Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CELIKKAYA: "NÃO PODEMOS ESTAR NUMA COMPETIÇÃO EM QUE SÓ SE JOGAM 57 MINUTOS"

No rescaldo do desaire caseiro diante do Oriental Dragon, treinador da equipa B do Sporting lamentou falta de eficácia dos leões e o pouco tempo útil do encontro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mai 2021 | 11:19 |

Icon Comentário0

O Sporting B foi, no passado domingo, 9 de maio, derrotado em casa pelo Oriental Dragon, por 0-1 (LER MAIS AQUI). No rescaldo do desaire, Filipe Celikkaya lamentou o pouco tempo de jogo útil e ainda a falta de eficácia dos seus comandados.

Análise ao jogo: “Tivemos inúmeras oportunidades para fazer golo”
  • "Sabíamos que ia ser um jogo difícil frente a uma equipa experiente, mas acho que só nos quisemos ganhar e a estatística diz isso. Mais posse de bola [66%-34%], mais remates enquadrados com a baliza [8-5], mais cruzamentos [6-1]. Tivemos inúmeras oportunidades para fazer golo, mas é aquela velha máxima: 'quem não marca, sofre'. Nós acabámos por sofrer, outra vez, num lance muito infeliz e mesmo assim conseguimos estar em cima do adversário e a querer mais".
  • "Em 25 jogos esta é a nossa segunda derrota, portanto há que valorizar o trabalho de enorme qualidade que os jogadores têm feito, o processo é bom. Hoje foi um dia infeliz, mas amanhã será outro dia".
Tempo de jogo: “Não podemos estar numa competição em que só se jogam 57 minutos”
  • "O jogo de hoje teve 57 minutos de tempo útil de jogo e se nós queremos desenvolver jogadores não podemos estar numa competição em que só se jogam 57 minutos de jogo. Agora, temos de continuar o nosso trabalho e dedicar-nos àquilo que podemos controlar".
Bruno Paz: “Tentámos tudo”
  • "Acho que tentámos tudo, fomos a única equipa que quis jogar. Viemos para jogar e tentar ganhar, mas por uma infelicidade não conseguimos. Agora é continuar a trabalhar e pensar já no próximo", disse, antes de acrescentar: "Temos muita qualidade e acreditamos no trabalho diário".
Com esta derrota – a segunda em 25 jogos na presente temporada –, o conjunto de Filipe Celikkaya cai para o terceiro lugar da fase de acesso à nova Liga 3. Os leões têm quatro pontos em três partidas (uma vitória, um empate e uma derrota). O Louletano é líder (6), o Oriental é segundo (4) e o Moncarapachense (2) último classificado. Lembre-se que qualificam-se para a Liga 3 os dois primeiros classificados. Na próxima jornada, o Sporting recebe o Louletano. O jogo está agendado para dia 16 de maio, pelas 17h00, na Academia verde e branca.


Fotografia de Sporting




Futebol

Irankunda continua sem aparecer em Alcochete e Sporting tem uma razão

Internacional australiano já deixou a sua seleção, mas ainda não se apresentou aos trabalhos da equipa verde e branca na Academia

Nestory Irankunda ainda não regressou aos trabalhos do Sporting, apesar de já ter encerrado a participação ao serviço da Austrália nesta pausa para as seleções
Nestory Irankunda ainda não regressou aos trabalhos do Sporting, apesar de já ter encerrado a participação ao serviço da Austrália nesta pausa para as seleções

02 Out 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

Nestory Irankunda ainda não regressou aos trabalhos do Sporting, apesar de já ter encerrado a participação ao serviço da Austrália nesta pausa para as seleções. O extremo terá alguns dias adicionais de descanso e só na próxima semana voltará a ficar às ordens de Rui Borges.


O jogador de 20 anos chega de uma janela internacional de enorme protagonismo, marcada pelos dois particulares frente ao Brasil. No primeiro, Irankunda foi uma das principais figuras dos ‘socceroos’ e assinou um espetacular golo de livre direto no empate a uma bola.


A exibição valeu-lhe vários elogios no país natal. Mark Schwarzer, jogador mais internacional de sempre pela Austrália, classificou a execução do livre como “sublime, de nível mundial” e destacou igualmente a evolução do extremo desde a mudança para Alvalade. “A transferência para o Sporting é fantástica”, afirmou o antigo guarda-redes.


O segundo duelo com os brasileiros, perdido por 4-2, foi menos conseguido. Irankunda acumulou 14 perdas de posse e quatro faltas, uma das quais resultou numa grande penalidade, tendo a GoalPoint considerado que o jogador do Sporting se perdeu em “ações quase sempre falhadas”.

Ainda assim, o balanço da pausa internacional reforça o estatuto crescente do jovem na Austrália. Irankunda foi titular nos dois encontros frente ao Brasil e voltou a demonstrar algumas das características que têm despertado maior entusiasmo: velocidade, capacidade no um para um, imprevisibilidade e um remate muito forte.


O Sporting optou agora por conceder-lhe algum tempo para recuperar antes de voltar à rotina em Alcochete. Irankunda deverá apresentar-se na próxima semana e terá ainda margem para preparar a deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.


Futebol

Cristiano Ronaldo ou Jesus? Bruno de Carvalho entra na guerra e dá resposta surpreendente

Ex presidente do Sporting considera que existem acontecimentos que não são conhecidos pelo público e que tornam difícil fazer uma avaliação definitiva

Bruno de Carvalho analisou o recente episódio entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional e rejeita que haja um vencedor
Bruno de Carvalho analisou o recente episódio entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional e rejeita que haja um vencedor

02 Out 2026 | 15:51 |

Icon Comentário0

Bruno de Carvalho analisou o recente episódio entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional e rejeita liminarmente a ideia de que o desfecho possa ser encarado como uma vitória para o selecionador ou para o capitão português.


