Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na época transata, 2023/24, Viktor Gyokeres esteve ao mais alto nível, tendo apontado uns impressionantes 43 golos ao serviço do Sporting. Estes números não passaram despercebidos e, entre outros motivos, o avançado sueco de 26 anos tem estado em destaque Europa fora por ter deixado para trás grandes nomes do futebol mundial.
O portal Bleacher Report Football apontou Gyokeres como o jogador que mais contribuiu em golos e assistências nas principais ligas europeias, superando nomes do desporto rei como Harry Kane (Bayern Munique, 44 golos e 12 assistências), Kylian Mbappé (novo reforço do Real Madrid, no entanto, à data de análise, jogador do PSG, somou 44 remates certeiros e 10 auxílios à baliza) e Erling Haaland (Manchester City, 38 tentos e seis assistências).
Segundo a referida estatística, o camisola 9 do Sporting teve influência direta em 58 golos (43 golos e 15 assistências), sendo, contudo, importante salientar que no estudo em questão é considerado que o penálti que o sueco sofreu diante do Dumiense na Taça de Portugal, que Nuno Santos converteu em vantagem para os verdes e brancos, como uma assistência.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – fez 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.