Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS APROVADA

Direitos audiovisuais passarão a ser centralizados pelo menos a partir de 2028/2029

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Os direitos televisivos do Campeonato Nacional serão centralizados pelo menos a partir da temporada 2028/29. Foi esta a diretriz aprovada pelo Conselho de Ministros, que se realizou na passada quinta-feira, 25 de fevereiro. O diploma prevê a centralização dos direitos audiovisuais (transmissão televisiva e multimédia) a partir de 2028/29, não recusando que, se possível, a mesma possa acontecer mais cedo.


"Foi aprovado o decreto-lei que determina a titularidade dos direitos de transmissão dos campeonatos de futebol da I e II Ligas e estabelece regras relativas à sua comercialização, procurando promover um maior equilíbrio no setor", pode ler-se.


No diploma, é referido que esta decisão surge na sequência “de uma recomendação da Autoridade da Concorrência no sentido de promover a regulamentação do modelo de comercialização dos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos conteúdos associados às competições profissionais de futebol".


Neste sentido, a diretriz indica “que os direitos de transmissão televisiva e multimédia referentes às épocas desportivas subsequentes à época de 2027/2028 sejam objeto de comercialização centralizada, sem prejuízo da possibilidade de os agentes desportivos e os operadores alcançarem um acordo em data anterior, sujeito a aprovação pela Autoridade da Concorrência."

Os clubes terão agora de chegar a acordo quanto à fórmula para calcular a quota parte de cada um. Nas principais ligas europeias, existem vários modelos, com diversos fatores, nomeadamente a classificação, a ‘história’ (troféus conquistados, classificações recentes), média de assistência no estádio, entre outros.



Futebol

JOÃO PEREIRA DEIXA SAUDADES! DESDE A SAÍDA DO TÉCNICO O SPORTING AINDA NÃO VENCEU

Antigo lateral-direito dos leões deixou a sua marca na equipa, que tem dificuldades em encontrar forma

Sub-23 do Sporting empatam com o 1.º de Dezembro
Sub-23 do Sporting empatam com o 1.º de Dezembro

  |

Icon Comentário0

Desde a saída de João Pereiro do cargo de treinador principal da equipa sub-23 do Sporting os leões ainda não sentiram o sabor da vitória. Este sábado, dia 20 de julho, os jovens verdes e brancos não foram além da igualdade a uma bola diante do 1.º de Dezembro, num encontro disputado no Estádio do Alcochetense.


O encontro começou da melhor forma para o Sporting, com Francisco Canário a colocar os leões na vantagem no início do duelo. Todavia, o tento do avançado foi mesmo o único dos verdes e brancos, que se deixaram empatar na segunda metade do desafio.


Desde que Pedro Coelho assumiu o comando técnico dos leões, substituindo João Pereira, entretanto promovido à equipa B, conseguiu três empates distintos, frente ao Mafra, ao Torreense e agora diante do 1.º de Dezembro. Os resultados em nada são brilhantes e imperam por uma resposta no próximo encontro.


Pedro Coelh tem agora como adjuntos Paulo Carvalho, Pedro Cruz e Daniel Almeida. Dário Ezequiel será o treinador de guarda-redes, acompanhado de André Gonçalves (analista), Tomás Azevedo (preparador físico) e Diogo Soares (fisioterapeuta).

Os jovens leões continuam a preparar a nova época e ficaram recentemente a conhecer o calendário da primeira fase da Liga Revelação. A equipa de sub-23 do Sporting competirá na série B, que irá decorrer entre 6 de agosto e 17 de dezembro, sendo que vai haver dérbi frente ao Benfica a 20 de agosto.



Futebol

VENDA MILIONÁRIA DO SPORTING À PREMIER LEAGUE 'CALA BOCAS', ASSINA OBRA DE ARTE DE CALCANHAR E BISA EM DOIS MINUTOS

Apesar da época oficial ainda não estar em curso, atleta mostrou estar pronto para encarar 2024/2025

Chermiti brilha ao serviço do Everton
Chermiti brilha ao serviço do Everton

  |

Icon Comentário0

Após uma primeira temporada pouco brilhante no Everton, Youssef Chermiti está a dar sinais bastante positivos na pré-temporada de 2024/2025. O avançado português apontou um bis em dois minutos diante do Sligo Rovers, na passada sexta-feira, dia 19 de julho, resgatando um empate a três bolas.


