![Rui Borges pode fazer mudança drástica no Sporting e adeptos lembram... Ruben Amorim](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-ruben-amorim-sporting-man-united_20250102015353.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cristián Alexis Borja González, nascido a 18 de fevereiro de 1993 em Quibdó, na Colômbia, atuou no Sporting durante duas épocas e meia e, numa delas, assumiu mesmo o papel de titular, tendo realizado 30 jogos.
Borja começou a jogar futebol no Internacional Palmira, no seu país natal, e em janeiro de 2016 mudou-se para o Santa Fe. Ainda nesse ano, fez parte da seleção colombiana de sub-23 que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Em 2017, o lateral-esquerdo foi comprado pelo Toluca, do México, por cerca de 675 mil euros, e as boas exibições no campeonato mexicano chamaram a atenção do futebol europeu, com o Sporting a garantir a sua contratação em junho de 2018, a troco de 3,2 milhões de euros, numa altura em que já se havia estreado pela seleção principal da Colômbia.
Na primeira época em Alvalade, Borja viveu na sombra de Jefferson e Acuña, totalizando apenas 14 jogos de leão ao peito, mas foi no ano seguinte que, com a transferência do brasileiro para os suíços do Lugano, o internacional colombiano viveu a melhor fase com a listada verde e branca.
Na temporada 2018/19, Borja jogou 30 partidas, com uma assistência para golo, até a chegada de Ruben Amorim, já na reta final, ter ditado a sua saída. Com cinco jogos no arranque da nova época e sem convencer o novo treinador, transferiu-se para o Sporting de Braga e lá fez 17 jogos no seu primeiro ano.
Acabou emprestado, em 2021/22, ao Alanyaspor, da Turquia, e os 33 jogos (com um golo e uma assistência), mostraram ao Braga que merecia uma oportunidade. Assim, e de regresso a Portugal na época seguinte, fez 23 jogos em 2022/22, mais 43 no seu quinto ano em terras lusas.
Atualmente, Cristián defende as cores do Club América, do México, e já leva um golo e uma assistência em 24 jogos. Tem sido uma peça importante nesta equipa, contribuindo, até, para a conquista da Liga MX Apertura e da Campeones Cup, ambos em 2024.
*Atualizado a 18 de fevereiro de 2025https://www.transfermarkt.pt/cristian-borja/profil/spieler/356099
Rui Borges vai dar titularidade diante do Dortmund futebolista que ainda não começou qualquer jogo com a Listada verde e branca esta temporada
|
Com a eliminatória difícil de virar, após derrota por 3-0 em Alvalade, Rui Borges vai fazer mexidas na visita ao Signal Iduna Park. Biel deverá ser titular no Sporting, fazendo a estreia absoluta no onze inicial dos verdes e brancos e logo na maior competição de clubes: a Liga dos Campeões.
O extremo brasileiro deverá alinhar no corredor esquerdo do ataque leonino, rendendo Geovany Quenda. O internacional português é jogador mais utilizado do plantel, em termos de partidas disputadas - 38, em igualdade com Francisco Trincão - e tem apresentado um enorme desgaste físico.
Assim sendo, o 'camisola 57' começará o encontro no banco de suplentes, para poder estar na melhor forma física aquando da deslocação ao terreno do AVS, na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - dando lugar ao reforço de inverno do Clube de Alvalade.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 23 anos foi lançado em duas partidas: na primeira mão diante dos alemães (17 minutos) e no empate frente ao Arouca (cinco minutos).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).
Treinador dos verdes e brancos está bastante satisfeito e já sabe com o que poderá contar na visita ao terreno da formação do AVS
|
Rui Borges tem motivos para sorrir! Viktor Gyokeres está a um passo da recuperação total e deverá enfrentar o AVS, na próxima partida da Liga Portugal Betclic, sem qualquer limitação física, aguçando o apetite dos adeptos do Sporting em verem o internacional sueco de regresso aos golos.
Segundo informação recente, o 'camisola 9' ainda terá alguma gestão de minutos diante do Borussia Dortmund, principalmente porque os responsáveis leoninos se 'esticaram' na partida frente ao Arouca, uma vez que o goleador, ainda sem estar totalmente preparado, acabou por disputar os 90 minutos do encontro.
Na Liga dos Campeões é até possível que, perante a dura desvantagem (3-0), Rui Borges opte por lançar um onze mais alternativo, focando-se no grande objetivo da temporada, que passa pela conquista do bicampeonato. Conrad Harder, num belo momento de forma, deverá ser o avançado titular no Signal Iduna Park.
No regresso ao campeonato nacional - veja AQUI a classificação detalhada - Gyokeres volta a ser presença no onze inicial, com desejo de regressar aos golos. Apesar da ausência e da limitação de minutos, ainda é, por larga margem, o melhor marcador da prova: 22, mais nove que Samu, do Porto (13)
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 36 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.847 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.
Especialista crê que futebolista dos verdes e brancos está a perder "efeito surpresa" que tinha no início da temporada e aponta principais motivos
|
Nuno Reis acredita que Geovany Quenda tem perdido o "efeito surpresa" que tinha no início da temporada - apesar de os pretendentes aumentarem - e que a lesão de Geny Catamo é um dos principais motivos. O comentador refere ainda que Conrad Harder será a grande "esperança" do Sporting para ultrapassar o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões.
"O problema das lesões não é só para Rui Borges, também foi para João Pereira, dado que o Sporting perde Pedro Gonçalves exatamente quando Ruben Amorim se despede. Depois ainda há Nuno Santos e Geny Catamo, que faz uma grande falta", começou por explicar, n'A Bola TV.
"Sem Geny Catamo, muitas vezes Geovany Quenda tem de assumir muito mais protagonismo e isso causa desgaste e tira-lhe algum efeito surpresa", atirou, focando, imediatamente de seguida, as atenções com o duelo diante do Borussia Dortmund, na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
"Penso que os adeptos do Sporting não vão aceitar uma equipa a jogar para perder por poucos em Dortmund. Creio que Rui Borges, em nome da gestão, terá vontade de poupar alguns nomes, mas Hjulmand, por exemplo, está castigado na Liga, portanto pode jogar e dar tudo. Gyokeres pode jogar meia parte porque Harder está bem, em grande forma e creio que muita da esperança do Sporting em Dortmund passa por Conrad", terminou Nuno Reis.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 38 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.716 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.