Futebol
Rui Borges dá mais detalhes sobre lesionado do Sporting: "Paragem é entre quatro a seis semanas"
21 Mar 2026 | 12:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:57 |
O Sporting somou a quarta derrota consecutiva nos primeiros cinco jogos de João Pereira ao comando da equipa. O quinto desaire veio em Brugge, por 2-1, para a Liga dos Campeões, e, conta o jornal 'Record', que o balneário não estará a reagir bem a este novo resultado negativo, com sinais claros de frustração entre jogadores e equipa técnica.
O diário desportivo avança que no fim do jogo no estádio Jan Breydel, na Bélgica, o silêncio e a frustração foram as vozes que se ouviram mais alto. Morten Hjulmand, capitão de equipa, terá tentado puxar pelos colegas e gritar por ânimo, tanto a seguir ao jogo como na sessão de recuperação na manhã a seguir à partida, mas, aparentemente, as duas vezes sem sucesso.
João Pereira, o treinador dos leões, optou por outra postura: deixou o grupo fazer o seu luto em relação ao jogo, entendendo o quão difícil tem sido para a equipa este momento da transição - que também o tem sido para si, à procura de respostas para um momento ao qual ainda acredita poder vir a dar a volta - apesar do cenário ser cada vez mais complicado, e complica-se ainda mais com cada dia sem uma vitória.
Outro sentimento que foi comum no seio do balneário dos leões foi o de indignação. Esta questão prendeu-se com o momento em que os jogadores verdes e brancos se deslocaram perto dos adeptos leoninos para agradecer o seu apoio durante o jogo, e foram lançadas tochas para perto dos jogadores, algo que motivou até reações imediatas, com destaque para Conrad Harder.
De resto, também a cara de Viktor Gyokeres mostrou o claro desagrado que era geral em toda a equipa perante esse momento já depois do apito final do árbitro. O sueco, que até foi um dos que mais deu a cara após a derrota, deixou patente o desconforto com a situação e acabou por ter de ser Hjulmand, de novo, a afastar os jogadores daquela zona.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Alverca, técnico abordou vários temas na véspera do duelo da 27:ª jornada da Liga
21 Mar 2026 | 13:35 |
O Sporting desloca-se ao Ribatejo, este domingo, dia 21 de março, às 18h00, para enfrentar o Alverca na jornada 27 da Liga. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e abordou vários temas, inclusive, as críticas de Benfica e Porto ao adiamento do jogo com o Tondela.
Regresso à Liga após façanha na UEFA Champions League
"Vai ser uma tarefa difícil também pelo que é a equipa do Alverca. Tem crescido e, por isso, será um jogo difícil. Vamos ter de perceber até amanhã em termos físicos e mentais a recuperação da equipa. O mais importante é recuperá-los e ‘ligá-los’ ao máximo à exigência do próximo jogo”
Alterações em perspectiva
“Sim, é possível que possa haver algumas mudanças. Vamos ter de perceber até amanhã como vamos sentindo a equipa. Em relação à esquerda, não temos o Maxi, mas temos o Nuno Santos e o Ricardo Mangas, que está de volta. São duas soluções e qualquer uma dá-nos garantias.”
Lesão de Luis Guilherme
“A paragem pode estar à volta de quatro a seis semanas, tem que ver com o tornozelo. Foi no último momento do treino, sozinho… Há coisas que não conseguimos controlar. Desgaste acumulado? Faz parte da grandeza e da exigência do Clube. Claro que houve um desgaste emocional e físico fora do normal, mas temos de saber lidar com isso. Não é agora, vem desde sempre. Temos feito muitos jogos e vamos entrar num mês de abril preenchidíssimo de jogos. Faz parte de estar onde estamos, mas temos de arranjar soluções para continuar a dignificar muito bem o Sporting”.
