Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“COMEÇA HOJE A TEMPORADA 2020/21 DO SPORTING”

Rúben Amorim foi hoje apresentado em Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim foi apresentado em frente à Porta 10A à imprensa nacional. O novo treinador leonino, o quarto da temporada 2019/20. Contratado por 10 milhões de euros ao Sporting de Braga, Amorim não promete mais nada que não trabalho.


Frederico Varandas foi o primeiro a falar aos jornalistas presentes. O Presidente do Sporting CP fez uma declaração sem direito a perguntas.


“É com grande prazer que estou aqui. É a nossa aposta para o nosso projeto. Esclarecer algumas coisas que vieram a público. Esta operação não é um all-in financeiro. Isto foi há mais de dois anos, onde não se pagava impostos, os salários estavam a ser pagos com a conta reserva, jamais esta opção desportiva compromete o Sporting CP. Há sim uma mudança de estratégia e um novo paradigma. O orçamento, para o futebol, para a época 20/21 já foi definido há meses, esta contratação não muda nada a este nível, muda sim a alocação da maneira como é gasto. Podemos discutir se é muito se é pouco, mas o Rúben vai criar valor. Acreditamos que o treinador certo num ano faz um plantel valorizar em 30/40M. O treinador certo pode fazer um jogador dos sub-23 sair por 30M de euros. Por vezes o barato sai caro, o inverso também. O nosso critério é a competência. O mercado de treinadores não é diferente do de jogadores. O futebol português não consegue segurar um Bruno Fernandes na sua plenitude, nem atrair grandes nomes para regressarem ao nosso país, tal como não temos dúvidas que dentro de poucos anos o Ruben vai ser muito grande para a realidade portuguesa. Conheço bem este Clube e durmo bem com esta decisão. Se fosse apresentado noutro clube daqui a três meses era uma grande jogada, aqui é um grande risco. O Rúben é a nossa escolha, o treinador do nosso projeto e está alinhado na mesma visão que temos para o futebol. Futebol apoiado na formação, sem medo de lançar jogadores e de os potenciar. O Rúben Amorim é a nossa escolha não só pelos resultados no Braga, mas sim por um conhecimento enquanto homem. É uma mudança do paradigma, é fácil justificar a compra, para nós não tenho problema nenhum em investir no treinador certo, não temos. Nós sabemos, e volto a dizer, que o treinador está aqui, que é um grande treinador, mas não é milagreiro. Tem muita ambição, muito crer, conhece a realidade do futebol português e conhece o que é trabalhar num clube grande. Estamos completamente alinhados e hoje arranca a época 2020/2021 do Sporting CP. Deixar ainda um agradecimento ao Silas porque teve sempre grande dignidade enquanto foi treinador do Sporting CP”, disse o Presidente.


Rúben Amorim começou por fazer uma declaração, antes de responder às perguntas dos jornalistas presentes.

“Só quero agradecer toda a confiança que depositaram em mim. Sei que é um grande desafio. Não é preciso estar dentro para perceber a grandeza do Clube, é um orgulho enorme estar nesta casa e defender estas cores. Sei o que o Sporting CP é, acredito no Clube e espero que as pessoas acreditem em mim. O meu foco é no trabalho. No futebol interessa quem ganha, não as palavras bonitas, vou fazer o máximo para honrar o contrato”, começou por dizer, antes de falar dos desafios imediatos.


“O desafio imediato é o Desportivo das Aves, é o primeiro desafio. Existe um projeto a longo prazo, sabendo que temos de ganhar sempre. O projeto passa por valorizar jogadores, o Clube e a formação e tenho algum conhecimento da formação do Sporting CP, apesar de não ser a mesma coisa de quem está cá dentro. O futuro passa por voltar a ser a melhor escola de formação do país”, comentou.

Depois, Amorim foi questionado sobre o peso do valor pago por ele.

“A exigência é sempre igual, os adeptos do Sporting CP querem ganhar, seja qual for o custo do treinador. Tinha o primeiro treino preparado e tudo seria igual, fosse por 0€ ou por 10M€, a exigência seria igual, não muda nada em mim. Agradeço a confiança e vamos trabalhar”, disse, antes de falar sobre a possibilidade de ainda chegar ao terceiro lugar.

“Onde estou é onde quero ganhar. O foco é o próximo jogo. Os jogadores devem perceber a grandeza do Clube. Temos de ganhar todos os jogos, preparando o futuro. Óbvio que seria mais cómodo começar só no final da temporada, mas em primeiro está o Sporting CP e precisamos de tempo para preparar o próximo ano. Sou uma peça, não resolvo os problemas todos. Acredito no trabalho, nos jogadores, temos de nos focar jogo a jogo. Vamos lutar todos os jogos, vamos correr mais do que os outros e no fim faz-se as contas, o Sporting é o Sporting CP e temos de entrar para vencer”, referiu antes de falar sobre o plantel.