Após estarem a perder por 2-0 ao intervalo, Sean Dyche realizou várias alterações nos toffees, fazendo entrar Chermiti em função da saída de Calvert-Lewin. As mudanças deram resultado, com Holgate a reduzir a desvantagem ao minuto 54. Todavia, apenas três minutos depois, o Sligo Rovers voltaria aos dois tentos de vantagem.


Foi preciso esperar até ao minuto 84 para voltar a ver um golo, que surgiu por intermédio de Chermiti, finalizando um cruzamento rasteiro com um golpe de calcanhar. A inspiração individual do ex Sporting não ficaria por aqui e dois minutos depois iria empatar o duelo com um remate de fora de área, após driblar um adversário com muita facilidade.


Na última temporada, relembre-se, Youssef Chermitiavaliado em 9 milhões de euros – alinhou em 22 partidas pela equipa principal do Sporting, onde marcou três golos e fez duas assistências, antes de se mudar de armas e bagagens para a Premier League.

No mercado de verão de 2023, o avançado de 19 anos rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em Inglaterra, leva quatro golos em três jogos pelo escalão secundário dos toffees e ainda não marcou, em 20 partidas disputadas na equipa principal.



Futebol

CARLOS BARBOSA DA CRUZ, ADEPTO DO SPORTING, SOBRE POSIÇÃO DO BENFICA QUANTO AOS DIREITOS TELEVISIVOS: “FORAM DESAJEITADOS”

Conhecido simpatizante do emblema verde e branco escreveu mais um artigo opinativo para o Record

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz, advogado, escritor e conhecido adepto do Sporting, criticou a posição do Benfica depois de, num outro artigo, já ter alertado a CMVM para as contas do Porto. Desta vez aborda questão da centralização da negociação dos direitos televisivos no que toca às transmissões de jogos do futebol português.


“Estamos perante uma preocupação redistributiva. A indigência competitiva das nossas equipas na Liga Conferência, é, entre outras coisas, uma questão de meios, que urge retificar, a bem do ranking do nosso futebol, pelo que entendo essa perspetiva. Os clubes maiores já fizeram saber – O Benfica de forma particularmente desajeitada – que não abdicam de receber pelo menos o que já recebem”, começou por referir.


“Se não houver dinheiro que chegue para acomodar os diversos interesses em liça, difícil se torna acertar um modelo que reúna consenso. Até maio de 2026, a Liga e a Federação têm de apresentar ao Governo uma proposta de centralização que agrade à Autoridade da Concorrência; se não o fizerem será o Governo a decidir”, continuou o advogado.


“Como nestes assuntos de invasão tutelar da esfera da iniciativa privada, o Governo decide quase sempre mal – vide o caso da TAP – melhor será que os clubes se entendam. A nossa Liga tem apenas doze jogos de relevante interesse competitivo e luta num mercado onde há muita e melhor oferta; será um desafio verdadeiramente homérico”, terminou.

Carlos Barbosa da Cruz detalhou este artigo como “O nó górdio da centralização” sendo que, é de notar que ainda chegou a sublinhar que a Autoridade da Concorrência se preocupada com o “funcionamento das regras da sã concorrência” e que se igual ao modelo aplicado em Espanha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


NOVO RIVAL PORTUGUÊS! SAIBA QUEM É O PRÓXIMO LUSO A TORNAR-SE ADVERSÁRIO DE CRISTIANO RONALDO NA ARÁBIA SAUDITA
Futebol

NOVO RIVAL PORTUGUÊS! SAIBA QUEM É O PRÓXIMO LUSO A TORNAR-SE ADVERSÁRIO DE CRISTIANO RONALDO NA ARÁBIA SAUDITA

 

Icon Comentário0
SEM CRISTIANO RONALDO, AL NASSR VENCE HISTÓRICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS COM GOLAÇO DE OUTRO MUNDO
Futebol

SEM CRISTIANO RONALDO, AL NASSR VENCE HISTÓRICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS COM GOLAÇO DE OUTRO MUNDO

 

Icon Comentário0
DESENVOLVIMENTOS NO NEGÓCIO POR ANDRÉ: MÉDIO NA LISTA DO SPORTING PODE ESTAR POR HORAS
Futebol

DESENVOLVIMENTOS NO NEGÓCIO POR ANDRÉ: MÉDIO NA LISTA DO SPORTING PODE ESTAR POR HORAS

 

Icon Comentário0