Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

CHEGAR, VER E VENCER?

Leões do basquetebol estão em primeiro da LPB Placard e nas meias-finais da Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O basquetebol sénior masculino leonino regressou esta temporada ao Clube. Depois do fim em 1994/95 e do recomeçar da modalidade em 2012/13, com os escalões mais baixos de formação e equipas de sub-19 e sénior femininos, os leões estão este ano a ter uma temporada quase perfeita.


O primeiro treino deste regresso foi a 20 de agosto e desde aí os leões já realizaram mais de uma centena de treinos e 29 jogos, dos quais 24 oficiais. São 26 vitórias e três derrotas, sendo que se as contas foram apenas nos jogos oficiais são 22 vitórias e duas derrotas.


Na LPB Placard, principal campeonato português, a equipa orientada por Luís Magalhães só vacilou num jogo, o dérbi eterno na luz, no qual foram derrotados por 85-79. A partir daí, são 16 vitórias consecutivas, o que dá a liderança na competição a cinco jogos do fim da fase regular.


Os leões têm a margem de erro de um jogo e dois jogos mais complicados do que os restantes: a deslocação ao terreno da equipa bicampeã nacional, a UD Oliveirense e, logo na semana seguinte, a receção ao FC Porto. Tendo em conta o nível apresentado não seria estranho vencer os cinco jogos em falta, mas só dentro de campo se vê favoritismos.

O plantel de Luís Magalhães sofreu recentemente a saída de Demetric Austin e fica, assim, com apenas quatro estrangeiros até ao final da temporada, ainda que exista uma possibilidade algo remota de Brandon Nazione ainda poder jogar esta temporada.


O treinador leonino, um dos melhores treinadores portugueses, já conquistou vários títulos, e este ano quer conquistar mais, como já por diversas vezes referiu. Magalhães teve de montar um plantel do zero e até agora está a ter muito sucesso. Os leões recrutaram dois dos três melhores jogadores estrangeiros da UD Oliveirense – Williams e Ellisor -, dois estrangeiros que já tinham jogado juntos (Ty Toney e Nazione) e Abdul-Malik Abu, um poste mais atlético do que físico. Além disso, trouxeram dois jogadores a jogar no campeonato universitário norte-americano (Amiel e Cândido Sá), além de jogadores internacionais portugueses (Fonseca, Catarino, Ventura ou Araújo), a esta lista junta-se ainda João Fernandes, vindo da Ovarense, e que tem sido uma das boas surpresas da equipa. Por fim, juntam-se três jovens promessas (Manjate, Cruz e Embaló) que têm jogado mais na equipa satélite – Academia do Lumiar, da Proliga –, do que na equipa principal.

Nas outras competições, os leões caíram nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, ao serem derrotados, após prolongamento, pela Oliveirense, que viria a vencer a competição. Já na Taça de Portugal a equipa verde e branca apurou-se ontem, dia 4 de março, para a final-four, ao bater a Oliveirense após prolongamento (LER AQUI). Os jogos decisivos vão ser em Odivelas nos dias 21 e 22 de março.

O Sporting CP ainda não ganhou nada esta temporada, é um facto, mas tem sido uma equipa muito consistente e que pode vencer qualquer jogo em Portugal, mesmo contando, novamente, com menos um estrangeiro do que os rivais diretos. Março pode ficar marcado por este regresso aos títulos, algo que não acontece desde 1985/86, ano em que os leões foram vencedores da segunda divisão nacional. O último campeonato principal foi conquistado em 1981/82 e a última Taça de Portugal data de 1979/80.


Modalidades

Frederico Varandas assegura jogador que fez a vida negra ao Sporting

Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca

Frederico Varandas assegura contratação de jogador que fez a vida negra ao Sporting, na temporada passada
Frederico Varandas assegura contratação de jogador que fez a vida negra ao Sporting, na temporada passada

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.


Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.


Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.


Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.

Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul. 



Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting traça futuro a Isaiah Armwood

Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada

Exclusivo Leonino - Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas pelo Sporting e está de saída
Exclusivo Leonino - Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas pelo Sporting e está de saída

  |

Icon Comentário0

Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.


Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão. 


O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.


Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.

Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.



Modalidades

Ex Sporting sagra-se campeão pelo Benfica depois de ajudar a derrotar Porto

Antigo jogador do emblema verde e branco participou no encontro e conquistou segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz

Antigo jogador do Sporting participou no encontro frente ao Porto e ajudou a conquistar o segundo campeonato consecutivo ao serviço do Benfica
Antigo jogador do Sporting participou no encontro frente ao Porto e ajudou a conquistar o segundo campeonato consecutivo ao serviço do Benfica

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica venceu, este domingo, 15 de junho, o Porto, por 93-71, e sagrou-se tetracampeã da modalidade. Daniel Relvão, antigo jogador do Sporting, participou no encontro e conquistou o segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz.


Vindos de uma derrota no terceiro jogo na final, os encarnados entraram melhor na partida, acabando por se destacar no marcador e distanciando-se dos dragões nos minutos iniciais (21-19). No segundo parcial, as águias voltaram superiorizar-se e o resultado ao intervalo era favorável às águias (49-28).


No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica continuou por cima do rival azul e branco e, no terceiro quarto, permitiram uma ligeira aproximação (51-69). No quarto parcial, a turma de Norberto Alves conseguiu distanciar-se e volta a vencer o título.


Os encarnados reforçaram a liderança do ranking de vencedores da competição nacional com 31 títulos, contra 12 do Porto e nove do Sporting - que já tem um reforço garantido para 2025/26. O último título de campeão do emblema verde e branco aconteceu na temporada de 2020/21, sob comando técnico de Luís Magalhães.

Daniel Relvão esteve apenas uma temporada no Clube de Alvalade, tendo conquistado três títulos: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Participou em 41 jogos pelo Sporting e terminou a época desportiva de 2021/22 com a média de 4,6 pontos por partida.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair
Modalidades

Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair

 

Icon Comentário0
Negócio fechado! Embaló vai ser reforço do Sporting; Extremo chega a acordo com Varandas
Modalidades

Negócio fechado! Embaló vai ser reforço do Sporting; Extremo chega a acordo com Varandas

 

Icon Comentário0
Extremo está de regresso ao Sporting, após empréstimo ao sétimo classificado da Liga
Modalidades

Extremo está de regresso ao Sporting, após empréstimo ao sétimo classificado da Liga

 

Icon Comentário0