“Não falamos em reforços, ainda tenho de ver o plantel e a formação. Falamos sobre o projeto do Clube. Queremos fazer as coisas com tempo, lembrando que ainda faltam dois meses desta temporada. Vamos construindo passo a passo. Em relação aos jogadores vou precisar de tempo para os ver todos. Hoje já tivemos dois miúdos de que gostámos. Mas não vou revelar nomes. Nestes dois meses todos precisam de provar que merecem estar no Clube, incluindo eu. Conta pouco o que aconteceu para trás”, disse.

Sobre os motivos para trocar de clube, Amorim disse que não foi o valor que vai ganhar.

“Não foi por motivos financeiros, porque se não ganhasse aqui seria noutro lugar. Todos perguntam e se corre mal, mas e se corre bem? O Sporting precisa de uma nova vida e é esta a minha motivação, talvez seja o desafio mais difícil, mas também é a minha motivação. Estou aqui de corpo e alma”, afirmou, antes de falar sobre a ascensão rápida na carreira.

“Não esperava este percurso, mas também é prova do meu trabalho. A importância de chegar ao Sporting é gigante, como o Clube, vamos preparando o futuro, passo a passo. Tenho uma boa estrutura para tratar de tudo”.

Sobre o facto de ser o quarto treinador da temporada, Rúben Amorim diz que encontrou um plantel disposto a aprender.

“Quero agradecer as palavras do Silas quando se despediu, que me apresentou quando ainda não estava contratado. Ele é um excelente homem e treinador. O Sporting CP é um Clube tão grande que precisa ganhar. Encontrei o plantel bem, mas se fosse muito bem seria grave, porque não teriam exigência para estar no Sporting CP. Estavam muito abertos a novas ideias, mesmo sendo o quarto treinador. Temos de ter muito trabalho e ir jogo a jogo, tentando ser muito competitivos”, disse antes de afirmar que vai existir um novo modelo de jogo.

“Sinto muito orgulho pelas palavras do presidente, mas não mexem comigo. Os treinadores vivem uma montanha russa. Tenho de provar dia a dia a minha qualidade. Temos um conceito de jogo, mas não vou dizer mais nada, queremos uma equipa competitiva, com apenas dois treinos, vamos entrar com 11 jogadores no domingo. Não quer dizer que o modelo anterior estivesse certo ou errado, eu é que quero implementar o meu conceito”, afirmou, antes de falar sobre o facto de ser um “fanático benfiquista”.

“Sou fanático por ganhar e ainda há poucas semanas provei isto. Sou profissional e respeito todos os clubes que defendi. O meu foco é defender estas cores, ninguém aqui quer mais ganhar que eu”, terminou.


Futebol

Português é com Hjulmand! Capitão do Sporting surpreende tudo e todos (vídeo)

Momento protagonizado pelo 'camisola 42' dos verdes e brancos aconteceu esta quarta-feira, 16 de outubro, na Gala Honoris

Morten Hjulmand, médio leonino, foi chamado a palco na Gala Honoris Sporting
Morten Hjulmand, médio leonino, foi chamado a palco na Gala Honoris Sporting

  |

Icon Comentário0

O médio dinamarquês, Morten Hjulmand, chegou ao Clube de Alvalade em 2023/2024 e é um dos capitães na presente temporada. Atualmente, destaca-se pela sua performance em campo, mas a verdade é que até fora das quatro linhas se tem esforçado e a prova disso aconteceu na Gala Honoris Sporting.


Recorde-se que o atleta veio para Portugal sem saber falar a língua portuguesa, mas desde início e por gostar tanto de morar no país, decidiu ter aulas para se tornar mais fluente. O que também facilita a sua rápida aprendizagem é o diálogo com os parceiros do Clube.


Na Gala Honoris Sporting, realizada esta terça-feira, 15 de outubro, o humorista e apresentador Guilherme Geirinhas convidou o 'camisola 42' a subir ao palco. Num momento descontraído, pediu-lhe que dissesse algumas palavras em português, o que gerou aplausos entusiasmados da plateia.


Esta temporada, Morten Hjulmand soma nove partidas, tendo feito uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.

Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).


Veja o momento em questão no vídeo abaixo:


Futebol

Sporting tem jogadores estafados no plantel: Equipa de Amorim gerida a pinças

Técnico do Clube de Alvalade encontra problemas dos grandes nesta fase importante do campeonato nacional, com vários atletas em questão

Internacionais às ordens de Amorim no Sporting somam vários minutos
Internacionais às ordens de Amorim no Sporting somam vários minutos

  |

Icon Comentário0

Embora a convocação para as seleções seja positiva para os jogadores, nem sempre traz benefícios para os clubes. Devido ao excelente momento do Sporting, vários atletas do clube têm se destacado e, consequentemente, estão sendo chamados para as suas seleções, o que implica vários minutos nas pernas.


Porém, há um lado negativo, já que muitos jogadores precisam de percorrer milhares de quilómetros em poucos dias para se juntarem às suas seleções, o que pode resultar em cansaço e possíveis lesões, preocupando o treinador do Sporting, Rúben Amorim.


