
Futebol
Prestes a chegar a Alvalade, Giorgi Kochorashvili dá grande novidade aos adeptos do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo entrou de férias depois da conquista da dobradinha, mas recebeu notícias inesperadas. O extremo do Sporting ficou de fora dos escolhidos da sua Seleção de Moçambique, devido ao desgaste acumulado no Clube de Alvalade.
A equipa nacional de Moçambique, onde Geny Catamo é um titular habitual, e uma das estrelas do conjunto, vai jogar um encontro particular com a África do Sul, no próximo dia 9 de junho. A grande ausência na lista do selecionador Chiquinho Conde foi o extremo do Sporting.
"O Geny não foi convocado devido ao desgaste acumulado e foi algo acordado entre todos. Já tinha também um período de férias definido e assim também posso dar oportunidade a jogadores mais novos", explicou o treinador da equipa nacional do Moçambique.
O plano inicial de Geny Catamo - que recebeu uma mensagem de Bruno Fernandes - passava por representar a seleção antes de seguir para férias, mas o extremo do Sporting fica agora livre para seguir já para um período de descanso, antes do regresso a Alvalade para começar a preparar a próxima temporada.
Geny Catamo foi um dos mais utilizados esta temporada, tanto no Clube como na Seleção. Ao todo, realizou 56 jogos em 2024/25. Apesar das incríveis conquistas na reta final da época, o jogador já vinha a dar sinais de algum desgaste.
Presidente verde e branco já se teria decidido pela venda do jogador internacional, mas parece ter voltado atrás na sua decisão e pode manter o atleta
|
Ao contrário do que foi avançado nas últimas horas na imprensa nacional, Franco Israel pode mesmo ficar no Sporting no próximo ano. O futuro do guardião uruguaio deve mesmo passar por Alvalade, apesar de ter perdido a titularidade para Rui Silva em janeiro.
Ainda foi avançado que os leões e Franco Israel tinham chegado à conclusão de que a venda seria a melhor solução para as duas partes, mas esta sexta feira, 30 de maio, o jornal A Bola avança que, afinal, a vontade das duas partes é a permanência no Clube.
Da parte do Sporting, vêm o jogador como uma mais-valia, depois de alguns anos de desenvolvimento. O Clube acredita que Franco Israel está num ponto de maturação ótimo para ajudar a equipa, e que será boa concorrência para Rui Silva, que deverá partir como o titular das balizas verdes e brancas na próxima época.
Rui Borges também vê em Franco Israel um jogador com qualidades suficientes para ajudar a equipa na próxima temporada. O treinador olha para o guarda redes como exemplo de resiliência, e como uma das figuras importantes no balneário dos leões, apesar de ter perdido a titularidade a meio da época.
Do lado de Franco Israel, também há abertura para continuar no Sporting. Segundo informação avançada também pelo jornal A Bola, o guardião uruguaio demonstra vontade de ficar em Alvalade e lutar com Rui Silva pela titularidade na baliza dos leões.
Treinador verde e branco já comunicou com o Clube de Alvalade como proceder em relação ao caso polémico que está a marcar o futebol português
|
Rui Borges já decidiu o que quer fazer com Matheus Reis, jogador do Sporting envolto em polémica depois do lance que disputou com Andrea Belotti na final da Taça de Portugal. O treinador quer que o ala brasileiro continue em Alvalade no próximo ano.
Relembrar que, devido ao ambiente que vivia em Portugal, Matheus Reis foi obrigado a refugiar-se no Brasil. Em Alvalade, deixou em stand by um processo de renovação de contrato, uma vez que o vínculo que agora o liga ao Sporting termina já em 2026.
No entanto, as indicações são boas, uma vez que parece haver abertura das duas partes para estender esta ligação, ao que tudo indica, e como é hoje noticiado pelo jornal A Bola, até 2028. Esta é a vontade do Clube de Alvalade, e também de Matheus Reis, que pretende continuar o seu percurso no Sporting.
Quem também deu aval a esta renovação foi Rui Borges. O treinador do Sporting vê várias mais-valias em Matheus Reis: não só é um dos mais experientes no plantel verde e branco, mas também é um dos defesas mais versáteis dos leões, podendo jogar como central ou ala, num sistema de dois ou três defesas centrais - qualidades apreciadas pelo técnico transmontano.
Relembrar que Matheus Reis já faz parte da história do Sporting: o brasileiro cumpriu, esta temporada, a marca dos 200 jogos pelo Clube de Alvalade, e também se tornou no jogador estrangeiro com mais títulos nacionais pelos verdes e brancos, com o terceiro da sua conta pessoal conquistado em 2024/25.
Selecionador nacional falou recentemente acerca de um dos jogadores mais importantes do plantel verde e branco às ordens de Rui Borges
|
Viktor Gyokeres, estrela do plantel do Sporting, promete ser um dos assuntos quentes do mercado de transferências. Jon Dahl Tomasson, selecionador sueco, abordou o futuro do avançado da sua seleção, sem revelar que clube pode representar no próximo ano.
Jon Dahl Tomasson sobre Viktor Gyokeres: "Haverá, sem dúvida, jogadores a mudar de clube"
Em declarações ao "Aftonbladet", Tomasson começou por não abrir o jogo em relação a que clube Viktor Gyokeres se devia juntar: "Claro que não vou dizer. Senão haveria uma explosão daquelas. Haverá, sem dúvida, jogadores a mudar de clube. Sabemos isso todos os anos".
"Se olharmos a cada jogador, deve ser feita a escolha correta antes de rumar a certo clube. Também temos família e temos de ter isso em mente. Não é fácil, mas, no fim do dia, isso é o futebol", explicou, de seguida, o selecionador sueco.
Sem abrir o jogo acerca do futuro de Viktor Gyokeres, parece ficar claro a perceção de que o avançado sueco pode mesmo deixar o Sporting e mudar de ares este verão. A decisão, essa, ainda não foi tomada, mas segundo a imprensa internacional, pretendentes não faltam ao Viking de Alvalade.
Relembrar que a Seleção da Suécia vai disputar dois jogos particulares na reta final da temporada, contra a Hungria e a Argélia. Viktor Gyokeres já se encontra reunido com a sua equipa nacional, parte do estágio para esse par de encontros amigáveis.