Futebol
Estrela do Arsenal lesiona-se e confronto com o Sporting na Liga dos Campeões está em risco: "Pareceu grave"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A turma secundária do Sporting recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por uma bola a zero, num jogo particular realizado na passada terça-feira, 6 de fevereiro, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Além do autor do golo, o destaque foi para Kauã Oliveira, que se estreou pelos leões.
O médio Marco Cruz, ex Porto, marcou o golo da vitória durante a primeira parte da partida, abrindo as portas a um resultado que não se alterou até ao final do confronto. Kauã Oliveira, médio de 20 anos, foi contratado pelo Sporting na recente janela de transferências por empréstimo do Ibrachina, do Brasil, para ser trabalho por Rúben Amorim.
Relembre-se que o jovem reforço falou aquando da sua apresentação como reforço do Sporting, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade: “Sinto-me muito feliz. É uma grande alegria vestir esta camisola e aproveitar esta grande oportunidade. É a primeira vez fora do Brasil e é uma nova aventura”.
Sobre a sua transferência, sabe-se que o Sporting pode ficar, a título definitivo, com Kauã Oliveira por 1 milhão de euros. De acordo com informação avançada pelo jornal ‘Record’, os leões reservaram uma cláusula de opção de compra pelo médio brasileiro de 20 anos, com Frederico Varandas a salvaguardar uma eventual afirmação do jogador em Alvalade.
A equipa secundária dos leões, sob o comando de Filipe Çellikaya, está agora a preparar-se para entrar em ação na Série 2 da fase de permanência da Liga 3, com o primeiro jogo a ser contra o Amora, no dia 18. Por outro lado, o Vitória de Setúbal está a entrar na fase final da Série D do Campeonato de Portugal, onde lidera com 41 pontos.
Cofres verdes e brancos podem vir a receber receita extraordinária em breve e a culpa é do eterno rival do Clube de Alvalade
|
0João Mário ainda pode vir a render 30 milhões de euros ao Sporting. Segundo informações avançadas pelo jornal ‘Record’, o Tribunal Arbitral do Desporto marcou uma audiência para dia 9 de dezembro, que colocará frente a frente o Clube de Alvalade e o Inter.
Lembrar que em causa está o regresso de João Mário a Portugal para assinar pelo Benfica, em 2021/22. Os leões entendem que a rescisão do médio com o emblema italiano não passou de uma manobra para contornar a cláusula anti-rivais, bem como o direito de preferência, que havia ficado estipulado no negócio entre o Inter e o Sporting, em 2016.
Recentemente, aquando da mudança para o Besiktas, João Mário rendeu alguns euros ao Sporting. A saída do médio do Benfica deu-se depois de o mesmo ter sido fortemente assobiado pelos adeptos das águias na receção dos encarnados ao Casa Pia, algo a que o médio respondeu com aplausos irónicos.
Com a camisola do Sporting, João Mário realizou 127 encontros, marcou 16 golos e fez 17 assistências. O médio rumou ao Inter, no início da temporada 2026/17, a troco de 45 milhões de euros, tendo regresso aos leões em 2020/21 (34 partidas, dois golos e duas assistências).
Na época seguinte, João Mário assinou pelo Benfica, emblema que representou nas últimas três temporadas. Ao serviço das águias, o antigo internacional português realizou 149 partidas, marcou 36 golos e fez 23 assistências. Após um desentendimento com os adeptos, o médio rumou ao Besiktas.
Leões regressam à ação na próxima sexta-feira, às 20h15, e Rúben Amorim pode apresentar enorme novidade no 11 inicial
|
0Diego Callai pode ser titular na deslocação do Sporting ao reduto do Arouca. Com Vladan Kovacevic lesionado e Franco Israel na seleção, o jovem guardião de 20 anos pode ser opção inicial de Rúben Amorim na quinta jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo as últimas informações, na última semana, Diego Callai tem sido preparado para assumir a baliza do Sporting no campeonato nacional. A qualidade do guardião não está em causa, mas o peso da ocasião pode afetar o atleta verde e branco e Rúben Amorim tem trabalhado no sentido de prevenir tal situação.
