Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CARLOS FERNANDES REVELA O DIA EM QUE DÁRIO ESSUGO ENCANTOU RÚBEN AMORIM

Técnico adjunto dos leões contou a história do primeiro treino do médio leonino na equipa principal do Sporting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Jun 2022 | 20:03 |

Icon Comentário0

Dário Essugo, um dos jogadores mais promissores dos leões, estreou-se na equipa principal do Sporting com apenas 16 anos, numa vitória pela margem mínima (1-0) sobre o Vitória de Guimarães, em Alvalade, na época 2020/21, sendo o atleta mais jovem de sempre a alinhar pela equipa principal verde e branca. Hoje, dia 21 de junho, na cerimónia de comemoração dos 20 anos da Academia de Alcochete ficou a saber-se um pouco melhor como o médio de 17 anos encantou Rúben Amorim. Carlos Fernandes, técnico adjunto da equipa principal do Sporting, revelou a história curiosa de como o técnico verde e branco descobriu o prodígio leonino.

"O Rúben disse: 'Vi ali um miúdo rápido, mandão, agressivo, forte tecnicamente..."
"Quando estamos na Academia em dia de estágio, passamos aqui o dia e temos o hábito de ver jogos da formação a decorrer. O Rúben estava a ver um treino dos sub-17 e disse-nos 'vi ali um miúdo rápido, mandão, agressivo, forte tecnicamente...' Por acaso eu conhecia o Dário de outras idades, mas estava longe de imaginar que o Rúben ia querer que o chamasse. Chamou no dia seguinte ao jogo do fim-de-semana. Por vezes esta é uma ligação muito mais próxima. A equipa técnica faz questão de falar todos os dias com pessoas da equipa B, sub-19, sub-17... Temos conversas informais e temos sempre alguém da equipa técnica da formação principal a ver os jogos dos mais novos. Estar presente e ativamente atento", frisou Carlos Fernandes. Dário Essugo contou a sua versão dos acontecimentos e revelou como recebeu a notícia de que iria ser chamado ao treino da equipa A.
"Estava mesmo nervoso. Parecia um sonho"
"Estava a almoçar com a minha família, recebi uma chamada a dizer que ia treinar à equipa principal. Fiquei logo nervoso e nessa noite dormi já a pensar como ia ser. Estava mesmo nervoso. Era um sonho. Um dia conseguir treinar e jogar… deram-me equipamentos, fui lá ao treino e todos acolheram-me bem. Impecáveis. O treino foi puxado e senti logo o embate. Foi o treino pós-jogo e os que não jogaram muito tinham de compensar. Senti a diferença de andamento. No geral correu bem e todos receberam-me bem".
"Foi um sonho estrear-me na equipa principal"
"É um orgulho representar o meu clube. É um sonho estrear-me na equipa principal. Dá-nos motivação para querer dar ainda mais. Fala-se muito no dia-a-dia. Só ver aquela rede de treinos do lado profissional, sonhava um dia estar daquele lado. Os miúdos sonham um dia poder chegar lá e pode acontecer", afirmou Dário Essugo. Carlos Fernandes abordou a gestão criteriosa que é feita na Academia Cristiano Ronaldo, onde o potencial de crescimento dos jovens atletas tem de ser aproveitados da melhor forma possível para que estes cheguem à equipa principal.
"Quando vai ver um jogador da formação, não quer saber se é juvenil, júnior, a idade ou posição"
"Na Academia, em especial para o Rúben, que é um treinador aberto e contra qualquer preconceito a nível de idade. Quando vai ver um jogador da formação, não quer saber se é juvenil, júnior, a idade ou posição. Quer ver se tem qualidade e potencial para chegar à equipa principal. Ver se está preparado já ou num outro momento.
"Nem todos vão chegar lá acima, mas temos de tratar todos por igual"
"Todos têm a ambição de chegar à equipa principal e cabe-nos filtrar isso. Nem todos vão chegar lá acima, mas temos de tratar todos por igual. Pela qualidade, uns vão chegar, outros podem chegar mais tarde ou noutro clube. Aproveitamos jogadores que fazem parte da história da Academia. O Dário, por exemplo, entrou com 8 anos na Academia, tem 16/17 anos de Academia e isso sim é a história da Academia. Aparecem jogadores como o Dário para nos ajudar".
"A evolução passa muito pelo acompanhamento diário"
"Chamamos muito jogadores e quero deixar uma palavra de agradecimento pela paciência dos treinadores da formação. A evolução passa muito pelo acompanhamento diário. E pela forma como os mais velhos integram os novos jogadores. É muito importante que todos se sintam parte de algo. Todos têm a mesma oportunidade, isto é fundamental. O mister Rúben quer que todos percebam isso", terminou Carlos Fernandes.


