Futebol
Guilherme Fernandes esteve seis épocas no Sporting e rende-se a alvo dos leões: "É um jogador top"
04 Jan 2026 | 15:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Out 2024 | 15:36 |
A saída de Rúben Amorim do Sporting rumo ao Manchester United parece quase confirmada, e o assunto está a gerar grande agitação entre os adeptos leoninos. Muitos expressam tristeza e até revolta nas redes sociais, destacando a importância de Amorim no recente sucesso do Clube. Com contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão elevada, o treinador deixa um legado marcado por cinco títulos, incluindo dois Campeonatos Nacionais.
O impacto da saída de Amorim levanta preocupações sobre o futuro do Sporting e a continuidade do seu crescimento desportivo. A decisão do técnico de abraçar um novo desafio no estrangeiro também reflete o prestígio crescente do seu trabalho, que atraiu a atenção internacional. A comunidade leonina, no entanto, encara esta mudança com desilusão e apreensão, sentindo que o treinador estava ligado a um projeto ainda em evolução no clube de Alvalade.
Para o jornalista do Expresso, Daniel Oliveira, a saída do treinador de 39 anos vai prejudicar muito os leões: “Era evidentemente preferível que Rúben Amorim tivesse ido embora no fim da época passada. Assim, impediu que o Sporting e os jogadores tomassem decisões sobre o seu futuro, um, e as suas carreiras, outros, quando as podiam tomar.”
Isto tudo aconteceu porque Erik ten Hag foi despedido do Manchester United. O neerlandês não resistiu à derrota neste domingo com o West Ham (2-1), em Londres, que empurrou o histórico clube de Manchester para o 14.º lugar da Premier League. Desde então venceu dois troféus - a Taça da Liga em 2023 e a Taça de Inglaterra na época passada.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026.
Jogador brasileiro que chega oriundo do West Ham é a primeira contratação dos verdes e brancos para o mercado de transferências de janeiro
05 Jan 2026 | 06:27 |
Oficial: Luis Guilherme é reforço do Sporting. O Clube de Alvalade anunciou a contratação do jogador de anos 19 anos no último domingo, dia 4 de janeiro, tendo este assinado um vínculo válido até 2030 e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Luis Guilherme: "Estou muito feliz por chegar a este clube"
Nas suas primeiras declarações de leão ao peito, o internacional sub-20 pelo Brasil - que chega oriundo do West Ham, mostrou-se bastante satisfeito com esta mudança a meio da temporada: "Estou muito feliz por chegar a este clube gigantesco que é o Sporting. Desde a minha primeira conversa com o diretor que me falaram muito bem do Clube, de ser um ambiente muito familiar, onde os jogadores acolhem bem quem chega. Estou muito feliz, muito realizado e espero poder ajudar ao máximo a nossa equipa".
Luis Guilherme: "Toda a gente conhece o Sporting"
"É um clube muito famoso, não só em Portugal, mas no mundo inteiro. Toda a gente conhece o Sporting e sabe da grandeza do Clube. Estou muito feliz por poder representar esta camisola", acrescentou Luis Guilherme, revelando, de seguida, as conversas que teve com Mateus Fernandes antes de optar por assinar pelos verdes e brancos, mas não só.
"O Mateus Fernandes sempre me falou muito bem do Sporting, da estrutura e do ambiente. Quando lhe disse que vinha para cá, ficou muito feliz e desejou-me toda a sorte do mundo", disse, contando também da interação com Abel Ferreira: "Ligou-me, falou muito bem do Clube e desejou-me sorte. Foi ele que me lançou profissionalmente no SE Palmeiras e só tenho a agradecer-lhe por tudo".
"Estou sempre pronto para ajudar o Sporting. Mesmo quando joguei menos, continuei a treinar forte para, quando surgisse a oportunidade, dar o meu 100%", assegurou, antes de deixar uma mensagem aos Sportinguistas: "Podem ter a certeza de que não vai faltar vontade nem garra. Estou aqui para ajudar e espero dar muitas alegrias aos adeptos".
Futebolista de 28 anos tem estado em destaque desde que chegou ao Clube de Alvalade no último verão e começa a somar pretendentes
05 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting não tem qualquer intenção em negociar Luis Suárez nesta janela de transferências, sabe o Leonino. Apesar de o nome do avançado começar a ganhar força no mercado, a SAD verde e branca não tem intenção de abrir mão do jogador, que é visto como uma solução fulcral.
O bom desempenho do jogador já despertou atenções além-fronteiras. Nos últimos dias, o Flamengo surgiu como um dos interessados no atacante colombiano, mas, ao que o nosso Jornal apurou, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não vai ouvir nenhuma oferta.
Numa altura em que o plantel sofre várias ausências devido a lesões e compromissos internacionais, os responsáveis leoninos entendem que desmantelar o grupo seria um erro que podia comprometer os objetivos da temporada, já que os leões continuam em todas as frentes.
O pupilo de Rui Borges tem contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, o que dá total margem de manobra aos leões, depois de o jogador ter sido contratado ao Almería por 22,1 milhões de euros fixos, mais 5,2 mediante cumprimento de objetivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.019 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Clube de Alvalade regressou, este domingo, dia 4 de janeiro, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com o foco voltado para a meia-final da Taça da Liga
04 Jan 2026 | 17:26 |
O Sporting regressou, este domingo, dia 4 de janeiro, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com o foco voltado para a meia-final da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães. Sob o comando de Rui Borges, os leões começaram a preparar o desafio com nove baixas.
Nesta altura, há vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso. Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Salvador Blopa e Zeno Debast estão lesionados. Geny Catamo e Ousmane Diomande encontram-se ao serviço das respetivas seleções na CAN.
Zeno Debast voltou a ser a grande ausência, uma vez que o internacional belga ainda não integrou a sessão. A boa notícia é que tudo indica que o jogador de 22 anos estará de regresso no próximo treino, como estava inicialmente planeado, podendo inclusive ser opção.
A equipa volta a trabalhar já na manhã de segunda-feira, às 10h30, na Academia Cristiano Ronaldo, com os primeiros 15 minutos da sessão abertos à comunicação social. A partir das 12h15, também na Academia, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.