Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Leões defrontam na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, o conjunto do CS Marítimo, pelas 21h15. Na antevisão ao encontro da Taça de Portugal, Emanuel Ferro abordou o espírito da equipa, assim como as mudanças nos planos leoninos após serem obrigados a permanecer na Madeira. "Espírito de consciência de que é uma tarefa muito difícil que vamos ter amanhã, em jogo a eliminar. O último jogo já foi arrumado. É agora uma realidade diferente, com um espírito competitivo muito difícil e específico. Vamos encarar com as nossas armas e tendo em conta o adversário”, começou por dizer, analisando depois as consequências de trabalhar fora de Alcochete. "Estamos focados no essencial. Sabemos que esta não é a nossa rotina, mas criámos condições. Estamos conscientes da tarefa, numa competição que assumimos que queremos vencer. Todos os ajustes foram feitos em relação ao que não era esperado, estamos muito focados no jogo de amanhã”, acrescentou. Abordando o desgaste da equipa, após o triunfo na Choupana, o adjunto dos leões não lhe atribuiu importância: “Sabemos que a resposta foi muito boa. Mas também que temos um plantel no qual confiamos, num grupo de jogadores largo que tem dado sempre a melhor resposta e é nisso que nos baseamos para encarar com ambição o jogo de amanhã”. Analisando a mudança técnica do adversário, Emanuel Ferro teceu elogios aos madeirenses "A equipa mudou um pouco. Vinha de uma sequência de jogos com resultados muito positivos, embora tenha perdido o último. É uma equipa que tem vontade de vencer e disputa os jogos com grande agressividade e atrevimento até ao fim, muito ofensivos. Isso só acresce a nossa responsabilidade, com crença de um bom jogo e bom adversário. Olhamos para o adversário sem perder o nosso processo. Eles vão querer muito, mas nós também vamos querer muito”. Por fim, Emanuel Ferro esclareceu que, apesar de ter assumido a ambição em vencer a Taça de Portugal, os leões continuam a abordar jogo a jogo: "Temos que olhar à forma como nós olhamos. O que nos tem permitido estar focados é a mensagem de olhar sempre para o próximo jogo. Já assumimos a ambição de ganhar o troféu e isso não pode desviar o foco do próximo jogo”, concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Internacional jovem pelo Canadá foi cedido pelos verdes e brancos, uma vez que não entra nas contas da estrutura leonina para esta temporada
|
0O Sporting emprestou Lucas Dias ao 1.º de Dezembro, da Liga 3. A estrutura verde e branca não tem grandes planos para o médio, que passou a última temporada emprestado ao Cavalry, equipa do Canadá, país do qual o jogador é natural.
"O 1º. de Dezembro tem o prazer de anunciar que chegou a acordo com o Sporting pela cedência a titulo de empréstimo, de Lucas Dias para representar a nossa equipa na Liga 3. Bem-vindo à nossa casa Lucas! #weareone", lê-se, nas redes sociais do emblema da terceira divisão nacional.
Na mesma publicação, o clube de Sintra deixa uma nota sobre a transferência: "Não podemos deixar de saudar, a forma com que o Sporting Clube Portugal se mostrou disponível, em todo o processo negocial. Desejamos aos campeões da Liga Portugal Betclic, uma excelente temporada!".
Em 2022/23, Lucas Dias - avaliado em 100 mil euros - representou a equipa de sub-23, somando 19 jogos com Listada verde e branca, tendo feito o gosto ao pé em duas ocasiões. No empréstimo ao Cavalry, disputou 15 partidas, nas quais conseguiu somar duas assistências.
As exibições pelas formações jovens do Sporting despertaram a atenção de Rúben Amorim, que chegou a chamar Lucas Dias, em diversas ocasiões, aos treinos da equipa principal. No entanto, o médio não encheu as medidas do técnico e ainda não teve oportunidade de se estrear.
Confira a publicação:
Central internacional português foi a grande novidade em mais uma sessão de trabalhos de Rúben Amorim, que viu outro pupilo liberado pelo departamento médico
|
0Gonçalo Inácio regressou aos treinos do Sporting. O internacional português foi a grande novidade da sessão de trabalhos desta quarta-feira, dia 25 de setembro, mas não foi o único recuperado. Após mais de um mês de ausência, Diogo Pinto teve 'luz verde' do departamento médico.
O 'camisola 25' foi destaque e é opção para a partida diante do Estoril, depois de ter falhado o duelo frente ao AVS - que terminou com vitória leonina, por 3-0. Já Diogo Pinto não jogava desde dia 3 de agosto, na primeira jornada da Liga 3.
O técnico verde e branco chamou vários jovens da formação, para se juntarem à equipa principal: José Silva, Atanásio Cunha, Bruno Ramos, Miguel Alves, Denílson Santos, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Sandro Nascimento, Kauã Oliveira, Nilton Cardoso, Luís Gomes, Lucas Anjos e Francisco Canário, mostraram-se a Rúben Amorim.
Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 15 pontos. O Benfica fecha o pódio, com 13 pontos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.
Confira as imagens da sessão:
Desempenho é encarado como um bom presságio, já que a turma leonina foi quase sempre campeã quando alcançou este registo
|
0Rúben Amorim atingiu a segunda maior goleada no campeonato desde que assumiu o comando técnico do Sporting, sendo esta também a maior na presente edição. Sob a liderança do atual treinador, os leões superaram-se apenas quando venceram o Braga por 5-0, na temporada 2022/23.
Além da goleada frente aos minhotos, por cinco bolas sem resposta, o Sporting construiu uma vitória com os mesmos números que fez contra os canarinhos, na última jornada da época 2020/21, diante do Marítimo, quando já tinha assegurado o título de campeão nacional.
Registam-se, para além destas três, ainda cinco goleadas por 4-0 sob a orientação de Rúben Amorim. Foram estes contra o Marítimo (casa), Paços de Ferreira (fora), Portimonense (casa), Santa Clara (casa), Guimarães (fora) e o Tondela (casa).
Independentemente do grau de conforto, os leões continuam a transformar Alvalade numa fortaleza na temporada 2023/24. A equipa venceu os primeiros nove jogos em casa na competição, repetindo este feito pela oitava vez na história. Este desempenho é encarado como um bom presságio, já que o Sporting foi quase sempre campeão quando alcançou este registo.
As ocasiões anteriores foram nas épocas de 1939/40, 1946/47, 1948/49, 1953/54, 1969/70, 1973/74 e 1979/80, sendo esta última a última vez em que tal ocorreu, conforme mencionado pela página 'Playmaker'. A única exceção foi na temporada 1939/40, quando os leões terminaram em segundo lugar, atrás do Porto.