BOM PRESSÁGIO FAZ RÚBEN AMORIM SONHAR COM O TÍTULO: SPORTING ATÉ OS NÚMEROS TEM A FAVOR
Leões somam já vários registos positivos nesta fase da temporada 2023/2024
Redação Leonino
Texto
18 de Abril 2024, 12:48
Rúben Amorim, Sporting, Benfica, Liverpool

A vitória do Sporting na deslocação a Famalicão da passada terça-feira (0-1) repôs o jogo que ambas as equipas haviam visto adiado, já na 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e voltou a conceder ao Clube de Alvalade um distanciamento do Benfica, segundo classificado, do qual o líder segue agora com uma vantagem confortável de sete pontos. A partida evidenciou, uma vez mais, a euforia dos adeptos leoninos, com festejos e fogos de artifício pela madrugada dentro e os números dão razão a que tal aconteça.

A forma como os Sportinguistas têm vibrado pode-se fundamentar em números, que justificam uma onda verde já tão confiante. De acordo com a história do futebol português, tudo está a favor da equipa de Rúben Amorim. A apenas cinco jornadas do final do Campeonato Nacional, nunca um clube desperdiçou uma vantagem de sete pontos, como leva o Sporting. No caso, o Benfica já o fez com a distância de sete pontos, que conseguiram em 2019/2020, mas faltavam ainda 15 rondas para o fim da Liga.

De momento com 77 pontos na tabela classificativa, o Sporting pode vir a quebrar o recorde nacional de pontos num campeonato a 34 jornadas, caso continue o registo que tem mantido e vença todos os cinco encontros que restam até ao final da prova. Se o fizer, somará um total de 92 pontos, ultrapassando por um os que o Porto conseguiu em 2021/22. Com uma conquista semelhante, os leões baterão ainda um recorde de equipa, estabelecido em 2015/2016, ao comando de Jorge Jesus, quando os verdes e brancos amealharam 86 pontos.

O que poderá também ver um acréscimo é o número máximo de disputas das quais os leões saíram vitoriosos: o melhor registo está estabelecido nos 40, em 2017/2018. Na presente época, Amorim liderou já 36 vitórias, e sendo que há ainda seis jogos a disputar, este recorde poderá ser quebrado, assim como o de vitórias exclusivamente para a Liga – o máximo é de 27, e o a turma leonina leva já 25. Basta ao Sporting manter o registo 100% vitorioso que tem em casa e já garante uma superação desse número, uma vez que faltam ainda três jogos em Alvalade. É ainda de sublinhar que, caso o consiga fazer, o campeonato está garantido.

Com a vitória pela margem mínima na deslocação a Famalicão, o Sporting deixou para trás um número que vinha a aumentar há 17 encontros consecutivos, em que marcava sempre dois ou mais golos. Contudo, somou a 37.ª disputa consecutiva a registar pelo menos um remate certeiro. Ao somar as finalizações levadas a cabo pelos pupilos de Amorim em 2023/24, a contar para todas as provas, o Sporting leva já 128 golos. Nunca antes tinha acertado tantas vezes nas redes adversárias.

  Comentários