
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Toñito, médio ofensivo espanhol, teve passagem pelo Sporting entre 1999 e 2004. O jogador foi campeão em Alvalade, no início do século XXI, e um dos primeiros atletas nascidos em terras de nuestros hermanos a ter sucesso em Portugal. Concedeu, recentemente, uma entrevista ao jornal A Bola, onde abordou, entre outros temas, o compatriota Roberto Martínez.
Para Toñito, o selecionador da equipa das Quinas foi uma boa escolha por parte da Federação Portuguesa de Futebol, e tem feito um bom trabalho até ao momento, apesar de ainda não ter conquistado o consenso entre os adeptos portugueses.
"Já mostrou que é um grande treinador. Pela sua filosofia e estilo de jogo, encaixa bem em seleções com jogadores tecnicamente fortes. Aposta num futebol associativo e coletivo e sabe como tirar rendimento desse tipo de jogadores", começou por explicar acerca do estilo de Roberto Martínez.
Prosseguiu com a sua análise: "O futebolista português tem muita qualidade e encaixa bem no modelo de Martínez. Está a fazer um bom trabalho, mas só o tempo dirá se os portugueses vão aprovar...", rematou Toñito, acerca da prestação do treinador espanhol até ao momento.
Relembre-se que Roberto Martínez tem sido muito criticado em Portugal recentemente, devido às exibições da Seleção Nacional. A equipa das Quinas conseguiu, na última partida, a qualificação para as meias finais da Liga das Nações, que vai disputar em breve.
Emblemas que têm longa história de confrontos desejam o avançado verde e branco, mas Direção leonina está tranquila quanto ao futuro
|
Viktor Gyokeres está a 'queimar os últimos cartuchos' como jogador do Sporting. A saída é praticamente certa, tendo vários interessados na sua contratação. Chelsea e Manchester United, históricos rivais ingleses, ponderam avançar pelo 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada pelo jornal The Guardian, os blues - que recentemente deixaram 72 milhões de euros em Alvalade - estão a avaliar a situação do sueco, sendo que também Benjamin Sesko, (Leipzig) e Liam Delap (Ipswich) entram nas opções para a equipa comandada por Enzo Maresca, que ainda não terá tomado uma decisão concreta.
O mesmo se passa em Old Trafford. Ruben Amorim quer um novo ponta de lança, mas o nome do matador a ser atacado pelo Manchester United é, para já, uma incógnita. Os red devils, além de Gyokeres, têm Delap, Hugo Ekitike (Eintracht Frankfurt) e Victor Osimhen (Nápoles) bem referenciados.
A fonte em questão garante que a prioridade para o clube do ex-treinador do Sporting é mesmo um homem para a frente de ataque, mas, de momento, ainda é necessário avaliar todas as opções de investimento, visto que todos os alvos custarão uns bons milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
'Camisola 8' dos verdes e brancos voltou a treinar às ordens de Rui Borges e prepara-se para ser opção do técnico na partida diante do Santa Clara
|
O regresso de Pedro Gonçalves - que já treinou sem qualquer limitação - deixa alguns companheiros em xeque. O 'camisola 8' tem sido peça-chave do onze inicial desde que chegou ao Sporting, mas, para entrar na equipa de Rui Borges, alguém terá de ser demovido da condição de titular.
Durante a caminhada em Alvalade, Pote foi utilizado maioritariamente como extremo-esquerdo, o que atira Geovany Quenda para o banco de suplentes, cenário que dificilmente será visto no plantel verde e branco, sendo o internacional jovem português um dos jogadores mais importantes.
Desta forma, Quenda poderá recuar no terreno e o sacrificado passa a ser Iván Fresneda. O lateral espanhol está no melhor momento de forma desde que chegou ao Sporting, mas poderá voltar a ter um papel menos preponderante entre os titulares de Rui Borges.
A solução também poderá passar por colocar Pote no meio-campo, como já se sucedeu em diversas ocasiões. Zeno Debast deixaria o onze inicial e o recém-regressado faria dupla com Morten Hjulmand, numa altura em que os restantes médios estão todos a combater contra lesões.
Se a solução passar por manter Quenda na ala-direita, Geny Catamo vai saltar da posição de extremo-esquerdo, que ocupou frente a Rio Ave e Braga. O futuro do moçambicano passará pelo banco de suplentes, ou pela ala-esquerda, retirando tempo de jogo a Maxi Araújo e/ou Matheus Reis.
Médio é muito apreciado pela estrutura do Clube de Alvalade, que já tem plano para contratar o jovem, como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino
|
O Inter está muito interessado nas contratação de Gustavo Sá. O Sporting é um dos emblemas na luta pelos serviços do jovem médio do Famalicão e vê o internacional sub-21 por Portugal 'arrecadar' vários pretendentes numa altura em que o mercado de verão está prestes a abrir.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os italianos não largam o jogador e ponderam mesmo encetar uma ronda negocial com os Minhotos durante os próximos dias. Como, Fiorentina e Atalanta também têm o futebolista debaixo de olho.
A mesma fonte explica que na Premier League, Gustavo Sá também é bem cotado. O interesse de Inglaterra poderá pesar na decisão final - quer do clube, quer do atleta -, uma vez que o valor da libra poderá influenciar uma venda ou um contrato melhorado em Inglaterra.
Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Sporting estão dispostos a oferecer um jogador ao Famalicão, para facilitar as negociações por Gustavo Sá. Ainda assim, a SAD verde e branca terá de desembolsar uma quantia razoável para garantir o médio.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 13 milhões de euros - disputou 28 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem de 20 anos soma 2.112 minutos, tendo marcado três golos, feito seis assistências e tendo um papel fundamental no meio campo da equipa.