Fotografia de Sporting




Futebol

Exclusivo Leonino - Ousmane Diomande está frustrado e Sporting acompanha a situação

Internacional costa-marfinense não se encontra a passar pela melhor fase e verdes e brancos seguem atentos ao momento em questão

Exclusivo Leonino - Ousmane Diomande está longe de viver o Mundial 2026 que idealizou e o jogador do Sporting está frustrado com a falta de oportunidades
Exclusivo Leonino - Ousmane Diomande está longe de viver o Mundial 2026 que idealizou e o jogador do Sporting está frustrado com a falta de oportunidades

23 Jun 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande está longe de viver o Mundial 2026 que idealizou. Sabe o Leonino que o central do Sporting está desagradado com a falta de oportunidades na Costa do Marfim, depois de voltar a não somar qualquer minuto na competição, apesar de ser um dos jogadores mais valorizados do plantel orientado por Emerse Faé.


Ao que o nosso Jornal apurou, o defesa acreditava que poderia assumir um papel mais relevante nesta fase da prova, sobretudo depois de ter recuperado dos problemas físicos que o condicionaram no final da temporada. No entanto, a equipa técnica marfinense continua a apostar noutras soluções para o eixo defensivo, cenário que tem gerado alguma frustração junto do jogador.


A situação não altera o compromisso de Diomande com a seleção, mas o internacional costa-marfinense entende que tem qualidade para ser uma opção mais regular. Recorde-se que o central chegou ao Mundial depois de uma época em que voltou a afirmar-se como uma das figuras do Sporting, despertando o interesse de vários clubes das principais ligas europeias.


Em Alvalade, os responsáveis leoninos acompanham com atenção a situação e até já definiram aquele que pode ser o seu substituto em caso de venda. O Mundial era encarado como uma oportunidade para o jogador ganhar ainda mais visibilidade internacional, mas a ausência de minutos tem impedido Diomande de mostrar as qualidades que levaram o Sporting a blindá-lo com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Na temporada 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 42 milhões de euros – realizou 31 encontros pelo Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, em 2.301 minutos registados, o defesa-central marcou um golo e fez uma assistência.



Futebol

"Quero jogar com os dois": Fresneda fala de dupla do Sporting com 'dica' a...

Jogador dos verdes e brancos encontra-se a aproveitar o período de férias antes de se reapresentar aos trabalhos de Rui Borges em Alcochete

Em grande forma neste Mundial, Maxi Araújo tem contado com forte apoio nas bancadas de Iván Fresneda, colega de equipa no Sporting
Em grande forma neste Mundial, Maxi Araújo tem contado com forte apoio nas bancadas de Iván Fresneda, colega de equipa no Sporting

22 Jun 2026 | 17:35 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda esteve presente este domingo em Miami, nos EUA, para assistir ao Uruguai-Cabo Verde, que acabou por terminar empatado (2-2). Em declarações à CNN Portugal e antes de entrar no Estádio de Miami, o lateral espanhol começou por revelar que Maxi Araújo - que ainda não garantiu a continuidade no Sporting - lhe ofereceu os bilhetes para poder assistir ao encontro juntamente com amigos e família.