No mercado de transferências deste verão, Diego Callai esteve próximo de ser emprestado pelo Sporting, mas o negócio acabou por não se concretizar por não ter sido possível chegar a acordo quanto a alguns detalhes do negócio. Agora, o guarda-redes de 20 anos pode ser titular em Arouca, em jogo agendado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no jogo inaugural da jornada.
Diego Callai, que chegou a Alvalade já há nove anos para a equipa dos sub-12 dos leões, leva desde então 55 jogos ao serviço da turma secundária do Sporting, tendo estado presente várias vezes nos treinos da equipa A, sob comando de Rúben Amorim. O promissor guarda-redes tem contrato assinado com os verdes e brancos até 2027.
O prodígio de 20 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade. Ao serviço do Feirense, na segunda metade da temporada passada, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – disputou, no total, 11 jogos, mantendo a baliza a zeros em três ocasiões e tendo-se apresentado a um bom nível.
Saída de Mateus Fernandes para a Premier League e empréstimo de Dário Essugo ao Las Palmas deixaram meio-campo dos leões com poucas opções
|
0Samuel Justo, Manuel Mendonça, Henrique Arreiol e Kauã Oliveira: são estes os quatro médios que podem vir a ter uma oportunidade dada por Ruben Amorim na equipa principal do Sporting. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que o quarteto de centrocampistas dos leões agrada muito ao técnico verde e branco.
Com a saída de Mateus Fernandes para a Premier League - onde já vai brilhando - e a cedência de Dário Essugo ao Las Palmas - onde já ouviu elogios dos grandes do treinador - , Rúben Amorim ficou apenas com Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança para a zona intermediária do campo. Apesar de Pote poder recuar no terreno, é na frente que o craque dos leões mais marca a diferença e, portanto, há quem possa aproveitar a falta de opções ao dispor do técnico verde e branco.
Samuel Justo: empréstimo ou jackpot na equipa principal
Na temporada passada, Samuel Justo, de apenas 20 anos, esteve emprestado ao Casa Pia, tendo realizado 25 partidas (806 minutos), marcado um golo e feito uma assistência. O objetivo do Sporting passava por voltar a ceder o médio, mas não foi possível. Caso não rume a outras paragens, o atleta pode ter oportunidade na turma de Rúben Amorim e, até lá, vai jogando na equipa B (dois encontros, 116 minutos, em 24/25).
Manuel Mendonça: novo Adrien Silva do Sporting
Manuel Mendonça está no Sporting desde 2017 e é um dos bons valores da Academia Cristiano Ronaldo. Visto por muitos como o sucessor de Adrien Silva, pelas características que apresenta, o internacional sub-19 por Portugal pode vir a ser escolha de Rúben Amorim na presente temporada.
Em 2023/24, o médio realizou 18 encontros na equipa B, nos quais apontou dois golos e fez duas assistências. Esta época, na turma agora orientada por João Pereira, Manuel Mendonça já foi opção em cinco ocasiões (387 minutos), tendo feito uma assistência.
Henrique Arreiol: sucessor de João Palhinha em Alvalade
Com 19 anos, Henrique Arreiol tem vindo a evoluir exponencialmente ao longo das últimas épocas. Dotado de um forte porte físico, o médio defensivo faz lembrar João Palhinha.
Esta temporada, na turma de João Pereira, o antigo futebolista dos leões não abdica de Henrique Arreiol, que leva 450 minutos, ou seja, é um dos poucos totalistas do conjunto secundário dos leões.
Kauã Oliveira: adaptação complicada nos leões
O médio brasileiro, de 20 anos, chegou ao Sporting em janeiro de 2024, oriundo do Ibrachina (Brasil), tendo um período de adaptação relativamente complicado, com a realização de apena seis encontros (239 minutos) nos ‘bes’ dos leões.
Este ano, apesar de ainda não ser titular, Kauã Oliveira foi opção de João Pereira em todos os cinco encontros (103 minutos) e estreou-se a marcar com a Listada verde e branca, frente à Académica, no último fim-de-semana, no triunfo leonino, por 2-1.