Abril com jogos em todas as frentes e vários jogadores chamados às seleções
“São muitos, mas é o que é. Não conseguimos fugir a isso. Eles também querem jogar nas suas seleções, estão à porta de um Mundial. Fico feliz, acima de tudo, por vê-los nas seleções, a concretizar mais um objetivo e sonhos, mas não é por aí que vamos deixar de dar resposta em Abril. As semanas são quase apenas a recuperar, não a treinar e a malta que precisa de tempo é difícil adquiri-lo. Por exemplo, o Zeno teve uma paragem longa e dá para 30 minutos, porque se o puser de início não vai ter essa resposta. A capacidade física não vai acompanhar. Tem mais que ver com pagar a ‘fatura’ do que tem sido toda a época, não tem apenas que ver com o mês de Abril. Vão ser jogos intensos e de grau de dificuldade elevada, mas os jogadores querem muito disputar esses jogos. Temos de arranjar estratégias entre todos para chegar na melhor forma e continuar a dar uma boa resposta”.
Adiamento do jogo com o Tondela e críticas de Benfica e Porto
“Nenhum arrependimento. Era um direito regulamentar que tínhamos e acionámo-lo. Ainda bem que o fizemos, porque se tivéssemos o jogo não tínhamos conseguido dar a resposta física e mental que demos contra o Bodø/Glimt. Demos uma resposta fantástica durante 120 minutos. Vamos ter de pôr o jogo nalgum sítio. Dizemos que os outros campeonatos é que são bons e nos outros acontece exatamente o mesmo. Rivais? É ruído, faz parte, mas era um direito que tínhamos".
‘Descer à Terra’ após a passagem histórica na UEFA Champions League
“É importante arranjar formas de ligar os jogadores e puxar a sua energia. Não será a mesma, porque muito que queiramos, mas é impossível. O tempo de repouso não é o mesmo, a recuperação também não, mas temos de puxar a energia para um patamar de exigência bom. Vamos encontrar uma equipa que em 2026 ainda não perdeu em casa, tem crescido bastante e defende bem. Vai exigir muito de nós. O jogo pode entrar nas transições e temos de perceber que resposta podemos dar”.
Sobre a eventual renovação de contrato com o Sporting
“Estou muito tranquilo em relação a isso. Sei bem como é a interacção e a confiança mútua com a estrutura do Sporting. Tenho contrato com o Sporting e o que tiver de acontecer, vai acontecer a seu tempo”.
Opções para a posição de central
“Se calhar é a posição mais difícil de gerir. Tenho quatro centrais fabulosos, todos merecem jogar e isso dá dores de cabeça. O Edu tem respondido bem e, se calhar, com quem tem mais minutos é comigo. O Diomande teve esta quebra com o Ramadão, é natural, o Zeno está a voltar e muito bem, e o Inácio tem feito uma época fantástica. Tenho quatro centrais de grande qualidade e qualquer um pode ser titular”.
Desgaste de Luis Suárez sem poder contar com a concorrência de Fotis Ioannidis
“Não acredito que o Ioannidis esteja nas próximas semanas. Em relação ao Luis, é muito particular. Nós também apelamos ao bom sendo dos selecionadores, para que percebam o desgaste dos jogadores e aquilo que ainda vão ter pela frente. Espero que isso também aconteça, porque tem sido um jogador muito sacrificado para dar tudo à equipa e nota-se. Fisicamente tem sido estrondoso, mas não é uma máquina e vai ter quebras, como já teve”.
Treinador abordou questão dos lesionados e adiantou que Fotis Ioannidis vai continuar de fora dos convocados nas próximas semanas
21 Mar 2026 | 13:16 |
Rui Borges abordou a questão dos lesionados do Sporting e adiantou que Fotis Ioannidis vai continuar de fora dos convocados nas próximas semanas. A situação obriga o treinador a encontrar soluções para equilibrar o desgaste dos jogadores com as exigências do calendário. Além do mais, admitiu que Ousmane Diomande teve uma quebra de rendimento por causa do Ramadão.
