Futebol
De Frederico Varandas à história do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes da Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 13:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Nov 2025 | 08:13 |
O trajeto de Georgios Vagiannidis no Sporting tem sido algo irregular. Apesar de ter chegado com o estatuto de titular à equipa de Rui Borges, acabou por ser ultrapassado por Iván Fresneda e, agora, pretende tomar medidas para mudar esta tendência.
O jornal A Bola revelou que o lateral de 24 anos terá tomado algumas decisões para contrariar o que tem acontecido até ao momento, sobretudo a nível pessoal. Numa primeira instância, o internacional grego encontra-se a ter aulas para aprender a falar português, para melhorar o seu entendimento com a equipa.
Além disso, Vagiannidis quer tentar ao máximo sentir-se em casa quando está em Lisboa e, por isso, trouxe consigo a namorada e o irmão, Emilios Vagiannidis, que está a jogar na equipa de sub-23 do Casa Pia, com intenção de assinar contrato profissional até ao final do ano.
De resto, o 'camisola 13' do Sporting terá uma nova oportunidade já no próximo sábado, dia 22 de novembro. Rui Borges deverá dar a titularidade a Vagiannidis frente ao Marinhense, em partida válida para a Taça de Portugal, depois de Fresneda ter sido o escolhido no último encontro, com o Santa Clara.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em 11 partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 730 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.
Verdes e brancos embarcaram rumo aos Açores e houve uma ausência a saltar à vista nas escolhas do treinador leonino para a Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 19:41 |
Hidemasa Morita também vai desfalcar o Sporting na deslocação ao reduto do Santa Clara, em partida a contar para a Taça de Portugal. O internacional japonês ficou em Lisboa devido a síndrome gripal e não está entre os convocados para a partida.
Por outro lado, Rui Borges optou por fazer uma grande surpresa entre o lote de jogadores que rumaram à Madeira: Rômulo Júnior, central brasileiro da equipa B dos leões viajou junto da comitiva do plantel principal verde e branco, com o objetivo de colmatar as poucas escolhas para a defesa.
Vale lembrar que, fora da partida, por lesão, encontra-se Zeno Debast, Nuno Santos, Geovany Quenda e Pote. Ousmane Diomande e Geny Catamo também não estão disponíveis, uma vez que se encontram ao serviço das respetivas seleções.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
Confira os 21 convocados de Rui Borges para o Santa Clara - Sporting:
Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia e Francisco Silva
Defesas: Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Rômulo Júnior, Ricardo Mangas e Maxi Araújo
Médios: Morten Hjulmand, João Simões e Giorgi Kochorashvili
Avançados: Francisco Trincão, Alisson Santos, Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Fotis Ioannidis, Luis Suárez e Rodrigo Ribeiro
Turma verde e branca regressou às vitórias esta quarta-feira, 17 de dezembro, depois de uma série negativa de três partidas sem vencer
17 Dez 2025 | 16:55 |
A equipa de juniores do Sporting venceu o Tondela, por 2-0, esta quarta-feira, dia 17 de dezembro. Em duelo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram assim aos triunfos e conseguiram sair da zona de despromoção, depois de dois empates e uma derrota nos últimos três encontros.
Os primeiros 45 minutos na deslocação a Tondela foram mornos, com as duas equipas sem conseguirem encontrar o caminho da baliza adversária. Apesar do ligeiro ascendente do Sporting, os leões não foram capazes de concretizar as suas oportunidades.
No regresso dos balneários, o Sporting colocou em campo a sua qualidade e conseguiu chegar à vantagem logo aos 53 minutos de jogo, por Miguel Almeida. Logo de seguida, os verdes e brancos voltaram a marcar, aos 70', e fecharam o resultado, com um bis na conta do jogador leonina.
Com esta vitória - a décima em 21 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 25 pontos. O Benfica é líder (30), enquanto o União de Leiria é terceiro com 27 (mais um jogo). O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no domingo, dia 21 de dezembro, diante do Santa Clara, às 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
Onze inicial apresentado na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov, Rodrigo Cabrito, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Sandro Gamboa, Miguel Almeida, Frederico Gomes, Simão Soares e José Mendes.
Ex futebolista do Benfica e atual comentador desportivo abordou o recente discurso do Presidente dos verdes e brancos, mas não da forma mais positiva
17 Dez 2025 | 15:13 |
Frederico Varandas anunciou, na última segunda-feira, 15 de dezembro, que se irá recandidatar à presidência do Sporting. Quem comentou o recente discurso do líder dos verdes e brancos foi Diamantino Miranda. O ex futebolista do Benfica falou em "arrogância" do dirigente dos leões.
Diamantino Miranda: "Frederico Varandas? Nota-se uma pequenina arrogância"
"Quando digo que se nota uma pequenina arrogância, é de não pensar que, este ano, no campeonato, já vai a cinco pontos do Porto. Falar em factos passados, do ano passado e no anterior em que ganhou, são factos. Pode ter mais ego, ou menos ego, porque se não for ele a ficar satisfeito com o trabalho que fez no Sporting nestes últimos anos, ninguém fica", começou por dizer, em declarações à CMTV.
De seguida, Diamantino Miranda voltou a abordar as declarações de Varandas e compará-lo a André Villas-Boas: "O futebol é momento. Se o Sporting ficar em terceiro ou em quarto lugar este ano… ele [Frederico Varandas] tem toda a razão em falar daquilo que já se passou e tem vaidade naquilo que fez. E volto a dizer, um dos grandes elogios que faço a Varandas, e também o fiz a Villas-Boas, foi de eu pensar, com as decisões sobre as claques, que traziam algo de novo ao futebol, mas isso não se tem passado".
Para chegar a esta parte da prova rainha, o Sporting já eliminou o Paços de Ferreira, por 3-2 (após prolongamento) e, na ronda mais recente, o Marinhense, em partida disputada no Estádio José Alvalade, a quem os leões venceram sem dificuldades, por 3-0.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
De Frederico Varandas à história do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes da Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 13:05
Pilar do Sporting aborda situação de Ioannidis: "Não está no seu melhor momento"
17 Dez 2025 | 12:57
Antes da Taça de Portugal, Rui Borges responde à letra a José Mourinho
17 Dez 2025 | 12:51