
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O jogo entre Sporting CP e CD Tondela realiza-se esta quinta-feira, 18 de junho, pelas 21h15, no Estádio José Alvalade. Em partida relativa à 27.ª jornada da Liga NOS, leões e tondelenses medem forças apenas pela 10.ª vez, com o histórico a ser favorável à turma de Alvalade.
No jogo em que o Sporting CP vai tentar saltar para o terceiro lugar (LER AQUI), o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o duelo entre Sporting CP e Paços de Ferreira:
Leões tentam melhor série da temporada em Alvalade
Após a vitória diante do Paços de Ferreira, o conjunto de Rúben Amorim igualou a melhor série da temporada: seis vitórias caseiras consecutivas. Agora, frente aos tondelenses, os leões tentarão somar o sétimo triunfo e, assim, continuar o assalto ao terceiro lugar da Liga NOS.
Sporting CP é a terceira melhor equipa da Liga NOS a jogar em casa
No Estádio José Alvalade, os leões são a terceira melhor equipa da Liga NOS, tendo somado 27 pontos em 13 jogos. Perante os seus adeptos, os únicos desaires verdes e brancos aconteceram diante do SL Benfica (0-2), FC Porto (1-2), FC Famalicão (1-2) e Rio Ave (2-3). Quanto à diferença de golos, o Sporting CP marcou 20 golos e sofreu 12.
CD Tondela não perde há três jogos
Atualmente no 14.º lugar da Liga NOS, com 29 pontos, o CD Tondela ainda não garantiu a permanência. Porém, nos últimos três jogos, os beirões registaram uma vitória e dois empates: CD Aves (2-0), SL Benfica (0-0) e Boavista (1-1).
CD Tondela é mais perigoso fora de portas
Um dos dados mais curiosos relativamente à equipa do CD Tondela é de que, ao longo da temporada, conseguiu melhores resultados fora de portas do que perante os seus adeptos. Em casa, os tondelenses são a 17.ª pior equipa da Liga NOS, com apenas 11 pontos somados em 13 jogos. No entanto, como forasteiros, os beirões têm o nono melhor regista do Campeonato Nacional, com 18 pontos em 13 jogos.
CD Tondela só perdeu por uma vez no Estádio José Alvalade
Sporting CP e CD Tondela já se defrontaram por quatro vezes no Estádio José Alvalade e só por uma ocasião é que os leões levaram a melhor sobre os tondelenses. A 16 de setembro de 2017, os rapazes de verde e branco, então orientados por Jorge Jesus, venceram os beirões por 2-0, com golos de Mathieu e Bruno Fernandes. Nos restantes três jogos, registaram três empates.
Na última temporada, o resultado foi um empate a uma bola, com Bruno Fernandes a inaugurar o marcador logo aos seis minutos. Porém, aos 67 minutos, Tomané reestabeleceu o empate, que haveria de ser o resultado final.
Recorde-se que o Sporting CP está, atualmente, no quarto lugar da Liga NOS, com 46 pontos, em igualdade com o SC Braga.
Apresentador televisivo e adepto do Clube de Alvalade recorda momento marcante da temporada da equipa verde e branca e pede que se tomem medidas
|
Jorge Gabriel ficou muito insatisfeito pela forma como Ruben Amorim saiu do Sporting para o Manchester United, em novembro de 2024. Em declarações exclusivas ao Leonino, o adepto do Clube de Alvalade pede que se regulamentem “urgentemente” as saídas dos treinadores a meio da temporada e deixa ainda rasgados elogios ao trabalho realizado por Rui Borges desde que chegou ao comando dos leões.
Jorge Gabriel: "Saída de Amorim? Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época"
“Sabemos exatamente em que estado ficou o Sporting quando Ruben Amorim saiu. Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época. E foi notório a profunda desilusão com que os jogadores do Sporting ficaram. Percebia-se no semblante dos jogadores que não havia alegria em jogar futebol, porque o desapontamento foi mais que muito”, começa por afirmar.
O apresentador fala em regras diferentes para técnicos e atletas: “Se os jogadores de futebol não podem sair quando lhes apetece, o mesmo deve aplicar-se aos treinadores e a qualquer elemento da equipa técnica de uma equipa de futebol. Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa, para ir treinar outra, seja em que campeonato for. Até para ganhar menos dinheiro, não é isso que está em causa. É apenas porque isto não pode ser ao sopro do ‘me apetece’. Isto tem que ser regulamentado e urgentemente”.
Jorge Gabriel: "Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa"
Jorge Gabriel lembra a forma como o Clube de Alvalade contratou Ruben Amorim ao Braga, em março de 2020: “Também não fiquei satisfeito, e digo-o como amante do desporto, com aquilo que o Sporting fez ao Braga. Ou seja, nas costas dos outros vejo as minhas. E se não gostei daquilo que o Sporting fez ao Braga, naturalmente também não fiquei satisfeito com aquilo que ocorreu entre o Sporting e o Manchester United”.
Por outro lado, elogia a forma como Rui Borges - que vai promover alterações no lote de capitães - assumiu a liderança dos verdes e brancos, em dezembro passado, e faz um balanço muito positivo: “Mesmo que o Sporting não tivesse sido campeão e ganho a Taça de Portugal, aquilo que Rui Borges fez é de extremo valor. Quando chegou, o Sporting esteve no fio da navalha, quer no campeonato, quer na Taça. E a gestão do balneário pós-Rubem Amorim foi muito ingrata para João Pereira, mas também foi muito ingrata para Rui Borges”.
A terminar, Jorge Gabriel lembra a “onda inusitada de lesões a que o Sporting foi acometido”, ao longo da época, e “que Rui Borges foi gerindo da melhor forma que soube”: “Lembre-se que Gyokeres esteve imenso tempo fora, Pedro Gonçalves esteve meses fora, Nuno Santos e Daniel Bragança ainda estão fora e Morita esteve intermitente. São jogadores que fazem a diferença. Portanto, aquilo que este Sporting foi capaz, face às suas circunstâncias, foi muito acima daquilo que era expectável que o Sporting conseguisse”, termina.
Futebolista, que tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube de Alvalade neste mercado de verão, recorda festejos no Marquês de Pombal
|
A boa campanha da equipa B, que subiu ao segundo escalão, permitiu ao Sporting ter dois jogadores no onze ideal da Liga 3: o guarda-redes Diego Callai e o extremo Afonso Moreira, que foram premiados numa cerimónia na Cidade do Futebol. O atleta, que esteve muito perto de rumar ao Lyon, não esquece a conquista do título.
Afonso Moreira: "Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti"
“Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti”, realçou, lembrando a importância da Liga 3 na sua evolução: “Comecei a jogar neste escalão com 17 anos, foi logo um choque jogar contra homens. Mas ajudou-me a desenvolver o meu jogo e foi onde consegui mostrar aos treinadores Ruben Amorim e Rui Borges que podia jogar na equipa principal", referiu.
O extremo de 20 anos do Sporting tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube neste mercado de verão, mas a inesperada despromoção administrativa do clube francês para a segunda divisão está agora a lançar sérias dúvidas sobre a concretização do negócio.
Os leões receberiam cerca de dois milhões de euros por uma parte do passe do jogador, mantendo ainda uma percentagem significativa de uma futura venda. O jovem extremo, com contrato até 2028, estava preparado para assinar um vínculo de cinco temporadas com os franceses, numa transferência que o colocaria a competir no exigente contexto da Ligue 1.
Diego Callai: "A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores"
Na mesma cerimónia, Diego Callai, que foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3, relembrou a temporada de altos e baixos: “A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores. Mas faz parte do processo”, salientou, recordando também os três treinadores que teve na época: João Pereira, Pedro Coelho e João Gião: “Estivemos sempre de braços abertos para ouvir novas ideias”, assegurou.
Fulham, clube orientado pelo técnico português que passou pelo emblema verde e branco, apresentou uma proposta pelo atleta que está na mira dos leões
|
Rômulo Cardoso, avançado que alinha nos turcos do Goztepe, interessa ao Fulham. O clube orientado por Marco Silva apresentou uma proposta ao emblema turco na ordem dos 16 milhões de euros pelo atleta que está na mira do Sporting, mas a proposta foi prontamente rejeitada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe exige mais de 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.