidades para conquistar esta competição. Isto acaba por ser uma experiência, para ele e para todos", atirou, de seguida, o treinador do Palmeiras, lembrando a juventude do seu conjunto.
Abel Ferreira terminou a sua análise ao Palmeiras - Flamengo com uma garantia: "Desde que estou aqui, viemos três vezes à final e ganhámos duas. Ganhámos uma contra este mesmo adversário, chegámos a uma meia-final e a uns quartos. Vamos tentar voltar no próximo ano. É isso que posso dizer".
Confira, aqui, as imagens do lance que originou as queixas de Abel Ferreira:
João Nuno, técnico da formação tricolor, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao encontro no Estádio de Alvalade
30 Nov 2025 | 11:36 |
João Nuno mostrou-se comprometido com o sistema do Estrela da Amadora, e explicou que não o vai mudar por jogar em casa do atual campeão nacional, o Sporting. O treinador da formação tricolor lançou a partida com os verdes e brancos em conferência de imprensa de antevisão e explicou o que espera da partida, referente à 12ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
João Nuno: "Ninguém me garante que se for a Alvalade com 10 defesas vamos ganhar o jogo. Se me garantirem isso, posso pensar sobre isso"
"Estamos confiantes, eu gosto muito de desafios e vem aí um desafio grande. Por mim eram estes jogos todas as semanas. Mantivemos os nossos princípios, vamos competir da mesma forma. O que vai mudar é que o Sporting pode-nos empurrar para uma situação que não queremos, ou seja, defender mais, ficar mais perto da nossa baliza. Ninguém me garante que se for a Alvalade com 10 defesas vamos ganhar o jogo. Se me garantirem isso, posso pensar sobre isso. Mas não posso mudar num jogo o que ando a trabalhar há um mês e meio", começou por explicar João Nuno.
O treinador do Estrela da Amadora prosseguiu: "Não preciso de fazer muitos elogios. O Sporting, o Benfica e o FC Porto são falados horas e horas todas as semanas nas televisões e eu estou aqui para me focar no Estrela da Amadora. Mas o Rui [Borges] tem feito um excelente trabalho, é campeão nacional, o Sporting está muito bem. Também tenho a dúvida de como é que o Rui vai defender, porque umas vezes é com cinco e outras com quatro. No jogo contra o Club Brugge, e se virmos no papel, o Sporting jogou em 4x3x3, mas não foi assim"
"Vamos ver como é que o Estrela se vai apresentar, mas interessa mais a estratégia do que o número [de jogadores] em si. O Sporting por vezes defende com quatro, outras vez com três e outras com cinco, depende do jogo. Vamos perceber muito bem o posicionamento dos jogadores do Sporting, porque o facto de jogar o Pote ou o Geny também muda a forma como vamos defender. O Estrela está preparado para defender a quatro ou a cinco. Estamos prontos para as duas situações", atirou, de seguida, João Nuno, técnico do conjunto da Amadora.
O timoneiro português do Estrela da Amadora terminou, com o mote para o encontro: "Vamos para o sexto jogo, temos sofrido sempre golos e isso é algo que temos claramente de melhorar. Permitir menos oportunidades aos outros e defender muito melhor. Estamos à procura de encontrar maior equilíbrio no momento em que estamos a atacar. Mas se me disser que será 2-1 para nós assino já o papel".
Médio nipónico do Clube de Alvalade está a viver uma época de altos e baixos, num ano em que já admitiu não estar a passar pelo melhor momento
30 Nov 2025 | 11:06 |
Hidemasa Morita vai ser titular na partida que opõe o Sporting ao Estrela da Amadora. O médio nipónico dos leões está a viver uma época de altos e baixos, mas volta a merecer a confiança de Rui Borges para a partida da Liga Portugal Betclic, frente aos tricolores.
A informação já tinha sido avançada pelo Leonino, e é agora confirmada pela imprensa nacional. Rui Borges vai mexer pouco em relação ao encontro com o Club Brugge, a contar para a Liga dos Campeões, mas uma das alterações vai passar pelo meio campo.
João Simões, que está a contas com algumas dores no pé esquerdo, segundo informa o jornal Record, vai dar lugar a Hidemasa Morita no 11 titular do Sporting para a partida com o Estrela da Amadora. Volta, assim, à ação a dupla composta pelo nipónico e por Morten Hjulmand, bastante utilizada nas últimas temporadas.
Relembrar que esta tem sido uma época inconstante para Hidemasa Morita, que chegou a desfalcar os leões no arranque da temporada, nas partidas com Porto e Famalicão. O médio internacional pelo Japão não é titular na Liga desde 5 de outubro, no encontro com o Braga, e apenas foi totalista por uma vez esta temporada, na vitória frente ao Marinhense.
A viver aquela que é, muito provavelmente, a sua última época de leão ao peito, Hidemasa Morita volta a ser opção para Rui Borges. O treinador verde e branco é, de resto, um confesso admirador das qualidades do nipónico, e uma das razões para o Sporting querer segurar o jogador no mercado de inverno.