Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CONTRATAÇÃO DE GYOKERES PODE JOGAR … CONTRA O SPORTING, MAS VARANDAS E VIANA JÁ ESTÃO EM AÇÃO PARA DAR PRENDA A RÚBEN AMORIM

Alvo dos leões até já falou do interesse verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Jun 2023 | 07:17 |

Icon Comentário0

O Sporting estará perto de fechar a contratação de Viktor Gyokeres e, nesse sentido, os leões já olham para outros alvos que querem fechar neste mercado de transferências. De acordo com o jornal Record, as negociações por Milan van Ewijk, lateral do Heerenveen, podem avançar nas próximas semanas.


É que o ala direito terminou a participação no Campeonato da Europa sub-21 e, agora, as conversações poderão conhecer avanços significativos. Contudo, o facto de os leões terem Gyokeres praticamente fechado, pode jogar contra a turma de Alvalade.


Na lista de interessados por Milan van Ewijk está o … Conventry. Ora, com os ‘bolsos cheios’ – isto se se vier a confirmar os 20 milhões que os leões pagam pelo avançado sueco – o emblema inglês pode ser concorrência feroz pelo lateral neerlandês.


Em 2022/23, ao serviço do Heerenveen, Milan van Ewijk – avaliado em 7 milhões de euros – realizou 40 jogos, marcou seis golos e fez três assistências. O jogador tem contrato com o clube neerlandês até 2025.


Futebol

Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim

Apesar de ter direito a 13,8 milhões de euros pela rescisão com os red devils, o técnico português verá o valor final encolher drasticamente

Por intervenção do fisco britânico, a indemnização que o Manchester United pagará a Ruben Amorim, sofrerá drástica diminuição
Por intervenção do fisco britânico, a indemnização que o Manchester United pagará a Ruben Amorim, sofrerá drástica diminuição

08 Jan 2026 | 16:20 |

Icon Comentário0

A saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, confirmada na última segunda-feira, ficou marcada não apenas pelo impacto desportivo, mas também por um desfecho financeiro bastante menos favorável do que os números iniciais indicavam. Embora o treinador português ainda tivesse a receber cerca de 13,8 milhões de euros relativos ao que faltava cumprir do contrato, o montante líquido será substancialmente inferior.


De acordo com cálculos divulgados pelo Manchester Evening News, a elevada tributação aplicada no Reino Unido fará com que o antigo treinador do Sporting consiga reter 'apenas' 6,3 milhões de euros. Entre impostos sobre o rendimento e outros encargos obrigatórios, o fisco britânico absorverá uma fatia significativa da compensação, reduzindo de forma drástica o ganho real do técnico.


O impacto financeiro não se limita, no entanto, ao treinador português. O Manchester United também sai penalizado com esta rescisão, uma vez que terá de pagar cerca de 1,7 milhões de euros adicionais em contribuições obrigatórias enquanto entidade empregadora. Assim, a separação representa um processo dispendioso para ambas as partes, num contexto já sensível para o clube inglês.


Este desfecho encerra um ciclo de pouco mais de um ano de Ruben Amorim em Inglaterra. O técnico chegou a Old Trafford em novembro de 2024, após uma passagem altamente bem-sucedida pelo Sporting, onde conquistou títulos e se afirmou como um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.

Ao serviço dos red devils, Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Apesar de alguns momentos positivos, a irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o seu despedimento.



Futebol

Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio

Avançado senegalês chega a Alvalade em janeiro num acordo milionário e assina vínculo de longa duração protegido por cláusula de rescisão elevada

Extremo, proveniente do Granada, é o novo reforço do Sporting para o ataque de Rui Borges. Fotografia de Souleymane Faye | Instagram
Extremo, proveniente do Granada, é o novo reforço do Sporting para o ataque de Rui Borges. Fotografia de Souleymane Faye | Instagram

08 Jan 2026 | 16:13 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye vai mesmo ser reforço do Sporting. A informação é avançada pelo jornal Record, garantindo que o negócio está totalmente fechado entre as partes. O jogador prepara-se agora para viajar rumo a Lisboa, realizar os habituais exames médicos e integrar o plantel verde e branco imediatamente.


