Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“COMEÇA HOJE A TEMPORADA 2020/21 DO SPORTING”

Rúben Amorim foi hoje apresentado em Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2020 | 16:44 |

Icon Comentário0

Rúben Amorim foi apresentado em frente à Porta 10A à imprensa nacional. O novo treinador leonino, o quarto da temporada 2019/20. Contratado por 10 milhões de euros ao Sporting de Braga, Amorim não promete mais nada que não trabalho.


Frederico Varandas foi o primeiro a falar aos jornalistas presentes. O Presidente do Sporting CP fez uma declaração sem direito a perguntas.


“É com grande prazer que estou aqui. É a nossa aposta para o nosso projeto. Esclarecer algumas coisas que vieram a público. Esta operação não é um all-in financeiro. Isto foi há mais de dois anos, onde não se pagava impostos, os salários estavam a ser pagos com a conta reserva, jamais esta opção desportiva compromete o Sporting CP. Há sim uma mudança de estratégia e um novo paradigma. O orçamento, para o futebol, para a época 20/21 já foi definido há meses, esta contratação não muda nada a este nível, muda sim a alocação da maneira como é gasto. Podemos discutir se é muito se é pouco, mas o Rúben vai criar valor. Acreditamos que o treinador certo num ano faz um plantel valorizar em 30/40M. O treinador certo pode fazer um jogador dos sub-23 sair por 30M de euros. Por vezes o barato sai caro, o inverso também. O nosso critério é a competência. O mercado de treinadores não é diferente do de jogadores. O futebol português não consegue segurar um Bruno Fernandes na sua plenitude, nem atrair grandes nomes para regressarem ao nosso país, tal como não temos dúvidas que dentro de poucos anos o Ruben vai ser muito grande para a realidade portuguesa. Conheço bem este Clube e durmo bem com esta decisão. Se fosse apresentado noutro clube daqui a três meses era uma grande jogada, aqui é um grande risco. O Rúben é a nossa escolha, o treinador do nosso projeto e está alinhado na mesma visão que temos para o futebol. Futebol apoiado na formação, sem medo de lançar jogadores e de os potenciar. O Rúben Amorim é a nossa escolha não só pelos resultados no Braga, mas sim por um conhecimento enquanto homem. É uma mudança do paradigma, é fácil justificar a compra, para nós não tenho problema nenhum em investir no treinador certo, não temos. Nós sabemos, e volto a dizer, que o treinador está aqui, que é um grande treinador, mas não é milagreiro. Tem muita ambição, muito crer, conhece a realidade do futebol português e conhece o que é trabalhar num clube grande. Estamos completamente alinhados e hoje arranca a época 2020/2021 do Sporting CP. Deixar ainda um agradecimento ao Silas porque teve sempre grande dignidade enquanto foi treinador do Sporting CP”, disse o Presidente.


Rúben Amorim começou por fazer uma declaração, antes de responder às perguntas dos jornalistas presentes.

“Só quero agradecer toda a confiança que depositaram em mim. Sei que é um grande desafio. Não é preciso estar dentro para perceber a grandeza do Clube, é um orgulho enorme estar nesta casa e defender estas cores. Sei o que o Sporting CP é, acredito no Clube e espero que as pessoas acreditem em mim. O meu foco é no trabalho. No futebol interessa quem ganha, não as palavras bonitas, vou fazer o máximo para honrar o contrato”, começou por dizer, antes de falar dos desafios imediatos.


“O desafio imediato é o Desportivo das Aves, é o primeiro desafio. Existe um projeto a longo prazo, sabendo que temos de ganhar sempre. O projeto passa por valorizar jogadores, o Clube e a formação e tenho algum conhecimento da formação do Sporting CP, apesar de não ser a mesma coisa de quem está cá dentro. O futuro passa por voltar a ser a melhor escola de formação do país”, comentou.

Depois, Amorim foi questionado sobre o peso do valor pago por ele.

“A exigência é sempre igual, os adeptos do Sporting CP querem ganhar, seja qual for o custo do treinador. Tinha o primeiro treino preparado e tudo seria igual, fosse por 0€ ou por 10M€, a exigência seria igual, não muda nada em mim. Agradeço a confiança e vamos trabalhar”, disse, antes de falar sobre a possibilidade de ainda chegar ao terceiro lugar.

“Onde estou é onde quero ganhar. O foco é o próximo jogo. Os jogadores devem perceber a grandeza do Clube. Temos de ganhar todos os jogos, preparando o futuro. Óbvio que seria mais cómodo começar só no final da temporada, mas em primeiro está o Sporting CP e precisamos de tempo para preparar o próximo ano. Sou uma peça, não resolvo os problemas todos. Acredito no trabalho, nos jogadores, temos de nos focar jogo a jogo. Vamos lutar todos os jogos, vamos correr mais do que os outros e no fim faz-se as contas, o Sporting é o Sporting CP e temos de entrar para vencer”, referiu antes de falar sobre o plantel.