O antigo presidente do Sporting explica que conhece ambos e que está perante duas personalidades fortes, duas pessoas habituadas a decidir, a competir e a defender aquilo em que acreditam. Ainda assim, deixa claro que nunca defendeu que Ronaldo devesse ter tratamento privilegiado ou que o seu passado lhe desse o direito de condicionar as escolhas do treinador.


“Um selecionador escolhe. É essa a sua função. Decide quem joga, quem fica no banco, quem entra, quem sai e até quem não é convocado. Essa autoridade não está, nem deve estar, em discussão. Jorge Jesus disse algo com que concordo, os jogadores são todos iguais, mas têm estatutos diferentes. É exatamente aqui que começa a minha reflexão”, escreveu no 'Bola na Rede'.


B. de Carvalho: "Cristiano não precisava de jogar por decreto. Precisava que o fim, quando ele chegasse, estivesse à altura da história"

Bruno de Carvalho entende que a diferença não deveria estar na titularidade ou nos minutos jogados, mas na forma de gerir uma situação que considera próxima do final: “Não na ficha de jogo. Não no onze inicial. Não no número de minutos. Mas na gestão humana de uma situação que todos sabemos estar próxima do fim. Cristiano não precisava de jogar por decreto. Precisava que o fim, quando ele chegasse, estivesse à altura da história. Então, onde ficou o estatuto diferente? Essa é a pergunta que me permanece”.


Apesar da posição assumida, não coloca toda a responsabilidade do desfecho em Jorge Jesus. O ex dirigente considera que existem acontecimentos e conversas que não são conhecidos pelo público e que tornam difícil fazer uma avaliação definitiva: “Não vejo vencedor nenhum. Vejo a Seleção Nacional perder um dos maiores jogadores da sua história numa circunstância que, seguramente, todos gostaríamos que tivesse sido diferente. Vejo Cristiano Ronaldo abandonar a Seleção sentindo que já não existiam condições para continuar. Não pretendo, por isso, distribuir culpas como se estivesse perante um tribunal. Num conflito há decisões, ações e reações”.

O empresário termina a reflexão recordando a dimensão histórica de Cristiano Ronaldo: "O mais importante é perceber que existem jogadores que representam uma geração, outros que marcam uma época e alguns, raríssimos, que acabam por se tornar parte da identidade futebolística de um país. Cristiano Ronaldo pertence a esse último grupo”.


Futebol

Rui Borges tem quatro problemas na defesa e solução pode estar na equipa B do Sporting

Treinador dos verdes e brancos pode estar a preparar-se para lançar a sexta alteração no sector mais recuado dos leões nesta temporada desportiva

Rui Borges tem uma verdadeira equação para resolver na defesa do Sporting antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro
Rui Borges tem uma verdadeira equação para resolver na defesa do Sporting antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro

02 Out 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

Rui Borges tem uma verdadeira equação para resolver na defesa do Sporting antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro. A uma semana do encontro, o treinador leonino lida com várias condicionantes e ainda não sabe com que linha defensiva poderá contar na Pedreira.


Zeno Debast está confirmado como baixa devido a castigo, enquanto Georgios Vagiannidis recupera de uma lesão muscular e ainda é dúvida para o encontro. Maxi Araújo só regressará a Portugal praticamente em cima do jogo e Ibrahima Ba continua entregue ao tratamento de um problema no joelho direito.


Perante este cenário, a linha defensiva que neste momento ganha mais força é composta por Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Rodrigo Dias. O jovem lateral-esquerdo da equipa B poderá, assim, voltar a ser titular, depois de ter cumprido os 90 minutos na jornada inaugural frente ao Estrela da Amadora.


A utilização de Rodrigo Dias dependerá sobretudo da condição física apresentada por Maxi Araújo. O uruguaio só termina os compromissos internacionais na terça-feira, frente à Índia, depois de uma longa digressão pela Ásia, pelo que Rui Borges poderá optar por não arriscar a sua utilização de início.

No centro da defesa também há margem para alterações. Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio partem como soluções mais seguras, mas Ibrahima Ba continua a trabalhar com o objetivo de recuperar a tempo. O central prossegue o tratamento no ginásio e a estrutura do Sporting mantém esperança de o ter disponível para o encontro com os minhotos.


As sucessivas condicionantes obrigam Rui Borges a mexer novamente numa defesa que já apresentou cinco combinações diferentes em apenas sete jornadas do campeonato. Fresneda surge como opção praticamente certa à direita e, do outro lado, Rodrigo Dias começa a ganhar cada vez mais força.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence Atlético em jogo-treino: Extremo de 14M falhou um penálti
Futebol

Sporting vence Atlético em jogo-treino: Extremo de 14M falhou um penálti

02 Out 2026 | 14:35

Icon Comentário0
Hjulmand continua atento ao Sporting e deixa aviso: “Vai ser difícil, mas…” (vídeo)
Futebol

Hjulmand continua atento ao Sporting e deixa aviso: “Vai ser difícil, mas…” (vídeo)

02 Out 2026 | 10:52

Icon Comentário0
Bomba! Arteta e Flick às turras por papa quilómetros do Sporting
Futebol

Bomba! Arteta e Flick às turras por papa quilómetros do Sporting

02 Out 2026 | 12:52

Icon Comentário0