
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de duas exibições de alto nível pela Seleção Nacional e da conquista do prémio do melhor jogador em campo na final da Liga das Nações, Nuno Mendes tem sido apontado como um dos possíveis vencedores da Bola de Ouro de 2025, mas o antigo lateral do Sporting mostrou que não está preocupado com a distinção.
Nuno Mendes: "Bola de Ouro? Jogo o meu futebol, há jogadores que estão mais próximos"
Na chegada da comitiva portuguesa ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o jogador de 22 anos foi questionado sobre a possibilidade de poder vencer o prémio atribuído ao melhor jogador do Mundo, ao que respondeu: "Agora vou descansar porque ainda tenho mais jogos. Bola de Ouro? Jogo o meu futebol, há jogadores que estão mais próximos. Não me foco muito nisso”.
Nuno Mendes: "Mundial? Como é óbvio queremos ganhar"
Nas suas declarações, o jovem ainda teve tempo de falar do Campeonato do Mundo, que se disputa já no próximo ano: "Todos são candidatos a ganhar o Mundial. Temos uma seleção muito boa e como é óbvio queremos ganhar. Temos qualidade, jogadores com muita qualidade. Temos tudo para fazer um grande Mundial”.
Vale a pena lembrar as brilhantes exibições de Nuno Mendes nesta final-four da Liga das Nações. O campeão pelo Sporting foi crucial nas 'meias', com uma assistência diante da Alemanha, tendo marcado e oferecido o golo a Cristiano Ronaldo na final contra a Espanha. Após o prolongamento, o canhoto ainda converteu com sucesso uma das grandes penalidades que valeu o triunfo à Seleção Nacional.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos escalões jovens do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 a 2021. De leão ao peito, o lateral fez 47 jogos, nos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões, tendo vencido um Campeonato Nacional, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Possível transferência do ponta-de-lança sueco dos leões é dos assuntos mais badalados do mercado de transferências deste verão
|
Mesmo depois de recusar uma oferta milionária da Arábia Saudita, o futuro de Viktor Gyokeres no Sporting continua em aberto, com muitas figuras a especular sobre o próximo passo da sua carreira. O nome mais recente a abordar este tema foi Bruno Fernandes, editor do jornal Record, que falou sobre a possível mudança do ponta-de-lança para o Manchester United.
Bruno Fernandes: "Vejo Viktor Gyokeres noutro clube que não o Manchester United"
Como parte integrante do painel de comentadores do Record na Hora, do canal Now, o jornalista não acredita que Gyokeres se mude para os red devils de Ruben Amorim: "Sem os milhões da Liga dos Campeões, parece-me que a contratação de Matheus Cunha tirou um bocadinho de poder de fogo do Manchester United no mercado”.
“Vejo Viktor Gyokeres noutro clube que não o Manchester United. Acho que o sinal de Matheus Cunha foi bastante claro, sabendo que não há Liga dos Campeões e competições europeias não acredito que haja verba disponível para atacar Gyokeres”, acrescentou ainda Bruno Fernandes.
Bruno Fernandes: "Empresários de Gyokeres já têm uma 'shortlist' de clubes"
Ainda assim, Bruno Fernandes não deixa fugir o cenário de que esta é a última temporada do avançado sueco de leão ao peito: "Neste momento a informação que tenho é que os empresários de Gyokeres já têm uma ‘shortlist’ de clubes, sabem perfeitamente quem pode oferecer os 65-70 milhões de euros que o Sporting quer”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Depois do lance protagonizado com Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, Direção decide o futuro do lateral brasileiro
|
Numa altura em que se encontra a gozar de umas férias em família, o Sporting discute o futuro e possível renovação do vínculo com Matheus Reis. O lateral-esquerdo brasileiro é uma das várias preocupações contratuais da Direção de Frederico Varandas neste período entre o final da última temporada e o início da próxima, embora exista uma vontade que aponta para a continuidade.
Com vínculo até junho do próximo ano, Matheus Reis tem o seu futuro em aberto, mas, segundo informações avançadas pelo jornal Record, o Sporting irá avançar, este mês, com conversas de negociação com vista em prolongar o contrato do brasileiro de 30 anos.
Encarregue das negociações de renovações de contrato está o diretor-geral do futebol dos leões, Bernardo Palmeiro, que terá de se encontrar com o agente desportivo do camisola número 2 do Clube de Alvalade, com o objetivo de chegar ao melhor entendimento entre as duas partes.
Quem já manifestou o seu interesse em continuar ao serviço da equipa de Rui Borges foi o próprio Matheus Reis, em declarações à imprensa, após a conquista do campeonato: "Quero muito continuar a vestir esta camisola, continuar a construir a minha história no clube, como já referi. Dou-me muito bem com as pessoas ligadas ao futebol e já há conversas para renovar. Acho que vai acontecer naturalmente”.
Esta, vale lembrar, não é a única dor de cabeça do Sporting no que toca a renovações de contratos. Para além do camisola 2, a direção de Frederico Varandas quer ainda resolver o futuro de Jeremiah St. Juste, Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio, assuntos que são prioridade no Clube.
Já são conhecidos jogos de preparação dos leões para a próxima temporada, marcada pela realização fora de portas do Troféu Cinco Violinos
|
Os planos de pré-temporada do Sporting avançam a todos o gás. Depois de conhecida a data do início dos trabalhos do plantel de Rui Borges, o Clube anunciou agora, nas suas redes sociais, a realização de um estágio e os adversários de três encontros de preparação.
O Sporting anunciou na página oficial de Instagram que fará dois encontros de treino no Estádio do Algarve contra o Celtic (16 de julho) e o Sunderland (21 de julho). Estes encontros serão realizados no habitual estágio de pré-época em Lagos, no Cascade Wellness Resort, local que tem vindo a ser escolhido pelos leões desde os trabalhos de preparação da temporada 2020/21.
Os leões anunciaram, ainda, a realização do Troféu Cinco Violinos, o seu habitual jogo de apresentação aos adeptos e Sócios, onde terão como adversário os espanhóis do Villarreal. Esta será a segunda vez que o submarino amarelo é a formação convidada, depois de perderem a edição de 2023 por 3-0, com golos de Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho.
A realização da edição de 2024 do troféu conta com uma particularidade, visto que pela primeira vez em 12 edições, a partida não se irá realizar no Estádio José Alvalade. O reduto dos leões encontra-se em obras de remodelação e, como tal, o jogo será disputado no Estádio Nacional do Jamor.
Como seria de esperar, o Sporting é o maior vencedor do Troféu Cinco Violinos, que tem vindo a ser realizado desde 2012, com o primeiro adversário convidado a ser o Olympiacos. Os leões já conquistaram a taça por nove ocasiões diferentes, com os restantes vencedores a serem o Empoli (2018), Valencia (2019) e Sevilha (2022).
Confira, abaixo, a publicação de Instagram: