Futebol
André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico
06 Fev 2026 | 16:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2020 | 21:07 |
Foi Emanuel Ferro quem esteve na conferência de imprensa devido às regras da UEFA que não permitem a presença de Silas. O treinador adjunto dos leões estava satisfeito com o triunfo e “Criamos muitas situações de golo, principalmente na primeira parte. Dominamos a primeira parte, construímos muitas situações de golo, podíamos e devíamos ter marcado mais, mas saímos com um resultado positivo, que não quer dizer nada para a segunda mão. É um resultado positivo para nós. Marcamos três golos e à partida seria bom, mas efetivamente face aos 17 remates podíamos ter concretizado mais. Existem coisas a melhorar, mas pensar também que três golos nos dão uma boa prespetiva. Pensar que 3-1 é escasso é legítimo, mas conseguimos um ótimo resultado, perante um adversário de muita qualidade”, começou. Sobre o segundo jogo, Ferro não quis entrar em muitos pormenores, mas deixou elogios à exibição dos seus jogadores e à equipa adversária. “A estratégia para a segunda mão é que vai ser um jogo muito difícil. Jogos europeus a este nível são sempre difíceis. É um adversário forte e que podem mudar o rumo do jogo com facilidade. Não ia ser fácil fosse 3-0 ou 3-1. Temos de pensar que foi um jogo em que conseguimos expor os nossos processos e fica uma imagem muito positiva. O adversário é complicado, hoje conseguimos controlá-lo, mas o seu valor é inquestionável. Tem muito bons jogadores e sabemos que são perigosos e com muita capacidade. Vamos ter de estar na máxima força. Vamos para Istambul conscientes das dificuldades que vamos ter e o golo sofrido não provoca grandes alterações”, disse. Sobre o esquema tático, Ferro disse que tem de ser mudado de jogo para jogo, consoante o adversário. “Foi uma boa exibição, não vale a pena comparar com outros jogos. Mesmo durante o jogo mudamos o esquema tático. Para este jogo esta tática serviu, no próximo jogo pode não servir, são equipas diferentes e para campeonatos diferentes. Hoje conseguimos fazer as coisas de forma positiva. Não vale a pena comparar com jogos anteriores. É importante ganhar em casa, aqui em Alvalade temos dominado na Liga Europa e é a isto que temos de nos agarrar para o futuro. Em resposta ao Leonino, Ferro destacou o coletivo em vez do individual. “A solução que resultou hoje pode não ser a solução para o futuro. O coletivo tem de ser o principal, hoje marcaram três mas o que queremos é que o coletivo seja o principal. A defesa e o ataque são muito importantes e todo o coletivo esteve bem nos dois momentos, assim os golos vão surgir com mais facilidade, sejam de quem for”. A imprensa turca pediu uma comparação entre Vietto e Bruno Fernandes. “Vietto parece-se com o Vietto e hoje todos pareceram-se consigo próprios, hoje valemos pelo coletivo e vai ser sempre assim. Temos jogadores de qualidade e todos contribuem à sua medida”, finalizou.
Fotografia do Sporting CP.
Erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes na baliza do Clube têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo
07 Fev 2026 | 03:00 |
A forma exibicional de Rui Silva tem gerado alguma preocupação nos responsáveis do Sporting, sabe o Leonino. Apesar de continuar a ser considerado um dos pilares da equipa, as exibições irregulares do guarda-redes, que em determinados momentos não têm correspondido às expetativas, fez soar os alertas.
Os erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo. Embora o talento e a liderança do guardião não estejam em causa, há uma consciência crescente de que possa ser necessário preparar alternativas para não deixar o Clube vulnerável.
