
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Out 2025 | 13:22 |
Apesar da derrota em Nápoles, o Sporting segue consciente de que ainda está na luta pelo apuramento para a próxima fase da Champions League. Para já, os comandados de Rui Borges somam três pontos em duas jornadas disputadas, mas ainda há muito pela frente e o supercomputador da Opta dá esperança aos leões.
Depois destas duas rondas disputadas, a plataforma especializada na monitorização de dados desportivos voltou a avaliar as hipóteses de cada equipa conseguir seguir em frente, ou, pelos menos, garantir o playoff de acesso aos oitavos de final da prova milionária.
Contas feitas, o supercomputador dá ao Sporting 63,94% de possibilidade de garantir um lugar nos playoffs - ainda que apenas 9,24% de os leões se apurarem diretamente para os oitavos. Para alcançar os quartos, o Clube de Alvalade conta com a percentagem de 14,54%, 5,14% de seguir para as meias e apenas 1,78% de alcançar a final. A probabilidade de conquista da Liga dos Campeões por parte de Rui Borges, está nos 0,64%.
Com a derrota em Nápoles, o Sporting soma três pontos na Liga dos Campeões e ocupa o 14.º lugar da tabela classificativa, estando em lugar de playoff de acesso à próxima fase. Bayern Munique, Real Madrid e PSG completam o pódio, com seis pontos.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no próxima domingo, dia 5 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Carlos Vicens, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 19h15.
Imprensa transalpina analisou a exibição do Clube de Alvalade frente ao Napoli, destacando pela positiva e pela negativa vários futebolistas dos leões
02 Out 2025 | 13:06 |
A imprensa italiana fez várias análises à exibição do Sporting frente ao Nápoles, que terminou em derrota dos leões, por 2-1. Os jornalistas transalpinos acabaram por visar negativamente Rui Silva e Gonçalo Inácio, no entanto, foram vários os elogios a João Simões, Geovany Quenda, Morten Hjulmand e até... Alisson Santos.
O jogador brasileiro - que tem somado mais minutos na equipa principal do Sporting devido aos problemas dos leões na contratação de Jota Silva no mercado de transferências -, entrou na fase final do encontro e mereceu as palavras do 'TuttoMercatoWeb': "Muito claro e objetivo na gestão dos contra-ataques, [Alisson] nunca comete erros".
No entanto, a mesma fonte acabou por considerar o guarda-redes do Sporting como o pior jogador em campo: "Destacou-se ao defender um remate com efeito de Politano, mas falhou miseravelmente no segundo golo de Hojlund", pode ler-se.
No entanto, Inácio, Eduardo Quaresma e Trincão também merecem algumas palavras menos positivas: "Central com qualidade técnica, mas quando o Nápoles se esticou pelo corredor central abria-se um verdadeiro abismo", disseram sobre o segundo capitão do Sporting, passando para o 'camisola 72': "Interpreta mal a situação na arrancada de De Bruyne". Na frente, o internacional português também foi visado: "Foi mais um segundo avançado do que propriamente um médio ofensivo. Jogou ao lado de Ioannidis para que o avançado estivesse mais apoiado, mas nunca conseguiu rematar à baliza".
Do outro lado da moeda, o 'TuttoMercatoWeb' destaca Hjulmand, que considera ter sido o melhor em campo da equipa de Rui Borges: "A Juventus esteve disposta a tudo para trazê-lo de volta à Itália. A exibição de ontem alimentou o arrependimento [da vecchia signora]. Milinkovic-Savic impediu-o de empatar no último segundo".
Defesa neerlandês encontra-se a treinar com a equipa secundária dos verdes e brancos, mas não deixa de estar atento aos acontecimentos do plantel principal
02 Out 2025 | 12:53 |
Apesar de ter sido relegado para a formação secundária dos leões, Jeremiah St. Juste continua a mostrar que não se afastou da equipa principal. O neerlandês esteve atento ao Napoli - Sporting, da última quarta-feira, 1 de outubro, tendo mesmo feito questão de elogiar João Simões.
O jovem médio dos verdes e brancos foi um dos principais destaques da turma de Rui Borges - que optou por colocar o jogador no onze inicial em Itália. Na publicação do futebolista de 18 anos realizada após a partida, St. Juste disse 'presente' e foi mostrar o seu apoio.
"Grande atitude, queremos mais! O caminho continua", escreveu João Simões, com o comentário do defesa neerlandês a saltar à vista: "Maduro", pode ler-se, na publicação do jogador através da sua conta pessoal do Instagram.
Vale a pena lembrar que Jeremiah St. Juste tem vindo a ultrapassar um momento difícil no Sporting. Depois de negar várias ofertas para sair do Clube, o neerlandês foi relegado para a equipa B e perdeu o seu acesso ao camarote dos jogadores no Estádio de Alvalade. Mais recentemente, também perdeu o cacifo número três no balneário do reduto leonino.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Confira a publicação:
Antigo líder do Grupo Stromp abordou as exibições e acontecimentos da sétima jornada da Liga Portugal Betclic na sua mais recente coluna de opinião
02 Out 2025 | 12:43 |
Tito Arantes Fontes voltou à carga no que toca a apontar o dedo a Porto e Benfica, na sua habitual coluna de opinião no Jornal Sporting. O antigo líder do Grupo Stromp falou sobre as exibições de ambos os rivais na sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
"Os nossos mais directos contendores tiveram prestações distintas. O Porto – depois do inenarrável xirivari que antes da partida montou à volta do jogo em Arouca (e que bem que, depois, no jogo, os presidentes da autarquia e de ambos os clubes conviveram na tribuna!) – desenvencilhou-se nos seus noventa minutos. Ganhou", pode ler-se.
De seguida, a análise passou para os encarnados: "Já o Benfica viu-se grego para, na sua casa, levar de vencida o Gil Vicente. As gentes de Barcelos deram um recital de futebol e concluíram o jogo com mais posse de bola, mais golos esperados, mais remates, mais oportunidades de golo, mais cantos, mais passes, mais bolas na trave… enfim, foi um arraso! Ainda assim, perante esta triste e confrangedora realidade, o Benfica insiste – não tratando de humildemente se tratar – em disparar para todos os lados, emitindo pateticamente comunicados atrás de comunicados… coitados".
Tito Arantes Fontes ainda comentou o triunfo do Sporting no Estoril, que considerou "limpinho": "No passado sábado, fomos à Amoreira, defrontar o sempre perigoso Estoril. O jogo foi o que foi. O mais importante foi a vitória e os concomitantes três pontos. Rui Borges já disse tudo sobre a prestação da nossa equipa. Jogámos meia-hora e depois desaparecemos. Certo é que ganhámos justamente e – como ficou célebre – de modo 'limpinho'! Clarinho como água… de modo 'limpinho'".
Por fim, abordou o regresso aos estádios dos adeptos condenados pelo ataque à Academia de Alcochete: "Apareceram, mais uma vez, frases, cartazes e pirotecnia de uma das claques, a dita Juventude Leonina. Desta feita, uma das faixas tinha escrito 'We are back'… pois, temos pena, mesmo muita pena que assim seja", disse, continuando: "Os autores e perpetradores dos comportamentos do sinistro ataque à nossa Academia voltaram, esgotadas que estão a referidas penas. E é lamentável que festejem esse seu regresso com atoardas e incumprimentos vários… como resultado, o Conselho de Disciplina aplicou quase 15.000€ de multas ao clube! Pagam os sócios, mais uma vez, as lamentáveis cenas destes 'meninos'! Até quando?".