Durante a pausa de outubro, o treinador Rúben Amorim teve quatro jogadores do Sporting que jogaram todos os 180 minutos possíveis:  Viktor Gyokeres, Hidemasa Morita, Zeno Debast e Maxi Araújo. Cada um apresentou cenários e condições físicas distintas. O avançado sueco destacou-se com um golo e uma assistência na vitória da Suécia por 3-0 contra a Estónia. O médio, a atuar como capitão, também jogou todos os minutos em duas partidas desgastantes pelo Japão. O central foi finalmente titular na selecão belga sob o comando de Domenico Tedesco, enquanto o reforço para esta época, apesar de ser titular no Uruguai, enfrentou resultados negativos, com uma derrota por 1-0 e um empate sem golos, reflexo de desempenhos coletivos e individuais insatisfatórios.


No futebol dinamarquês, Hjulmand foi titular e jogou a partida inteira na vitória da Dinamarca sobre a Espanha, que terminou 1-0. O médio e capitão do Sporting recebeu um cartão amarelo, resultando na sua suspensão na Liga das Nações e no regresso antecipado aos treinos na Academia. Enquanto isso, Conrad Harder fez a sua estreia pelo escalão de sub-21, entrando ao intervalo do jogo contra a Islândia e completando 45 minutos.

Outros jogadores do Sporting que se destacaram foram Geny Catamo e Geovany Quenda. O internacional moçambicano jogou 165 minutos em dois confrontos contra Eswatini, marcando um golo no segundo jogo. Já o jovem talento registou 112 minutos com a selecção sub-21 de Portugal, contribuindo com uma assistência na vitória sobre as Ilhas Faroé.


Na selecção principal de Portugal, Trincão teve a sua primeira oportunidade sob o comando de Roberto Martínez. O camisola 17 foi convocado novamente e participou na vitória por 3-1 contra a Polónia, entrando no segundo tempo e jogando 27 minutos. No entanto, na partida contra a Escócia, permaneceu no banco.


Futebol

André Geraldes antevê nova saída do Sporting e atira: “Tem muito de...”

Antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade fez a sua análise sobre as mais recentes movimentações na estrutura leonina e não só

André Geraldes comenta saída de Rúben Amorim do Sporting para substituir Guardiola no City
André Geraldes comenta saída de Rúben Amorim do Sporting para substituir Guardiola no City

  |

Icon Comentário0

Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, que o universo do Sporting alterou a sua estrutura, quando anunciou oficialmente que Hugo Viana, atual direto desportivo do Clube, sairá para o Manchester City já no começo da temporada 2025/26. Neste contexto, André Geraldes, antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade, falou sobre o tema do momento que é a possível saída de Rúben Amorim dos leões.


“O Sporting tem feito efetivamente desde a entrada do Rúben Amorim um percurso desportivo que até então não era muito usual no clube em questão. Conseguiu ganhar o título, verdade que em condições mais complexas por se tratar duma altura de covid, mas agora recentemente ganhou outro e posiciona-se para ser o principal candidato ao título”, começou por dizer, ao jornal A Bola.


“Desde a entrada de Rúben Amorim o Sporting passa a estar na montra da Europa e do mundo, e concretamente aqui no nosso continente, obviamente que com a informação que existe hoje em dia, quer ao nível do recrutamento de jogadores, de scoutting, de treinadores, de dirigentes era normal e natural que a estrutura do Sporting mais ligada à parte técnica suscitasse interesse de outros emblemas europeus”, explicou.


"Já se percebeu que da parte do Manchester City também um plano B, caso Guardiola não fique no cube inglês, que passa muito por Rúben Amorim, e, portanto, ao encontrar a solução Hugo Viana e pela relação que ambos têm não seria de facto, uma alteração grande, ao nível do treino e do que é o ADN do Manchester City nos últimos anos e que passa também muito por Guardiola. Rúben Amorim tem muito de Guardiola”, acrescentou.

Tudo no Sporting está assente numa pessoa, e essa pessoa chama-se Rúben Amorim. Nunca esquecer o que era o Sporting antes da chegada de Amorim já com a atual administração e após a sua chegada. Isto são factos, não é indesmentível. Já tive a oportunidade de dizer que o grande desafio do Sporting vai ser no momento em que tiver que substituir Rúben Amorim”, rematou.


Assista aqui às declarações na íntegra:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Trincão representou o Sporting em ranking mundial, mas não foi só ele...
Futebol

Trincão representou o Sporting em ranking mundial, mas não foi só ele...

 

Icon Comentário0
Afinal, Gyokeres não é o único segredo do Sporting: Há mais um jogador em voga
Futebol

Afinal, Gyokeres não é o único segredo do Sporting: Há mais um jogador em voga

 

Icon Comentário0
Na porta de saída, craque lidera tudo e mais alguma e não apenas no Sporting
Futebol

Na porta de saída, craque lidera tudo e mais alguma e não apenas no Sporting

 

Icon Comentário0