No entanto, a confiança no jogador mantém-se intacta. O 'camisola 1' continua a ser visto como uma peça-chave. Para a Direção, os momentos em que o guarda-redes se destacou em partidas decisivas reforçam a convicção de que é um ativo importante para a equipa de Rui Borges
O emblema leonino reconhece a importância do jogador e a sua capacidade de dar respostas em momentos críticos. A expectativa é a de que Rui Silva - que elogiou recentemente Rui Patrício - consiga recuperar a regularidade exibicional e volte a apresentar o seu nível habitual.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 27 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 2.430 minutos, nos quais encaixou 23 golos.
Ato eleitoral leonino vai realizar-se no dia 14 de março; Últimas aconteceram no inverno de 2022 e o atual Presidente dos leões ganhou com 85,9% dos votos
06 Fev 2026 | 17:54 |
No dia 14 de março haverá eleições no Sporting. Frederico Varandas deverá ter apenas um concorrente: Bruno Sá, proprietário do restaurante "Cantinho do Sá". Com apenas um adversário e pelo sucesso desportivo dos últimos anos, Nuno Raposo não tem dúvidas que o atual líder dos leões vai ganhar com muita margem.
N. Raposo: "Será uma goleada de Varandas"
"O desfecho, não há dúvidas, será uma goleada de Varandas para um terceiro mandato que em 2018 poucos vaticinavam, depois dum segundo que nessa altura também se julgava impossível, mais ainda que fosse ganho com mais de 85 por cento dos votos", pode ler-se, no seu texto de opinião na 'A Bola'.
O jornalista explica a sua posição. "Varandas corre agora o risco de conseguir chegar aos 90%, não porque sejam eleições coreanas como chegaram a ser num passado de má memória na vida leonina, não por défice democrático que essas percentagens muitas vezes traduzem mas porque estamos no contexto futebol e de clube que em oito anos ganhou no futebol de 11 seniores masculinos quase tantos campeonatos nacionais como nos anteriores 40".
N. Raposo: "O Sporting merecia que o concorrente tivesse peso"
Bruno Sá vai oficializar a sua candidatura, mas Nuno Raposo pensa que devia de haver um adversário mais "inquietante" para Varandas. "Eleições de candidato único acabam sempre por ser ato que não se saúda, daí que aparecer concorrência é de salutar. Mas merecia o Sporting que o concorrente tivesse outro peso, até para o bem de Frederico Varandas, que certamente encararia esse desafio como mais tentador".
Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.
Extremo brasileiro fez um dos três golos da qualificação para as meias finais da Taça de Portugal, diante do AFS SAD, no Estádio José Alvalade
06 Fev 2026 | 17:51 |
Com minutos, confiança e rendimento, Luís Guilherme começa a destacar-se em Alvalade. O extremo, que atravessava um longo jejum de golos, faturou na vitória frente ao AFS SAD, na quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, um jogo em que assinou uma das suas melhores exibições desde que chegou a Alvalade.
O tento teve um peso simbólico claro: o jogador não marcava há quase dois anos e procurava afirmar-se depois de um percurso recente marcado pela falta de minutos. Ativo no lado direito do ataque, Luís Guilherme foi uma ameaça constante para a defesa adversária. um golo, 34 passes certos em 37 tentados, três dribles certos, quatro duelos ganhos em cinco.
Sinais animadores que contrastam com a realidade que viveu no último ano e meio em Inglaterra. Ao serviço do West Ham, Luís Guilherme teve utilização muito limitada: apenas 297 minutos somados na Premier League e 327 minutos no total das competições. Um contexto que dificultou a sua afirmação em solo britânico.
Curiosamente, esse número de minutos já foi praticamente igualado em Alvalade. Com cinco jogos realizados, Luís Guilherme soma precisamente 297 minutos ao serviço dos leões, evidenciando uma aposta clara e consistente por parte de Rui Borges. Mais do que os números, começa a notar-se uma evolução no entendimento do jogo coletivo.
Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros — tem 10 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), três na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 418 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.
André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico
06 Fev 2026 | 16:34
Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD
06 Fev 2026 | 16:28
Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres
06 Fev 2026 | 15:54