Souleymane Faye custa 6 milhões + 2 por objetivos ao Sporting


Segundo a mesma fonte, a operação custa 6 milhões de euros fixos, acrescendo 2 mediante o cumprimento de objetivos desportivos. O Granada salvaguarda ainda uma percentagem numa futura venda. O investimento da SAD leonina reflete a aposta decidida e forte neste talento emergente do futebol vizinho.


O craque senegalês vai rubricar contrato com o emblema de Alvalade válido até 2030. O novo vínculo fica blindado por uma cláusula de rescisão milionária, fixada em 80 milhões de euros. Esta medida robusta visa proteger o ativo valioso contra o possível assédio de tubarões europeus num futuro próximo.

Primeiro reforço de inverno de Rui Borges


O atleta será assim a primeira cara nova confirmada de inverno no reino do leão. Resta agora perceber se o extremo será o único a chegar ou haverá mais nomes a entrar no mercado de transferências de inverno na turma orientada por Rui Borges para atacar a decisiva segunda metade da época.

Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Fayeavaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.


Futebol

Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting

Comentador afeto ao Clube de Alvalade não deixou passar a sua mais recente coluna de opinião sem abordar temas relacionados com a arbitragem

Carlos Barbosa da Cruz acusa o VAR do Gil Vicente - Sporting de ter medo de falar e comunicar a fala sobre Alisson Santos
Carlos Barbosa da Cruz acusa o VAR do Gil Vicente - Sporting de ter medo de falar e comunicar a fala sobre Alisson Santos

08 Jan 2026 | 15:26 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz considera que o clima de pressão mediática e institucional no futebol português continua a condicionar decisões da arbitragem em prejuízo do Sporting. Num texto de opinião publicado no jornal Record após o empate dos leões frente ao Gil Vicente, o advogado sustenta que o VAR terá optado pelo silêncio num lance decisivo por receio das consequências externas.


C. Barbosa da Cruz: "Aposto que o VAR detetou a falta sobre Alisson"


Em causa está o golo do empate da equipa de Barcelos, precedido de uma infração não sancionada sobre Alisson Santos: “Aposto que o VAR Vasco Santos detetou a falta sobre o Alisson, que precedeu o golo do empate do Gil Vicente”, escreve Carlos Barbosa da Cruz, acrescentando que acredita que o VAR “pensou em alertar o árbitro e aconselhá-lo a anular a jogada”.


No entanto, segundo o autor, essa intenção terá sido travada por um contexto de intimidação instalado no futebol nacional. “O seu subconsciente, contudo, dissuadiu-o”, afirma, descrevendo um cenário em que o VAR antecipa “o comunicado que o Benfica iria de imediato publicar, criticando-o asperamente, por mais este favorecimento do Sporting”.

Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda para o papel dos comentadores e antigos juízes que dominam o espaço mediático: “Depois considerou a multitude de ex-árbitros, omnipresentes nos media e supostamente isentos, que o iriam crucificar”, escreve, referindo também “a miríade de comentadores televisivos e radiofónicos que o acusariam, dias a fio, de todos os males do inferno”.


No texto, o comentador afeto aos leões alarga a crítica à cobertura mediática e a determinados canais televisivos, evocando “os insuspeitos locutores da CMTV, sempre de língua afiada em tudo o que tenha a ver com deitar abaixo o Sporting”, bem como a previsíveis reações de dirigentes e treinadores rivais.

Mais grave, segundo Carlos Barbosa da Cruz, são as consequências pessoais que este tipo de polémica pode gerar para os árbitros. O cronista refere o receio de ver “o seu nome arrastado na lama das redes sociais”, de receber “mensagens ameaçadoras” e até de ver “os filhos enxovalhados na escola”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época
Futebol

Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época

08 Jan 2026 | 14:55

Icon Comentário0
Sporting dá novidades aos adeptos sobre jogo com o Casa Pia
Futebol

Sporting dá novidades aos adeptos sobre jogo com o Casa Pia

08 Jan 2026 | 12:54

Icon Comentário0
Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”
Futebol

Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”

08 Jan 2026 | 14:15

Icon Comentário0