“Não falamos em reforços, ainda tenho de ver o plantel e a formação. Falamos sobre o projeto do Clube. Queremos fazer as coisas com tempo, lembrando que ainda faltam dois meses desta temporada. Vamos construindo passo a passo. Em relação aos jogadores vou precisar de tempo para os ver todos. Hoje já tivemos dois miúdos de que gostámos. Mas não vou revelar nomes. Nestes dois meses todos precisam de provar que merecem estar no Clube, incluindo eu. Conta pouco o que aconteceu para trás”, disse.

Sobre os motivos para trocar de clube, Amorim disse que não foi o valor que vai ganhar.

“Não foi por motivos financeiros, porque se não ganhasse aqui seria noutro lugar. Todos perguntam e se corre mal, mas e se corre bem? O Sporting precisa de uma nova vida e é esta a minha motivação, talvez seja o desafio mais difícil, mas também é a minha motivação. Estou aqui de corpo e alma”, afirmou, antes de falar sobre a ascensão rápida na carreira.

“Não esperava este percurso, mas também é prova do meu trabalho. A importância de chegar ao Sporting é gigante, como o Clube, vamos preparando o futuro, passo a passo. Tenho uma boa estrutura para tratar de tudo”.

Sobre o facto de ser o quarto treinador da temporada, Rúben Amorim diz que encontrou um plantel disposto a aprender.

“Quero agradecer as palavras do Silas quando se despediu, que me apresentou quando ainda não estava contratado. Ele é um excelente homem e treinador. O Sporting CP é um Clube tão grande que precisa ganhar. Encontrei o plantel bem, mas se fosse muito bem seria grave, porque não teriam exigência para estar no Sporting CP. Estavam muito abertos a novas ideias, mesmo sendo o quarto treinador. Temos de ter muito trabalho e ir jogo a jogo, tentando ser muito competitivos”, disse antes de afirmar que vai existir um novo modelo de jogo.

“Sinto muito orgulho pelas palavras do presidente, mas não mexem comigo. Os treinadores vivem uma montanha russa. Tenho de provar dia a dia a minha qualidade. Temos um conceito de jogo, mas não vou dizer mais nada, queremos uma equipa competitiva, com apenas dois treinos, vamos entrar com 11 jogadores no domingo. Não quer dizer que o modelo anterior estivesse certo ou errado, eu é que quero implementar o meu conceito”, afirmou, antes de falar sobre o facto de ser um “fanático benfiquista”.

“Sou fanático por ganhar e ainda há poucas semanas provei isto. Sou profissional e respeito todos os clubes que defendi. O meu foco é defender estas cores, ninguém aqui quer mais ganhar que eu”, terminou.


Futebol

Mais uma! Sporting lança edição especial que está a gerar controvérsia

Produto já está disponível na Loja Verde e recupera um modelo icónico do início dos anos 2000, criado pela histórica Nike

Aderindo à 'onda retro', o Sporting, juntamente com a marca Palace, lançam uma nova camisola. O modelo da mesma é inspirado no icónico modelo, Total 90, da Nike
Aderindo à 'onda retro', o Sporting, juntamente com a marca Palace, lançam uma nova camisola. O modelo da mesma é inspirado no icónico modelo, Total 90, da Nike

05 Fev 2026 | 17:49 |

Icon Comentário0

O Sporting colocou à venda uma edição especial da camisola Nike Total 90, inspirada num dos modelos mais marcantes do início dos anos 2000. O produto integra as coleções de 2025 e 2026 da marca norte-americana e já se encontra disponível na Loja Verde, direcionado sobretudo para o público adepto de streetwear.


A iniciativa surge no contexto de uma tendência retomada pela Nike, que decidiu recuperar o conceito Total 90, utilizado por vários clubes e seleções no arranque do novo milénio. O Sporting - que foi recentemente comentado de forma não muito positivajunta-se assim a outros emblemas que também lançaram produtos semelhantes, como Barcelona e Paris Saint-Germain.


A camisola foi desenvolvida em parceria com a Palace, marca associada ao universo urbano, reforçando o posicionamento do artigo fora do contexto competitivo. Ao contrário dos equipamentos oficiais utilizados em jogo, esta edição especial não está destinada às competições oficiais da equipa principal.


Ainda assim, são várias as opiniões controversas sobre a camisola em questão. "Template já existente da Nike e toca a meter o símbolo antigo", "Isto é real?!", "Feia que dói", "Horrível" e "Saudades da Macron" são alguns dos comentários que se vão lendo pelas redes sociais.

Vale a pena recordar que que o emblema verde e branco entra em campo hoje frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade. 


