
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande já se encontra em Lisboa, conforme apurou o diário desportivo Record, e será reintegrado na equipa do Sporting após o regresso da mesma de Berna, na Suíça. A equipa enfrentará o Young Boys, nesta quinta-feira, às 17h45, para o primeiro jogo do playoff da Liga Europa.
O jovem defesa-central de 20 anos esteve ausente de Portugal durante praticamente um mês e meio, enquanto esteve ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas (CAN). Apesar de ter tido poucas oportunidades de jogar - a última vez que foi utilizado foi a 18 de janeiro -, regressa a Lisboa com a medalha de campeão, após a vitória da sua seleção sobre a Nigéria na final.
Desta forma, Diomande estará novamente à disposição de Rúben Amorim quando a equipa regressar ao trabalho na Academia, na tarde da próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Conforme também adiantado pelo diário desportivo, o jogador poderá então ser opção para o jogo do Sporting contra o Moreirense, agendado para segunda-feira seguinte (19 de fevereiro).
Esta temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 21 encontros (1.755 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga). O central tem feito trio ao lado de Sebastián Coates e Gonçalo Inácio, mas parece ter vida complicada quando regressar, uma vez que Eduardo Quaresma tem brilhado na sua ausência.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra). Os verdes e brancos pagaram uma verba a rondar os 7,5 milhões de euros, mais 5 mediante a concretização de determinados objetivos. O emblema dinamarquês reservou uma percentagem de uma futura venda.
Clube de Alvalade cumpriu o seu papel na 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e agora segue tudo para a festa no Marquês de Pombal
|
O Sporting venceu o Vitória de Guimarães (2-0), este sábado, dia 17 de maio, em jogo a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. O Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional e ergue o 25.º título no seu palmarés. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio José Alvalade, os leões já tiveram o domínio do encontro e sempre mais perto de marcar. Ainda assim, alguns passes errados predominaram no primeiro tempo, sendo que o nulo prevaleceu no final dos primeiros 45 minutos da partida.
Na segunda parte, o Clube de Alvalade chegou ao golo aos 56 minutos. Eduardo Quaresma tirou dois adversários da frente. Tocou no meio, para Debast. O belga descobriu Maxi Araújo na esquerda. O ala tocou para trás e Pedro Gonçalves, de primeira, não deu hipóteses a Bruno Varela. Aos 88' minutos, grande jogada individual de Viktor Gyokeres. O sueco ultrapassou Mikel Villanueva e o guardião minhoto e fez o segundo.
Com esta vitória – a 36.º em 54 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges ficam na primeira posição da Liga Portugal Betclic com 82 pontos, mais dois do que o Benfica, que empatou em Braga (1-1). Já o Porto fica no terceiro posto com 71 pontos somados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Bruno Lage, jogar-se-á às 17h15, no Estádio Nacional, no Jamor.
Golo de Pedro Gonçalves (1-0):
Golo de Viktor Gyokeres (2-0):
Jovem futebolista da equipa verde e branca mostrou-se orgulhoso pelo feito alcançado pelo Clube de Alvalade, após triunfo por 2-0
|
O Sporting B, que venceu na receção ao Amarante (2-0) e juntou-se ao Lusitânia Lourosa na subida à Segunda Liga, enquanto o Belenenses vai disputar o play-off de subida com o Paços de Ferreira. Manuel Mendonça, capitão da equipa B leonina, mostrou-se muito orgulhoso pelo feito alcançado, mas refere que este nunca foi o objetivo no início da época.
"O principal objetivo nunca foi subir, mas sim chegar a esta fase"
"Estou muito contente. São muitas emoções, era algo que ambicionávamos muito. Deixo uma palavra a todos os treinadores que estiveram connosco esta época. Esta vitória é do Sporting, de todos. Focámo-nos muito jogo a jogo. O principal objetivo nunca foi subir, mas sim chegar a esta fase", começou por dizer o médio em declarações aos meios de comunicação do Clube.
"Valeu a atitude de todos os jogadores"
O jogador de 20 anos deixa rasgados elogios ao compromisso apresentado pelos seus colegas: "Valeu a atitude de todos os jogadores. Estamos todos de parabéns. Ser capitão desta equipa foi muito fácil porque os colegas são extraordinários e os treinadores ajudaram-nos muito".
Na derradeira jornada da fase de subida da Liga 3, os leões asseguraram a subida direta ao vencerem na receção ao último classificado desta fase, enquanto a equipa do Restelo, que apenas subiria diretamente com um desaire dos 'verde e brancos', acabou por assegurar o terceiro lugar, em detrimento do Varzim, que, com o quarto lugar, ficou fora das contas para a subida.
No play-off, os 'azuis' do Restelo vão defrontar, a duas mãos, o Paços de Ferreira, que garantiu o 16.º lugar na Segunda Liga e consequente play-off com a equipa terceira classificada da Liga 3. O Sporting B regressa assim a um Campeonato, onde não estava desde 2017/18.
Central da turma vimaranense foi com tudo para cima do goleador sueco; Juiz da Associação de Futebol de Leiria não assinalou qualquer infração
|
O jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, da 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, fica marcado por um lance muito polémico de arbitragem. À passagem dos 2 minutos do encontro, Toni Borevkovic teve uma entrada muita violenta sobre Viktor Gyokeres à entrada da grande área, mas nada foi assinalado.
Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, estava bem posicionado, apesar de não ter marcado qualquer infração. A falta despropositada cometida pelo defesa central croata poderia ter deixado a turma de Luís Freire com menos uma unidade no encontro.
O avançado sueco ficou estatelado no relvado a pedir infração pela entrada sofrida. Pedro Martins e Hugo Marques são os assistentes da partida. O quatro juiz é Pedro Ramalho, enquanto que o VAR conta com o contributo de Rui Costa. André Dias está no AVAR.
De recordar que Fábio Veríssimo é um árbitro de má memória para os leões. No jogo entre AFS e leões (2-2), à passagem dos 78 minutos - com os leões a vencer por 2-1 - Ousmane Diomande viu o segundo amarelo e foi expulso, por uma falta sobre Gustavo Mendonça (Recorde AQUI).
O Sporting depende apenas de si para ser campeão: se vencer, sagra-se bicampeão nacional e ergue o 25.º título no seu palmarés. Caso empate, tem que esperar que o Benfica não vença em Braga. Se perder, ainda pode ser campeão, caso os encarnados também percam.
Veja o lance: