Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Dário Essugo, um dos jogadores mais promissores dos leões, estreou-se na equipa principal do Sporting com apenas 16 anos, numa vitória pela margem mínima (1-0) sobre o Vitória de Guimarães, em Alvalade, na época 2020/21, sendo o atleta mais jovem de sempre a alinhar pela equipa principal verde e branca. Hoje, dia 21 de junho, na cerimónia de comemoração dos 20 anos da Academia de Alcochete ficou a saber-se um pouco melhor como o médio de 17 anos encantou Rúben Amorim. Carlos Fernandes, técnico adjunto da equipa principal do Sporting, revelou a história curiosa de como o técnico verde e branco descobriu o prodígio leonino.
"O Rúben disse: 'Vi ali um miúdo rápido, mandão, agressivo, forte tecnicamente...""Quando estamos na Academia em dia de estágio, passamos aqui o dia e temos o hábito de ver jogos da formação a decorrer. O Rúben estava a ver um treino dos sub-17 e disse-nos 'vi ali um miúdo rápido, mandão, agressivo, forte tecnicamente...' Por acaso eu conhecia o Dário de outras idades, mas estava longe de imaginar que o Rúben ia querer que o chamasse. Chamou no dia seguinte ao jogo do fim-de-semana. Por vezes esta é uma ligação muito mais próxima. A equipa técnica faz questão de falar todos os dias com pessoas da equipa B, sub-19, sub-17... Temos conversas informais e temos sempre alguém da equipa técnica da formação principal a ver os jogos dos mais novos. Estar presente e ativamente atento", frisou Carlos Fernandes. Dário Essugo contou a sua versão dos acontecimentos e revelou como recebeu a notícia de que iria ser chamado ao treino da equipa A.
"Estava mesmo nervoso. Parecia um sonho""Estava a almoçar com a minha família, recebi uma chamada a dizer que ia treinar à equipa principal. Fiquei logo nervoso e nessa noite dormi já a pensar como ia ser. Estava mesmo nervoso. Era um sonho. Um dia conseguir treinar e jogar… deram-me equipamentos, fui lá ao treino e todos acolheram-me bem. Impecáveis. O treino foi puxado e senti logo o embate. Foi o treino pós-jogo e os que não jogaram muito tinham de compensar. Senti a diferença de andamento. No geral correu bem e todos receberam-me bem".
"Foi um sonho estrear-me na equipa principal""É um orgulho representar o meu clube. É um sonho estrear-me na equipa principal. Dá-nos motivação para querer dar ainda mais. Fala-se muito no dia-a-dia. Só ver aquela rede de treinos do lado profissional, sonhava um dia estar daquele lado. Os miúdos sonham um dia poder chegar lá e pode acontecer", afirmou Dário Essugo. Carlos Fernandes abordou a gestão criteriosa que é feita na Academia Cristiano Ronaldo, onde o potencial de crescimento dos jovens atletas tem de ser aproveitados da melhor forma possível para que estes cheguem à equipa principal.
"Quando vai ver um jogador da formação, não quer saber se é juvenil, júnior, a idade ou posição""Na Academia, em especial para o Rúben, que é um treinador aberto e contra qualquer preconceito a nível de idade. Quando vai ver um jogador da formação, não quer saber se é juvenil, júnior, a idade ou posição. Quer ver se tem qualidade e potencial para chegar à equipa principal. Ver se está preparado já ou num outro momento.
"Nem todos vão chegar lá acima, mas temos de tratar todos por igual""Todos têm a ambição de chegar à equipa principal e cabe-nos filtrar isso. Nem todos vão chegar lá acima, mas temos de tratar todos por igual. Pela qualidade, uns vão chegar, outros podem chegar mais tarde ou noutro clube. Aproveitamos jogadores que fazem parte da história da Academia. O Dário, por exemplo, entrou com 8 anos na Academia, tem 16/17 anos de Academia e isso sim é a história da Academia. Aparecem jogadores como o Dário para nos ajudar".
"A evolução passa muito pelo acompanhamento diário""Chamamos muito jogadores e quero deixar uma palavra de agradecimento pela paciência dos treinadores da formação. A evolução passa muito pelo acompanhamento diário. E pela forma como os mais velhos integram os novos jogadores. É muito importante que todos se sintam parte de algo. Todos têm a mesma oportunidade, isto é fundamental. O mister Rúben quer que todos percebam isso", terminou Carlos Fernandes.
Fotografia de Sporting
Clube de Alvalade teve de suar para levar de vencida turma liderada por Vasco Matos; Leões garantem passaporte para a próxima fase da prova
|
0O Sporting venceu os açorianos do Santa Clara por 2-1, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 18 de novembro, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Conrad Harder (74') e Viktor Gyokeres (113') marcaram os golos que garantiram o passaporte para os quartos de final Veja AQUI como decorreu a partida.
No Estádio José Alvalade, a primeira parte não teve grandes oportunidades de golo. O lance de maior perigo aconteceu aos 16 minutos. Geny Catamo, pela direita, cruzou de forma rasteira para Geovany Quenda, mas o ala, com a baliza aberta, atirou ao lado. Perto do intervalo, aos 41', Morten Hjulmand introduziu a bola na baliza adversária, mas tocou no esférico com o braço antes de rematar à baliza. O lance foi anulado pelo VAR.
Na segunda parte, o golo do Clube de Alvalade surgiria aos 74 minutos. Geovany Quenda, pela direita cruzou para a grande área insular, com Conrad Harder, acabado de entrar em campo, a aparecer nas costas de Sidney Lima e a empurrar para o fundo da redes de Neneca. No entanto, no último lance do jogo, Pedro Ferreira (90+8) gelou Alvalade e levou o jogo para prolongamento. Aí, Viktor Gyokeres (113') aproveitou uma oferta dos insulares e selou as contas.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Conrad Harder (1-0):
Jogador era visto como uma das grandes promessas do emblema espanhol, mas Clube de Alvalade conseguiu assegurar a sua contratação no último mercado
|
0Paulo Iago, antiga promessa do Real Madrid, estreou-se esta terça-feira, dia 17 de dezembro, pela equipa de sub-23 do Sporting no jogo da Liga Revelação diante do Portimonense (2-1), ao entrar na partida no período de compensação. Um dia depois, uma publicação na rede social Instagram, o jogador de 17 anos não escondeu a emoção.
"Voltei a sorrir! Estou muito feliz pelos meus primeiros minutos pelo Sporting. Agradeço ao Departamento Médico pela ajuda durante estes meses de recuperação. Também aos meus colegas por todo o apoio e, naturalmente, ao Sporting por toda a confiança e ajuda depositada em mim. Vou fazer por mais. Vemo-nos no próximo ano", escreveu.
O futebolista esteve três meses entregue à Unidade de Performance para recuperar os índices físicos, após uma paragem prolongada ainda ao serviço do clube da capital espanhola. Os responsáveis do Clube de Alvalade depositam grandes esperanças no jogador.
Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol e foi, inclusive, comparado a Lamine Yamal, estrela do Barcelona.
A estrutura do Sporting não quer, para já, apressar a subida à equipa A e entrar numa maré de euforia, tal como aconteceu com Adam Arvelo. O extremo, que também chegou aos leões oriundo do Real Madrid, gerou muito mediatismo aquando da assinatura de contrato. No entanto, ainda não mostrou todas as qualidades que lhe vinham sendo apontadas.
Médio que vai assinar pelos franceses do Lyon conta que esteve muito perto de assinar pelo Clube de Alvalade, mas declinou a proposta
|
0Thiago Almada esteve em destaque Botafogo neste ano de 2024 no Botafogo, sob comando técnico de Artur Jorge. No entanto, o jogador revelou agora que teve a chance de jogar no Sporting durante seis meses, por empréstimo do Manchester City, no âmbito de uma proposta dos ingleses em 2019.
O médio explicou numa entrevista à ESPN, que rejeitou essa hipótese porque não queria sair a custo zero do clube do coração - o Vélez Sarsfield: "Tinha uma oferta do Manchester City que me ia emprestar ao Sporting, de Frederico Varandas, por seis meses, mas não quis sair a custo zero do Vélez e renovei", recordou o médio.
Desta forma, o futebolista renovou com o emblema sul-americano e ficou no clube até 2021, mais dois anos, saindo para os americanos do Atlanta United por uma verba a rondar os 15 milhões de euros. Agora, terminada a temporada no Botafogo, o atleta prepara-se para jogar na Europa pela primeira vez, ao serviço do Lyon.
O jogador está prestes a ser oficializado no clube francês, tendo tudo acertado para rumar à Ligue 1 na próxima janela de transferências de inverno. O atleta já se despediu dos colegas do Botafogo, em entrevista após a derrota para o Pachuca (3-0) na Taça Intercontinental.
Em 2024, Thiago Almada – avaliado em 27 milhões de euros – transferiu-se para o clube brasileiro por cerca de 20 milhões de euros. No total, o internacional argentino de 23 anos somou 26 encontros ao serviço do Botafogo, três golos marcados e duas assistências na conta pessoal.