
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A jogador brasileira Maiara Niehues saiu do Sporting rumo ao Angel City, liga norte americana de futebol e, inclusive, já se despediu dos adeptos leoninos nas suas redes sociais: "Depois de três anos muito especiais no Sporting, chegou o momento de me despedir e embarcar num novo desafio".
A jogadores que chegou ao Clube de Alvalade em 2022 não esquece os momentos que viveu ao serviço dos verdes e brancos" "Foram anos de crescimento, aprendizagem e, acima de tudo, momentos inesquecíveis que levarei para sempre comigo", começou por referir a jogadora brasileira".
"Quero agradecer ao clube por me ter acolhido e acreditado em mim. A cada pessoa do staff, que esteve sempre nos bastidores, garantindo que tivéssemos tudo para dar o nosso melhor.", continuou a por escrever ao longo do seu texto, Maiara Niehues antes de seguir viagem.
Na hora do adeus a jogadora brasileira não esqueceu quem com ela compartilhou o balneário ao longo destes três anos com a camisola verde e branca: "Às minhas companheiras de equipa, que se tornaram numa segunda família, dividindo comigo o esforço, as conquistas e os desafios. E, claro, um agradecimento especial aos adeptos. O vosso apoio incondicional fez toda a diferença, dentro e fora de campo".
A médio defensivo chegou a Alvalade em 2022, proveniente do Internacional de Porto Alegre, sendo que, em 2024/25, leva 28 encontros, com 11 golos marcados e três assistências pelo conjunto verde e branco. Maiara Niehues é considerada uma grande esperança do futebol brasileiro.
O emblema verde e branco - que perdeu a última partida - volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de março, frente ao Valadares Gaia, encontro que será disputado na Academia Cristiano Ronaldo. O desafio diante da turma das nortenhas - a contar para a 19ª. Jornada da liga portuguesa - está marcado para as 11h00.
Antigo treinador da formação do Clube de Alvalade acredita que jogador leonino tem potencial para fazer sucesso nas melhores ligas do mundo
|
Pedro Coelho, antigo treinador da formação do Sporting, que trabalhou diretamente com Dário Essugo, falou com o jornal Mundo Desportivo e contou como Dário Essugo, se destacou desde cedo nos escalões de formação do Clube de Alvalade: “Quando fui treinador dos sub-19, ele já estava a jogar nos sub-17 do Sporting, sendo sub-15. O último jogador a quem aconteceu algo semelhante foi o William Carvalho, nem com o Cristiano Ronaldo aconteceu. Foi uma situação única”, comentou o ex-treinador.
Além do talento dentro de campo, Coelho também elogiou a personalidade do jogador. “É um rapaz muito humilde, muito simples, vem de uma família muito trabalhadora. O Dário foi um dos jogadores mais autênticos que treinei durante 10 anos, porque era muito fácil de treinar”, afirmou o técnico, destacando o caráter exemplar do médio.
Após uma experiência no Chaves, onde se tornou rapidamente titular, Dário foi emprestado ao Las Palmas, em Espanha. Coelho acredita que essa passagem foi essencial para o crescimento do jogador: “Foi muito positivo para ele. Apesar de não ter começado bem, depois mudaram de treinador e a equipa começou a ter um melhor desempenho, e automaticamente ele também se tornou ainda mais importante".
Agora, com o Chelsea a investir no seu talento, o desafio na Premier League é grande. “O Chelsea comprou-o e pagou o que pagou por ele porque confia nele. Agora, acho que ele tem condições para ter sucesso na Premier League, no Chelsea, e espero que tenha sucesso. Ele merece-o. Porque trabalhou muito para lá chegar." , explicou Pedro Coelho, deixando claro que Dário tem tudo para se afirmar no topo.
No futuro, Pedro Coelho vê Dário como uma grande aposta para a Seleção A de Portugal. “Tem dois anos de sub-21 pela frente, mas a curto/médio prazo, será um jogador de equipa A, sem dúvida”, concluiu, confiante nas capacidades de Essugo para alcançar o mais alto nível do futebol mundial. O jogador estreou-se pelo Sporting com apenas 16 anos e foi oficializado no passado dia 19 de março, como reforço do Chelsea, rendendo cerca de 22 milhões à equipa de Alvalade. Recorde-se do percurso do médio de apenas 20 anos que bateu inúmeros recordes.
