Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O VITÓRIA SC – SPORTING CP

Leões e vimaranenses defrontam-se, este sábado, pelas 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Nov 2020 | 12:13 |

Icon Comentário0

A equipa principal de futebol do Sporting CP defronta, este sábado, pelas 20h30, o Vitória SC. Em jogo relativo à sétima jornada da Liga NOS, os leões vão tentar somar a quarta vitória consecutiva na prova e defender, assim, a liderança do campeonato. Em mais um dia de Sporting CP, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre o duelo entre a turma de Alvalade e a equipa da cidade berço.

  • Melhor ataque frente à melhor defesa
O jogo deste sábado entre Sporting CP e Vitória SC colocará frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da Liga NOS. Em seis jogos, os leões marcaram um total de 15 golos, sendo, a par com FC Porto e SL Benfica, a equipa com maior produção ofensiva do campeonato. Curiosamente, do outro lado, estará o setor defensivo que menos golos sofre. Em seis partidas realizadas, o Vitória SC sofreu apenas três golos.
  • Sporting CP tenta ´engatar´ quarta vitória consecutiva
Apesar da eliminação precoce da Liga Europa, frente ao LASK Linz, os leões estão a realizar um excelente arranque de temporada no que diz respeito à Liga NOS. Atualmente na liderança isolada do campeonato, com 16 pontos, os comandados de Amorim vão numa série de três vitórias consecutivas: CD Santa Clara (2-1), Gil Vicente FC (3-1) e CD Tondela (4-0). Em Guimarães, os leões vão tentar somar a quarta vitória consecutiva, algo que ainda não conseguiram na presente temporada. https://www.youtube.com/watch?v=2N4ma3e1ijU
  • Fora de portas, leões só sabem vencer
Contrariamente ao que sucedia em temporadas anteriores, o Sporting CP tem demonstrado uma eficácia tremenda a jogar fora de portas. Em 2020/21, os leões realizaram três jogos fora de Alvalade e a verdade é que só ´souberam´ vencer: FC Paços de Ferreira (2-0), Portimonense SC (2-0) e CD Santa Clara (2-1). Em três duelos fora, a turma de Alvalade marcou seis golos e sofreu apenas um, sendo, a par precisamente com o Vitória SC, a melhor defesa da Liga NOS nesse dado estatístico. https://www.youtube.com/watch?v=sdZvSeLDRSc
  • Leão não vence em Guimarães há duas temporadas
O Sporting CP já realizou 84 jogos no reduto vimaranense e regista um saldo positivo: 42 vitórias, 24 empates e 18 derrotas. Contudo, nas últimas duas temporadas, os leões não conseguiram um triunfo no Estádio D. Afonso Henriques. Em 2019/20, naquele que foi o primeiro jogo após o retomar da Liga NOS, o conjunto de Rúben Amorim empatou a duas bolas, com um bis de Andraž Šporar. O último triunfo verde e branco no Minho data de 19 de agosto de 2017. Em jogo relativo à jornada cinco da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus venceram por 5-0, com golos de Bruno Fernandes (2), Bas Dost (2) e Adrien Silva. https://www.youtube.com/watch?v=ELdimEP0q4I
  • Vimaranenses com altos e baixos
Apesar de ocupar o sexto lugar da Liga NOS, com 10 pontos em seis jogos, o Vitória SC está a ter um início de época bastante conturbado. Os vimaranenses começam por ser orientados pelo antigo internacional português, Tiago, mas os resultados não foram os melhores. Nos três primeiros jogos, o conjunto da cidade berço somou uma vitória, um empate e uma derrota, algo que ditou a mudança no comando técnico, com João Henriques a assumir os comandos. Desde então, também em três duelos, o Vitória SC registou duas vitórias (Boavista, por 1-0, e Gil Vicente FC, por 2-1) e uma derrota no dérbi do Minho (SC Braga, 0-1). O Sporting CP ocupa, atualmente, o primeiro lugar da Liga NOS, com 16 pontos, mais um do que o eterno rival, SL Benfica, com 15 pontos.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Vice-Presidente do Sporting faz confissão preocupante sobre o mercado: "Muito difícil"

Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Clube de Alvalade, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências dos leões

Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Sporting, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências
Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Sporting, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências

10 Out 2025 | 18:22 |

Icon Comentário0

Francisco Salgado Zenha confessou que foi muito difícil para o Sporting contratar jogadores na última janela de transferências de verão, e alertou para a crescente competitividade no mercado do futebol - Frederico Varandas também falou deste assunto. O Vice-Presidente verde e branco, responsável pela pasta financeiro do Clube, esteve presente no Football Summit, onde abordou o assunto.


"Se calhar é muito óbvio, já está a acontecer, mas quero ressalvar isto: se forem ver o que aconteceu neste mercado de verão, foi muito difícil contratar. Estivemos a resistir para vender e tivemos dificuldades em contratar. É um sinal de que o mercado europeu e os clubes lá fora já estão a entrar nesse patamar em que não precisam de vender também", começou por explicar o CFO do Sporting, que esteve presente num painel com os homólogos de Benfica e Porto.


Francisco Salgado Zenha prosseguiu na sua análise: "Então a contratação vai tornar-se cada vez mais difícil. A situação financeira dos clubes europeus está cada vez mais robusta. Ou nós em Portugal caminhamos nessa linha de robustez, ou vamos ter mais dificuldade em acompanhar os nossos concorrentes lá fora".


"Temos de pensar na centralização de direitos e fazê-la de forma eficiente. Temos de pensar que quando a fizermos, sim, solidariedade, mas cuidado, porque se baixarmos todos os nível e os três grandes baixarem o nível, não vamos ganhar pontos nas competições europeias, não vamos estar lá e estaremos na Conference League. Teremos muito cuidado para neste bolo fazer uma distribuição eficiente. Associado a este bolo, o controlo financeiro. É absolutamente crítico para dar credibilidade lá para fora", atirou, de seguida, falando em soluções para o problema financeiro dos emblemas nacionais.

O Vice-Presidente do Sporting terminou, com uma palavra sobre o futuro: "Nós já sabemos que gerimos bem o futebol. Se virem a balança comercial da transferência de jogadores, já toda a gente sabe que Portugal vende muito bem, gere muito bem, desenvolve bem jogadores, contrata e sabe vender. Não é por acaso que somos a 20.ª ou 21.ª economia europeia e nos últimos anos sempre a lutar pelo 6.º lugar. Há alguma coisa que fazemos bem. O que não podemos perder o comboio é que o futebol está, e com o contributo de investimento privado, sobretudo de americanos, a ir para o próximo passo".



Futebol

Bruno Fernandes fala de Ruben Amorim e lembra... O Sporting: "O risco é..."

Capitão dos red devils, onde é orientado pelo antigo treinador verde e branco, fez a antevisão da partida da Seleção Portuguesa e não esqueceu os leões

Bruno Fernandes, orientado por Ruben Amorim, fez a antevisão da partida da equipa das quinas e não esqueceu o Sporting
Bruno Fernandes, orientado por Ruben Amorim, fez a antevisão da partida da equipa das quinas e não esqueceu o Sporting

10 Out 2025 | 17:36 |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes confessou não ter problemas com as novas funções que tem no Manchester United, sob o comando de Ruben Amorim, e relembrou que já as cumpriu anteriormente, quando estava ao serviço do Sporting, com o técnico Jorge Jesus - que falou, recentemente, de Cristiano Ronaldo.


O capitão da equipa do Manchester United foi o escolhido para falar com os jornalistas na conferência de imprensa de antevisão ao jogos entre as Seleções de Portugal e da Irlanda. Foi questionado acerca do papel mais recuado que tem agora nos red devils, e lembrou os tempos que passou no Sporting.


"Gosto de jogar futebol, independentemente da posição, vou fazer o melhor. Toda a gente tem posições preferidas. Num espaço com muita qualidade tens de adaptar", começou por explicar Bruno Fernandes, revelando não ter problema com as novas funções atribuídas por Ruben Amorim no Manchester United.


Bruno Fernandes prosseguiu: "Fiz estas posições com Jorge Jesus no Sporting. Quando vês de frente consegues encontrar mais espaços, o risco é menor. Quando jogo a 10 o objetivo é criar jogadas, finalizar. Adapto-me àquilo que é jogo coletivo. O mais importante é ganhar, quero jogar o melhor possível".

O médio, que foi capitão verde e branco, teve ainda tempo para falar de Nuno Mendes, que deixou os leões e que hoje brilha no campeão europeu: "Apanhei-o no Sporting, faz uma pré-época. Sempre foi um miúdo envergonhado e extrovertido. Está nas bocas do mundo pela qualidade. Não me cabe a mim decidir se é o melhor do mundo. Temos muitos jogadores de alto nível. Os jogadores do PSG tiveram uma grande época. Infelizmente para nós nenhum conseguiu levar o título de melhor do mundo. Mas o facto de lá estarem é um motivo de orgulho para todos os portugueses. São jogadores de um nível extremamente alto".


Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Bruno Fernandes no Sporting:


Futebol

Rui Borges dá boas notícia a estrela da equipa B do Sporting

Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens do conjunto secundário foram destaque

Rui Borges orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens da equipa secundário do Sporting foram destaque
Rui Borges orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens da equipa secundário do Sporting foram destaque

10 Out 2025 | 15:59 |

Icon Comentário0

Rui Borges chamou Rayan Lucas à sessão de treino da equipa A do Sporting, esta sexta-feira, dia 10 de outubro. Os leões continuam a preparação para a difícil série de jogos que vai acontecer assim que a pausa para seleções FIFA terminar.


Rayan Lucas tinha estado afastado dos trabalhos do Sporting, em virtude da sua participação no Mundial sub-20, ao serviço da seleção Brasileira. O antigo jogador do Flamengo viu a sua equipa nacional ser afastada na fase de grupos do torneio intercontinental, e está de volta a Alcochete, já integrado nos trabalhos do conjunto verde e branco - o médio também recebeu boas notícias de Rui Borges recentemente.


De resto, Rui Borges chamou mais oito jogadores da equipa B do Sporting, para colmatar as 15 ausências no plantel verde e branco, dos jogadores que se encontram ao serviço das Seleções, a maior parte deles a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.


Os oito jogadores chamados por Rui Borges foram os seguintes: os defesas Rômulo, José Silva e Rodrigo Dias; os médios Rafael Besugo, Kauã Oliveira e Samuel Justo; e os atacantes Paulo Cardoso e Rafael Nel (para além do já mencionado Rayan Lucas).

O treino decorreu normalmente, com a particularidade de ter acontecido no relvado do campo Aurélio Pereira, uma vez que o relvado está a ser substituído na ala profissional da Academia, onde a equipa de Rui Borges costuma treinar. Vale ainda referir que os leões vão disputar um jogo, à porta fechada, contra um clube de Lisboa, na manhã do próximo sábado, 11 de outubro. 


Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Rayan Lucas no Sporting B:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga
Futebol

Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga

10 Out 2025 | 12:21

Icon Comentário0
Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos
Futebol

Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos

10 Out 2025 | 11:58

Icon Comentário0
Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”
Futebol

Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”

10 Out 2025 | 11:46

Icon Comentário0