Iván Fresneda: "Foi o Maxi que arranjou os bilhetes"


Estamos cá para ver o jogo do Uruguai. Foi o Maxi que arranjou os bilhetes. Para mim, para os meus amigos e para a minha família”, esclareceu, antes de abordar o assunto Sporting e de resumir aquilo que foi a sua temporada, onde somou um golo e duas assistências em 39 encontros.


“A nível individual, fiquei feliz pela última época. Tive mais minutos e consegui estar um nível acima do que aconteceu na minha primeira época. Fiquei feliz, mas não acabou e temos de pensar na próxima época e de fazer o melhor”, mostrando que deseja alcançar ainda mais de leão ao peito.

Fresneda referiu ainda do desejo de jogar ao lado de Maxi Araújo - enquanto a permanência deste ainda é uma incógnita - e de Rodrigo Zalazar, reforço já garantido para os verdes e brancos. Por enquanto terá de os continuar a ver representar a seleção uruguaia no maior palco do mundo: “Quero jogar com os dois, claro que sim! O Zalazar é um grandíssimo jogador, toda a gente viu isso em Portugal”.


No entanto, Fresneda tem estado a assistir a um Maxi em grande forma. Apesar dos dois empates dos uruguaios, o jogador dos leões já soma dois golos e uma assistência nas duas partidas que disputou. Ainda assim, o jogo com a seleção espanhola, curiosamente, o país de Fresneda, será decisivo para as contas do grupo.


Futebol

'Novo' número 7 à vista? Sporting entrega camisola especial

Com a saída de Geovany Quenda da equipa dos verdes e brancos, o Clube de Alvalade já presenteou alguém com o mítico dorsal

Presentes no Rock in Rio Lisboa, o Sporting recebeu a visita do rapper português, Sam The Kid, no seu stand
Presentes no Rock in Rio Lisboa, o Sporting recebeu a visita do rapper português, Sam The Kid, no seu stand

22 Jun 2026 | 16:39 |

Icon Comentário0

Como já tem sido marca, o Sporting está representado no Rock in Rio, com um um stand numa zona do festival, onde já recebeu milhares de pessoas no local. Este domingo, foi a vez de Sam The Kid fazer uma visita até ao posto dos leões.


Nesse mesmo encontro, entre o conhecido rapper português e o stand dos verdes e brancos, o Clube de Alvalade decidiu oferecer uma prenda bem representativa das cores do universo leonino. Numa altura em que a camisola 7 está vaga no plantel da equipa principal, após a transferência de Quenda para o Chelsea, o músico de Chelas escolheu o mítico número para colocar às costas.


Através das suas redes sociais, o emblema de Alvalade assinalou este momento. “O Sam The Kid com a verde e branca no Rock in Rio", sublinharam os verdes e brancos. Recordar que o rapper é um confesso adepto Sportinguista e, por isso mesmo, fez esta visita ao stand.


Com a lotação esgotada no primeiro dia da 11.ª edição do Rock in Rio Lisboa, com milhares de pessoas a marcarem presença, o stand do Sporting tem estado a ser um dos mais movimentados de todo o festival. Os desafios, brindes, fotografias com o Jubas e merchandising à disposição, tem sido fatores muito apelativos para os visitantes.

No entanto, este stand tem sido também um fenómeno nas redes sociais. A poucos dias de se conhecer o novo símbolo do Clube - que muito já tem dado que falar -, no próximo dia 1 de julho, a estrutura implementada pelo Sporting no festival tem gerado algumas apostas no seio do universo leonino.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting já tomou decisão sobre várias mudanças em Alvalade; Saiba tudo
Futebol

Sporting já tomou decisão sobre várias mudanças em Alvalade; Saiba tudo

22 Jun 2026 | 15:18

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! João Palhinha quer assinar e já fez o pedido
Futebol

Atenção, Sporting! João Palhinha quer assinar e já fez o pedido

22 Jun 2026 | 13:31

Icon Comentário0
"Novo Mbappé"? Reforço do Sporting começa a dar que falar
Futebol

"Novo Mbappé"? Reforço do Sporting começa a dar que falar

22 Jun 2026 | 13:08

Icon Comentário0