Técnico que passou pelo Clube de Alvalade é um dos nomes apontados ao lugar de Dorival Júnior, que deverá abandonar seleção do Brasil
|
A pesada derrota do Brasil frente à Argentina (4-1), em Buenos Aires, terá ditado o início do fim da era Dorival Júnior no comando do 'escrete'. A pressão, já significativa desde o início do ano, tornou-se insustentável, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já estuda alternativas.
Abel Ferreira é visto como a solução ideal para o banco da seleção brasileira. Craque Neto, como é conhecido no mundo do futebol, criticou as escolhas de Dorival Júnior e diz que o ex-leão é o nome ideal para liderar o Brasil novemente à glória e conquistar o sexto Campeonato do Mundo.
Caso o técnico do Palmeiras aceite o cargo e venha mesmo a vencer a próxima competição internacional de seleções, o treinador daria uma grande alegria a Jair Bolsonaro, ex presidente do Brasil, que é um fervoroso adepto do desporto-rei e um seguidor atento da seleção canarinha.
Além do mais, Jair Bolsonaro fez recentemente uma analogia entre antes do encontro entre Argentina - Brasil e o julgamento no Supremo Tribunal Federal da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pode torná-lo réu: “Brasil e Argentina em campo no Monumental de Núñez. Vamos torcer pelos nossos garotos voltarem com a vitória. Já no meu caso, o juiz apita contra antes mesmo do jogo começar… e ainda é o VAR, o bandeirinha, o técnico e o artilheiro do time adversário; tudo numa pessoa só”, afirmou nas redes sociais.
Abel Ferreira esteve ao serviço dos verdes e brancos entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B. O técnico foi despedido na pré época da temporada 2014/15 por divergências com Bruno de Carvalho, segundo o próprio: "No ano seguinte (2013/14) fui promovido à equipa B e terminámos no 6º lugar . Foi quando Bruno de Carvalho chegou Presidência do clube. Uma semana após começar a época [2014/15], ele despediu-me", disse, em 2019.
Treinador da equipa das Quinas tem ouvido muitas críticas nas últimas semanas, por variadas razões, muitas vezes com o Clube de Alvalade envolvido
|
A Seleção nacional, a possível dependência de Cristiano Ronaldo, e a relação de Roberto Martínez com os jogadores do Sporting têm sido os tópicos quentes nos últimos dias. O Selecionador nacional tem sido muito criticado, e Carlos Barbosa da Cruz aproveitou o seu espaço de opinião no jornal Record para se juntar à festa.
"Ficou claro, a partir da eliminatória com a Dinamarca, que a questão do selecionador já não é desportiva; é agora uma questão de oportunidade e sobretudo, uma questão financeira", começou por escrever o advogado de célebre adepto do Sporting.
Criticou o futebol praticado pela Seleção, e afirmou que Martínez foi escolhido pela gestão de egos que fez na Bélgica e que a Federação queria replicada em Portugal, e não pela qualidade futebolística. Continuou ao ataque: "Fica por explicar a dificuldade crónica (esta sim, na sua verdadeira aceção) em se relacionar com os selecionáveis do Sporting. Na célebre fotografia dos dez formados em Alcochete no Euro’2016, que tanta urticária provocou, residirá porventura uma explicação", atirou.
Voltou a criticar a comunicação de Roberto Martínez, a as exibições da equipa, antes de adicionar o seguinte: "Não sei quanto custa despedir este selecionador; confiando no que se diz que ele ganha, será caro, com certeza; às vezes, contudo, o barato sai caro e ir com Martínez ainda ao leme a Munique defrontar a Alemanha, num jogo que podemos e devemos discutir, só porque fica mais económico, releva de conformismo não compaginável com os patamares de ambição que a nova gerência federativa já anunciou".
Depois de aconselhar ao afastamento de Roberto Martínez, terminou da seguinte forma: "Já falhámos um Europeu em termos de resultados, já sofremos por excesso na Liga das Nações, já basta de oportunidades perdidas, resta a esperança de um Mundial diferente com ambição à altura do nosso valor e, como diria o Papa Francisco, com todos, todos, todos…".