Confira a camisola:


Futebol

José Nunes sobre caso Hjulmand: "Existe um constrangimento entre Sporting e jogador"

Em recente análise ao polémico tema que envolve o 'camisola 42' dos leões, jornalista acredita que existe um desconforto por parte do Clube

Ao comentar a situação à volta de Morten Hjulmand, presente em transmissão da NOW, José Nunes afirma que existe uma incomodidade vinda do Sporting
Ao comentar a situação à volta de Morten Hjulmand, presente em transmissão da NOW, José Nunes afirma que existe uma incomodidade vinda do Sporting

05 Fev 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Ao abordar o recente e polémico caso que envolve o nome do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, José Nunes acredita haver "uma incomodidade e um constrangimento" entre o Clube de Alvalade, treinador e jogador, no que toca ao seu afastamento no jogo de domingo, frente ao Nacional.


José Nunes: "Há aqui uma incomodidade e um constrangimento entre Sporting e Hjulmand"


"Pode-se perceber que há aqui uma incomodidade e um constrangimento de todas as partes do Sporting, do treinador, e presumo de Hjulmand também. Recordo-me que, em todo o caso, Gyökeres, A forma como as coisas decorreram na parte final da sua ligação ao Sporting aponta um bocadinho nesse sentido", começou por dizer, em comentário no canal NOW.


"Neste caso específico, é evidente que há uma situação de desconforto para toda a gente, a partir do momento em que o Sporting quis afastá-lo do jogo do campeonato frente ao Nacional, um jogo que, por acaso, o Sporting conseguiu resgatar os três pontos", destacou o jornalista.

José Nunes: "O seu afastamento compulsivo, no jogo diante o Nacional, causou algo"


"Não sabemos o que teria acontecido se Morten Hjulmand estivesse em campo. Mas, em todo o caso, um jogador que joga sempre a ser afastado desta forma, eu diria compulsiva, da equipa, de tal forma que nem assistiu ao jogo, mesmo sendo o capitão, que nem se deslocou ao Estádio José de Alvalade, evidentemente que causou algo", concluiu assim José Nunes.

Recorde-se que Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. Contudo, o médio e capitão do Sporting, está de regresso às opções, voltando à titularidade no jogo de hoje, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.


Futebol

Ex dirigente do Sporting não esquece Gyökeres, nem Luis Suárez: "Deixa saudades, mas..."

Em recente entrevista, ao falar do antigo avançado dos leões, antiga figura do Clube não esquece a fase atual do internacional colombiano

Carlos Barbosa, em recente entrevista à Antena 1, lembra o nome de Viktor Gyökeres, mas rasga elogios a Luis Suárez
Carlos Barbosa, em recente entrevista à Antena 1, lembra o nome de Viktor Gyökeres, mas rasga elogios a Luis Suárez

05 Fev 2026 | 16:03 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa, antigo vice-presidente do Sporting, teceu recentemente rasgados elogios a Luis Suárez, mas recusou alongar-se em comparações com Viktor Gyökeres. Nesse mesmo sentido, abordou diversos temas que marcam a atualidade do Clube de Alvalade, entre eles, a 'veia goleadora' de Luis Suárez, que leva já 25 remates certeiros, ao cabo de 33 jogos.


Carlos Barbosa: "Gyökeres deixa saudade no Sporting, mas Suárez é um grande jogador"


"Mas é evidente que Gyökeres foi Gyökeres, e deixa uma saudade no Sporting muito grande. Mas o Suárez é um grande jogador, e tem-nos dado golos fantásticos e momentos de grande efusividade", começou por destacar, numa entrevista extensa à Antena 1.


"Quem é que não se lembra do Gyökeres? Era outro tipo de jogador, o que é engraçado. Eu gosto mais de ver este jogador [Suárez], porque é mais 'fussão', vai mais à luta, não é tão permissivo, está sempre à espera da bola", afirmou Carlos Barbosa, atual presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Carlos Barbosa: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve"


O antigo vice-presidente leonino também se deixou render a Francisco Trincão - que já renovou pelo Sporting -: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve, é um jogador excecional, um jogador que vai sempre à luta, que tem sempre um poder de recuperação de bola extraordinário, e, portanto, ainda bem que refez o contrato com o Sporting, porque precisamos é de muita gente como ele".

Ao concluir, Carlos Barbosa abordou o caso instalado em torno de Morten Hjulmand: "É evidente que o Hjulmand tem mercado fora de Portugal. É evidente que será sempre um jogador muito cobiçado, lá fora. Todos os bons jogadores que têm sido formados, treinado e jogado no Sporting acabam por ir lá para fora, portanto, pode ser que aconteça isso, também".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pepê antevê clássico Porto - Sporting e atira: "Sabemos que..."
Futebol

Pepê antevê clássico Porto - Sporting e atira: "Sabemos que..."

05 Fev 2026 | 14:07

Icon Comentário0
Há mais depois de Francisco Trincão! Confira a geração 2030 no Sporting
Futebol

Há mais depois de Francisco Trincão! Confira a geração 2030 no Sporting

05 Fev 2026 | 13:34

Icon Comentário0
Conhecidos adeptos analisam Porto - Sporting: "Decide o título de campeão"
Futebol

Conhecidos adeptos analisam Porto - Sporting: "Decide o título de campeão"

05 Fev 2026 | 13:01

Icon Comentário0