
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Maiara Niehues, jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting, foi convocada para disputar o Mundial Sub 20 pela seleção brasileira. A técnica Rosana Augusto divulgou nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, a lista de 21 jogadoras chamadas para a prova que será disputada na Colômbia.
O torneio internacional realiza-se entre 31 de agosto a 22 de setembro de 2024. As canarinhas estão no Grupo B, juntamente com Canadá, Ilhas Fiji e França. A seleção viaja para a Colômbia no dia 23 de agosto. O Brasil está no Grupo B e vai estrear dia 31, contra Fiji, em Medellín. Depois, jogará contra a França, dia 3 de setembro, novamente no estádio Atanásio Girardot. No dia 6, o Brasil defrontará o Canadá, no estádio El Campin, em Bogotá.
Maiara Niehues - atleta que foi contratada ao Internacional em 2022 - esteve em destaque recentemente por adotar o festejo de Viktor Gyokeres. Através das redes sociais, a jogadora mostrou um pouco dos bastidores de uma sessão fotográfica no Clube de Alvalade, para recolha de imagens a serem usadas ao longo da época, e aparece a fazer o festejo da máscara.
Após duas temporadas em Alvalade, a jogadora vai entrar na terceira época de Leão ao peito e procura afirmar-se no plantel das leoas depois de várias lesões nos últimos meses. No total, sob comando técnico de Mariana Cabral, a futebolista de 20 anos realizou 29 jogos com sete golos marcados na conta pessoal.
Em 2023/24, o emblema verde e branco terminou a Liga BPI no segundo lugar com 54 pontos e viu o Benfica terminar com mais dois pontos (56) e sagrar-se campeão nacional pela quarta vez consecutiva. A última conquista do Sporting aconteceu na temporada de 2017/18, sob comando técnico de Nuno Cristóvão.
Clique e assista a este golo de Maiara Niehues:
Bernardo Topa foi atingido no olho com uma bala de borracha nos festejos do dia 12 de maio, na celebração da conquista do campeonato
|
Bernardo Topa vai ser ouvido na Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), na próxima quinta-feira, dia 26 de junho. O adepto Sportinguista foi baleado nos festejos verdes e brancos da conquista da Liga Portugal, após a partida contra o Guimarães no dia 17 de maio.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a audição irá decorrer no âmbito da Polícia de Segurança Pública (PSP), que abriu um inquérito aos agentes intervenientes na reposição da ordem pública na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, na noite da consagração do vencedor da Liga Portugal.
No dia 20 de maio, o adepto leonino de 28 anos apresentou queixa à PSP e ao Estado Português por negligência, com o objetivo de descobrir o autor do tiro que fez Bernardo Topa perder um dos seus olhos. O comissário de bordo, de profissão, acabou por sofrer uma intervenção cirúrgica no Hospital São José, após o disparo.
Já no seu tempo na unidade hospitalar, o Sportinguista natural do Porto recebeu a visita de Frederico Varandas. O Presidente do Clube de Alvalade esteve em contacto com o adepto, oferecendo-lhe algumas palavras de apoio, mas também um cachecol e a recém lançada Listada verde e branca para a temporada 2025/26.
Quem já teve oportunidade de recordar os acontecimentos da noite dos festejos do mais recente campeonato do Sporting foi o próprio Bernardo Topa, que acredita que o incidente não foi ao acaso: “Falou-se de uma bala perdida, mas não digam que foi uma bala perdida. A bala foi enviada exatamente na minha direção. Gostava muito que o agente que disparou fosse identificado e que haja justiça”.
Jornalista e comentador assinou um espaço de opinião, onde falou de diversos temas que têm marcado o panorama do futebol português
|
Num espaço de opinião da sua autoria, Miguel Sousa Tavares deixou críticas a João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica. Para o jornalista - que já também já deixo críticas a Varandas - está em causa a forma como o aspirante a dirigente máximo encarnado está a lidar com a Final da Taça de Portugal, que o Sporting venceram por 3-1.
Miguel Sousa Tavares: "Noronha Lopes? Não é oficialmente ninguém no futebol português"
Num artigo escrito para o jornal Record, o jornalista que por vezes mete-se nos assuntos do futebol ataca o método com que Noronha Lopes quer resolver os casos que marcaram a final da prova rainha: “Ainda nem sequer eleito, Noronha Lopes já "exigiu" à FPF e à Comissão de Arbitragem "explicações" sobre a "vergonhosa" arbitragem de Luís Godinho na final da Taça”.
“Assim, passando a sua opinião à categoria de "facto" e o "facto" a uma fonte de direito, ele "exige"! E ainda não é oficialmente ninguém no futebol português”, acrescentou Miguel Sousa Tavares, sobre o candidato à presidência do clube da Luz.
Miguel Sousa Tavares: "Noronha Lopes? Não augura nada de bom para o ambiente do futebol português"
De seguida, o próprio acredita que a provável ascensão de Noronha Lopes a dirigente máximo do clube encarnado trará consequências negativas para o futebol português: “A próxima e provável eleição de João Noronha Lopes como presidente do Benfica não augura nada de bom para o ambiente do futebol português”.
“A forma altiva e convencida como ele se apresenta aos sócios do Benfica, deixa antever, uma vez eleito, idêntica atitude no jogo de forças do nosso futebol: vamos ter a recuperação do espírito de um Benfica que acha que tem um direito particular a subjugar tudo e todos”, terminou.
Publicação na rede social Instagram está a ser vista como uma indireta ao treinador que passou várias épocas no emblema verde e branco
|
A novela em torno da reestruturação do Manchester United continua a fazer correr tinta. Alejandro Garnacho continua no centro da polémica. O jovem internacional argentino, que está de saída de Old Trafford, publicou uma imagem que está a agitar as redes sociais.
Na fotografia, Garnacho surge vestido com a camisola de Marcus Rashford. Nada de novo, não fosse o facto de se tratar da versão do Aston Villa — clube rival na Premier League e onde Rashford foi cedido por empréstimo na última temporada. O detalhe não escapou aos olhos atentos dos adeptos nem do próprio Ruben Amorim.
A publicação está a ser vista como uma provocação direta ao treinador - que pode ver um jogador rumar ao Al Nassr. Segundo a imprensa britânica, o antigo treinador do Sporting não ficou convencido com o comportamento de Garnacho desde que chegou ao clube e já lhe terá dito para procurar uma nova equipa para a temporada 2025/26.
Ora, a escolha da camisola de Rashford, precisamente outro jogador em rota de colisão com Amorim, e com quem partilha o estatuto de “dispensável”, parece tudo menos inocente. Para muitos adeptos, a mensagem é clara: Garnacho não quer continuar no United e não faz questão de esconder isso.
Como seria de esperar, a publicação do extremo argentino dividiu as hostes. Os adeptos dos red devils foram rápidos a manifestar o seu desagrado: “Ainda és jogador do Manchester United. Tens contrato. Por favor respeita o clube”, escreveu um utilizador.
“Se usasses uma camisola do Rashford pelo United ninguém dizia nada. Mas uma camisola de um rival é falta de respeito”, comentou outro. Em contrapartida, Marcus Rashford mostrou-se agradado com o gesto. O avançado, que também parece ter os dias contados em Old Trafford, respondeu à publicação com um simples mas significativo “meu mano”. Um sinal de cumplicidade… ou solidariedade?
Veja a publicação: