Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Está terminada a quinta jornada da Liga dos Campeões e a derrota do Sporting veio baralhar as contas para o lado de Alvalade no novo formato que usa uma 'fase Liga' - e que se estreia nesta edição da prova milionária - e onde um desaire pode ditar a queda de alguns lugares na tabela feita por 36 equipas.
Os leões, que ocupavam a segunda posição da classificação à entrada para esta ronda, e comandavam um grupo de equipas com menos dois pontos que o Liverpool, desceram para o décimo lugar - fora da zona de apuramento direto. Há sete equipas com 10 pontos - os verdes e brancos são uma delas - situadas entre o sexto e o décimo segundo lugar, sendo que a décima posição é fruto da diferença entre os golos marcados e sofridos.
Restam, agora, apenas três jogos para concluir esta fase inicial de uma Liga dos Campeões onde se estreia um novo formato. Para o Clube de Alvalade, são duas deslocações e um jogo perante o seu público a terminar: os leões vão à Bélgica defrontar o Club Brugge na próxima jornada; depois vão à Alemanha para jogar com o Leipzig na sétima jornada; e recebem, em Lisboa, os italianos do Bolonha, na oitava e última jornada.
Quanto aos próximos adversários do Sporting até à próxima fase, há boas notícias para João Pereira, pelo menos em teoria: todos eles estão bem abaixo dos leões na tabela classificativa. O Club Brugge ocupa a vigésima segunda posição, com sete pontos; o Leipzig está no trigésimo quarto lugar, e é uma de três equipas que ainda não pontuaram; o Bolonha está uma posição acima dos alemães, com apenas um ponto somado até ao momento.
Relembrar que, neste novo formato da Liga dos Campeões, as equipas que terminarem entre a primeira e a oitava posição após oito jogos disputados estão diretamente apuradas para os oitavos de final da prova. Por outro lado, as equipas que estiverem posicionadas entre o nono e o vigésimo quarto lugar, jogam um play-off de apuramento para a fase seguinte.
Equipa que jogará no Estádio José Alvalade na última jornada da prova milionária voltou a não vencer em mais uma ronda da competição
|
0O Bolonha, que vai defrontar o Sporting na oitava jornada da Liga dos Campeões, voltou a perder na competição, desta vez frente aos franceses do Lille, na última quarta-feira, dia 27 de novembro, por 2-1. Com este resultado, a equipa italiana ocupa o 33.º lugar, praticamente com a eliminação confirmada nesta fase.
No Stadio Renato Dall’Ara, o Bologna começou a partida com grande intensidade e chegou a balançar as redes à passagem pelos cinco minutos de jogo, num lance finalizado pelo neerlandês Thijs Dallinga. Contudo, o golo foi anulado devido a posição irregular.
Apesar do bom início da equipa italiana, foi o Lille quem assumiu o controlo do jogo no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Jonathan David aproveitou uma distração na defesa adversária para servir Ngalayel Mukau, que, numa jogada de insistência, abriu o marcador para os franceses mesmo antes do intervalo.
Na segunda parte, o Bologna entrou determinado e conseguiu igualar a partida com um golo de Jhon Lucumí. No entanto, a inspiração de Mukau voltou a fazer a diferença: aos 66 minutos, o jogador francês bisou e devolveu a liderança ao Lille. A equipa da casa tentou reagir e pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu inverter o resultado.
Recordar que o Sporting receberá o Bolonha no dia 29 de janeiro de 2025, no Estádio José Alvalade. Este encontro poderá ser decisivo, mas, devido à classificação atual da equipa portuguesa e da formação italiana, é muito provável que ambos já tenham o seu destino definido.
Jogador da formação do Clube de Alvalade falou sobre a derrota da turma de João Pereira com o Arsenal, para a prova milionária
|
0Nani, jogador da formação do Sporting, abordou o momento dos verdes e brancos, logo após o desaire da equipa de João Pereira frente ao Arsenal, por 5-1, válido para a quinta jornada da Liga dos Campeões. O agora avançado do Estrela da Amadora mostrou que continua a acreditar na turma leonina apesar do resultado.
"O Sporting tem vindo a fazer uma excelente época, com excelentes jogadores. Tem uma estrutura muito consistente, sabem o que estão a fazer. É um momento difícil, mudaram de treinador, é uma fase de adaptação, mas acredito que o sucesso vai manter-se, as bases já estão lá, têm talento e qualidade para continuar a ganhar", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
Quando questionado sobre se este resultado foi um 'acidente de percurso', o internacional português não hesitou: "Não é um acidente, foi um jogo e não foi contra uma equipa qualquer, foi contra o Arsenal. No futebol, acontecendo um erro, tudo pode mudar e podem acontecer muitos golos, foi o que aconteceu", atirou, antes de analisar o peso que o mesmo poderá ter na equipa.
"Pode ser algo positivo. As grandes equipas, quando estão habituadas a vencer sempre, por vezes precisam de um momento que lhes dê um clique, para perceberem que não são tudo maravilhas. A qualquer momento, pode acontecer uma derrota, e este pode ser um 'abre-olhos' para continuarem a trabalhar no máximo, para não se relaxarem, porque o campeonato ainda é longo e há muito para se batalhar", vincou.
Por fim, Nani comentou o impacto da mudança de Ruben Amorim para João Pereira e se a mesma pode ser um "descalabro": "Não, não penso assim. Qualquer equipa que está habituada a um treinador, a ganhar e a ouvir uma voz, a mudança pode, no início mexer com alguns jogadores, com a estrutura. Mas a maneira de jogar vai ser a mesma, já deviam estar a preparar o João Pereira há algum tempo, acredito que vai ter sucesso também, é uma questão de tempo", rematou.
Futebolista acabou por pregar um susto à equipa técnica de João Pereira ainda no decorrer do encontro frente ao Arsenal, no Estádio José Alvalade
|
0Marcus Edwards terminou a primeira parte do encontro entre Sporting e Arsenal a coxear da perna esquerda, o que causou alguma incerteza junto do banco dos leões. Ainda assim, nada parece ter passado de um susto que já não está a preocupar a equipa técnica leonina.
No regressou dos leões aos trabalhos, após o encontro frente aos gunners, o 'camisola 10' - que foi titular no encontro, sendo substituído aos 68 minutos -, integrou o grupo que realizou recuperação ativa, no regresso do Sporting à Academia Cristiano Ronaldo, não precisando de atenção do departamento médico.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 18 milhões de euros – participou em nove encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 301 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 117 encontros, marcou 23 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.