
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A polivalência de Debast tem sido uma solução valiosa para Rui Borges no Sporting, principalmente para cobrir ausências no meio-campo devido a lesões. Rudi Garcia, selecionador da Bélgica, decidiu seguir a mesma abordagem no último jogo da Liga das Nações, mas o resultado foi longe do esperado.
O defesa leonino foi escalado como médio defensivo, atuando ao lado de Tielemans e De Bruyne. Apesar de já ter desempenhado essa função em Alvalade, a falta de entrosamento e de ritmo na posição tornaram a sua tarefa mais complicada. O próprio jogador reconheceu as dificuldades e assumiu que precisa de mais tempo para se adaptar. "Faltam automatismos", disse à RTL, destacando que os sistemas táticos do Sporting e da Bélgica são muito diferentes.
Além da exibição apagada de Debast, a Bélgica também sofreu um desaire pesado. A derrota por 3-1 gerou críticas à opção de Rudi Garcia em apostar numa adaptação arriscada num jogo de grande importância. Muitos adeptos belgas questionaram se fazia sentido testar o jogador numa posição diferente em pleno contexto competitivo.
Apesar das dificuldades, o selecionador belga defendeu a sua decisão e garantiu que acredita no potencial do jovem atleta. No entanto, com a pressão crescente e um novo jogo contra a Ucrânia, Garcia terá de decidir se mantém Debast no meio-campo ou se o devolve à sua posição original. A sua prestação em campo não ajudou na vitória da seleção bélgica frente à equipa ucraniana.
O próximo teste será já no domingo, quando a Bélgica receber a Ucrânia em Genk, num jogo decisivo. Debast mantém a esperança na recuperação da equipa e justifica-se, "No Sporting é uma outra tática, um outro sistema. Tento dar o meu melhor e integrar-me na equipa da melhor forma possível". Zeno Debast já soma 23 partidas jogadas pelo Sporting e tem conquistado a confiança dos adeptos e do técnico leonino.
Lateral português volta a ser colocado na rota do Clube de Alvalade, mas interessados nos serviços do jogador têm vindo a aumentar
|
O Sporting está atento a possíveis reforços para a lateral-direita. Sem espaço na Juventus, Alberto Costa volta a ser opção no corredor destro dos verdes e brancos, podendo chegar a Alvalade, no final da temporada, por empréstimo da vecchia signora.
Segundo informação avançada pelo Calciomercato - portal italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - além dos leões, Porto e Braga também questionaram os italianos sobre os moldes de uma possível contratação.
A mesma fonte avança que a ideia dos responsáveis da Juventus passa por ceder o defesa, uma vez que ainda há esperança quanto a rendimento futuro. No entanto, para já, o lateral não tem espaço e é visto como dispensável pela direção transalpina.
O Sporting está confiante numa possível chegada de Alberto, até porque tem Rui Borges como trunfo. O técnico lançou o jovem internacional português na equipa principal do Vitória de Guimarães e tenciona voltar a trabalhar com o atleta, que vê a ideia com bons olhos.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas quatro jogos pela Juventus, num total de 102 minutos disputados (média de 25,5 por encontro). Pelo Vitória de Guimarães, fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.
Futebolista esteve cedido ao Clube de Alvalade na última temporada e meia, mas vai regressar ao seu país natal no final da temporada
|
O Sporting não vai acionar a cláusula de compra por Kauã Oliveira, sabe o Leonino. O médio brasileiro não convenceu durante a estadia em Alvalade e a Direção - liderada por Frederico Varandas - decidiu que não vai comprar o futebolista de 21 anos em definitivo.
Ao que o nosso Jornal apurou, durante a chamada aos treinos da equipa principal, o futebolista canarinho não surpreendeu Rui Borges durante esta temporada, não mostrando rasgos que permitissem à SAD ativar a opção de compra do jogador, fixada em 1 milhão de euros.
Aquando da chegada do centrocampista a Alvalade, os verdes e brancos acordaram com o Ibrachina a possibilidade de ficarem com o jogador a título definitivo, após o empréstimo. No entanto, tal não vai acontecer, visto que o valor ainda é elevado tendo em conta as exibições de Kauã e os problemas físicos apresentados.
A estreia na equipa principal - frente ao Gil Vicente (1-0) nos quartos de final da Taça de Portugal -, bem como os elogios proferidos por Rui Borges poderiam indiciar que o mesmo iria ficar em 2025/26, mas o nosso Jornal sabe que a decisão está tomada.
No Sporting, Kauã Oliveira acabou por não ter um grande impacto no Clube de Alvalade. Até ao momento, Kauã Oliveira somou apenas 13 partidas pela equipa B, nas quais marcou um golo (246 minutos). Além do jogo na equipa A, o médio fez ainda um encontro pelos sub-23 (um golo).
Ex jogador do emblema verde e branco falou sobre coqueluche do Clube de Alvalade que promete dar que falar nos próximos anos no futebol mundial
|
Geovany Quenda tem sido um dos jogadores em destaque na presente temporada do Sporting. Litos, antigo jogador do Clube de Alvalade, mostra ser um fã do jovem prodígio do emblema verde e branco - que surgiu recentemente numa lista de prestígio - e diz que Paulo Futre e Cristiano Ronaldo não apresentavam tanta qualidade aos 17 anos.
"Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez"
"Já o disse várias vezes e repito: nunca vi ninguém com 17 anos como Quenda. Nem Paulo Futre, nem Cristiano Ronaldo, nunca vi um jogador com esta maturidade e à-vontade tão jovem. Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez", começou por dizer o ex-leão ao jornal 'A Bola'.
O agora pupilo de Rui Borges já foi utilizado na ala direita, na ala esquerda e até no trio da frente, versatilidade que Litos valoriza no jogador: "Só prova o que estou a dizer. Adaptou-se a uma posição que não era a dele, pois fez toda a formação a extremo e com uma naturalidade fantástica". O meu padrinho, o senhor Aurélio Pereira, dizia muitas vezes que jogador destes já não há: com futebol de rua".
"Estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros"
Litos diz ainda que jogadores como Geovany Quenda são cada vez menos comuns no futebol: "Para ele estar na Liga dos Campeões, na Liga ou estar a jogar na rua com os amigos é perfeitamente igual. O meu padrinho, o senhor Aurélio, dizia muitas vezes que estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros. E é esse futebol de rua que Quenda tem" completou.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 49 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.511 minutos. O internacional sub-21 português tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados na conta pessoal.