R. Borges: "Ioannidis não está e não acredito que esteja nas próximas semanas"
"Ioannidis não está e não acredito que esteja nas próximas semanas". O técnico destacou a importância de Luís Suárez e o esforço que o jogador tem dado ao longo da temporada: “Tem sido um jogador bastante sacrificado no sentido de dar tudo à equipa. Nota-se em alguns momentos que tem sido estrondoso, mas não é uma máquina. Já teve quebras e é natural”, afirmou Borges.
Sobre a questão dos centrais, o treinador admitiu que é uma das posições mais difíceis de equilibrar devido à qualidade e diferenças individuais dos jogadores. “Se calhar é a posição mais difícil de gerir, a dos centrais. Tenho quatro centrais fabulosos, diferentes e que merecem jogar. E dá dores de cabeça”, disse.
Rui Borges explicou como tem distribuído minutos entre os jogadores, destacando o desempenho de Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio. “O Eduardo Quaresma tem respondido bem e tem tido minutos. Se calhar o treinador com quem tem tido mais minutos até sou eu. O Diomande teve esta quebra no Ramadão, até pela estrutura física e atlética dele, é normal que a energia não tenha estado lá. O Inácio tem feito uma época fantástica”.
Por fim, o treinador deixou claro que qualquer um dos defesas poderá ser titular nos próximos jogos, dependendo da avaliação física e estratégica. “É a posição mais difícil de escolher e qualquer um poderá ser titular”, concluiu o timoneiro dos leões.
Técnico do emblema verde e branco também se pronunciou sobre polémica que se criou em torno do jogo adiado com o Tondela
21 Mar 2026 | 12:59 |
Rui Borges comentou as recentes especulações sobre a renovação do seu contrato no Sporting e manteve-se tranquilo quanto ao futuro. O treinador referiu ainda que não existiu nenhuma reunião, mas não descarta um possível encontro no futuro, deixando tudo em aberto.
R. Borges: "O que tiver de acontecer, será a seu tempo”
“As notícias fazem parte, é o vosso trabalho. Em relação à renovação estou super tranquilo, sei bem o que é a nossa interação com a estrutura, a confiança mútua. Tenho contrato com o Sporting. Não houve reunião nenhuma. O que tiver de acontecer, será a seu tempo”, afirmou o treinador.
O técnico também se pronunciou sobre a polémica em torno do jogo adiado com o Tondela: “É ruído, faz parte mas era um direito que tínhamos. Estamos sempre a dizer que o inglês é o melhor, mas vejam a quantidade de jogos adiados na última jornada. Às vezes criticamos o nosso e enaltecemos os outros, mas estamos ao mesmo nível”, disse.
Questionado sobre se a equipa poderia sair prejudicada pela decisão, o treinador deixou claro que não há arrependimentos: “Nenhum. Era um direito que tínhamos e acionámos. Não vou entrar muito por aí. É um direito regulamentar, optámos por isso e ainda bem que o fizemos, caso contrário não teríamos conseguido dar a resposta física e mental que demos no jogo com o Bodo”, explicou.
Rui Borges valorizou a preparação que o adiamento permitiu, sobretudo para o confronto europeu: “Estávamos mais frescos e demos uma resposta absolutamente fantástica durante 120 minutos. Zero arrependimento. Vamos ter de meter esse jogo em algum sítio. O resto é tudo ruído”.
Rui Borges dá mais detalhes sobre lesionado do Sporting: "Paragem é entre quatro a seis semanas"
21 Mar 2026 | 12:43
Bernardo Ribeiro prevê que Sporting vá ter problemas com um dos titulares: "Já se espera uma novela"
21 Mar 2026 | 11:42
Ricardo Quaresma defende figura nuclear do Sporting das críticas: "Futebol é ingrato"
21 Mar 2026 | 11:06