
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo é especialista em jogos contra o Benfica. O ala do Sporting marcou três golos nos últimos quatro dérbis, decidindo dois deles. Na final da Taça de Portugal, é esperado que o canhoto seja titular e o próprio revelou que Bruno Fernandes deverá apoiá-lo antes do encontro.
Geny Catamo: "Caçador de águias? Feliz por já ter contribuído para vitórias"
“Sobre o caçador de águias não tenho nada a dizer... Feliz por já ter contribuído para vitórias. Vou-me manter focado, num momento de inspiração posso marcar. Temos uma chance de provar que somos bicampeões”, disse o 'camisola 21' dos verdes e brancos, à Antena 1.
Geny Catamo nunca escondeu a admiração por Bruno Fernandes e a inspiração no antigo capitão do Sporting durante os festejos. Agora, o moçambicano espera receber uma 'força extra' do médio: “Acredito que me vai mandar mensagem antes do jogo ou um emoji com as orelhas fechadas. Pode servir de motivação!”, completou.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 47 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 3.002 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou sete golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 17h10, no Estádio do Jamor.
Presidente dos leões fez reserva importante para a preparação da nova temporada verde e branca, mas leões ainda têm Taça de Portugal para disputar
|
O Sporting irá voltar a Lagos para realizar o estágio de pré-época. A cidade algarvia tem sido um elemento de sucesso nas últimas temporadas trabalhadas pelos verdes e brancos, que regressam novamente ao Cascade Wellness Resort, que começou a ser a 'casa' dos leões em 2020.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, confirmando as palavras de Morten Hjulmand, durante a conferência de imprensa de antevisão à final da Taça de Portugal. O capitão dos leões revelou que a pré-época seria no Algarve e o diário desportivo corroborou a ideia do médio.
De recordar que o Sporting costumava fazer pré-época no estrangeiro até à chegada de Ruben Amorim. Na última preparação de temporada antes do português assumir o comando técnico dos leões (2019/20), Marcel Keizer escolheu Feusisberg, uma vila do cantão alemão na Suíça. Contudo, a pandemia impossibilitou viagens e os leões não mais saíram de Lagos.
O Cascade Wellness Resort tem recebido a comitiva verde e branca com grande hospitalidade e Frederico Varandas voltou a reservar o luxuoso retiro, que vai receber Rui Borges e todo o plantel do Sporting, na preparação de mais uma época.
Em 2024/25, durante a estadia em Lagos, ainda com Ruben Amorim no comando técnico, os leões enfrentaram Union St-Gilloise e Sevilha, não sendo ainda conhecidos os adversários deste verão. Mais pormenores deverão ser revelados no próximo mês.
Presidente verde e branco já vai pensando na próxima época em Alvalade; Subida da equipa B pode ter consequências para alguns
|
O Sporting conseguiu uma dupla conquista em 2024/25: além do bicampeonato, a equipa B conseguiu a promoção à Liga 2. No entanto, esta subida pode ter consequências desagradáveis para alguns jogadores, uma vez que o Presidente dos leões pode forçar jogadores da equipa principal a alinhar na segunda divisão do futebol português, como avançamos neste Exclusivo Leonino.
A equipa B do Sporting conseguiu a subida à Liga 2, o segundo escalão do futebol nacional, após uma travessia de sete anos na Liga 3. Os jovens verdes e brancos consumaram uma ascensão muito ambicionada no Clube de Alvalade, que traz um maior nível competitivo. Passam a jogar, a partir do próximo ano, numa liga profissional.
Essa é a grande diferença em relação à Liga 3, e um fator que pode ter várias consequências no plantel da equipa principal. Ao contrário do que acontecia quando a equipa B estava na terceira divisão, vários jogadores do Clube podem agora ser forçados a dar um passo atrás e representar a formação secundária dos leões.
Isto porque a Liga 2 trata-se de uma liga profissional, ao contrário da Liga 3. Muitos jogadores tem cláusulas nos seus contratos que os obrigam a jogar em ligas profissionais caso isso seja requerido, o que significa que, na próxima temporada, existe a possibilidade de vermos alguns jogadores do Sporting dar um passo atrás e representarem a equipa B, caso seja necessário.
Esta medida não é inédita. Tanto no Sporting, como noutros emblemas, já aconteceu com jogadores afastados do grupo, ou a voltarem de lesão, serem relegados à equipa B de forma a ganhar ritmo competitivo - Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Shikabala, Jefferson, Fito Rinaudo ou Islam Slimani que, com uma idade já avançada, foram 'dar uma perninha' à turma secundária na altura em que a equipa estava na Segunda Liga. Esse cenário volta, agora, a ser uma realidade possível no Clube de Alvalade
Capitão dinamarquês é um dos jogadores mais admirados pela massa associativa do Clube de Alvalade, mas mercado pode trazer mudanças
|
Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, falou sobre a atualidade no mercado do Sporting e referiu que Morten Hjulmand é alvo de vários tubarões do futebol europeu e que a ASAD verde e branca pode vir a receber ofertas aliciantes pelo médio num futuro próximo.
"Há mais sondagens por Hjulmand do que por Gyokeres"
“Frederico Varandas não falou com o treinador, falou com o mercado. É a minha suposição e a minha leitura. Parece-me que há mais sondagens por Hjulmand do que por Gyokeres”, começou por afirmar Luís Miguel Henrique, em declarações na CMTV. Vale lembrar que o médio internacional dinamarquês não assegurou a continuidade no Sporting, em 2025/26.
"Hjulmand não sai por menos de 60 milhões de euros”
O advogado garante ainda que o Sporting já definiu o valor exigido para a contratação do capitão de equipa: “O processo do Gyokeres pode estar um bocadinho mais parado e, de repente Frederico Varandas percebeu que é Hjulmand que ‘está a mexer’ e quis deixar o aviso ao mercado: Hjulmand não sai por menos de 60 milhões de euros”.
"Isto acontece exatamente pela importância que se vê que o jogador, enquanto capitão e líder, tem no balneário”
A terminar, Luís Miguel Henrique sublinha ainda que este valor é inflacionado: “Enquanto as propostas por Gyokeres estão próximas daquilo que é publicitado, os 60 milhões de euros estão bastante acima do valor de referência dado a Hjulmand. Isto acontece exatamente pela importância que se vê que o jogador, enquanto capitão e líder, tem no balneário”.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Reveja, aqui, as palavras de Hjulmand sobre Ruben Amorim: