
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Set 2025 | 10:20 |
Zeno Debast regressa ao Sporting depois de um bom momento pela seleção da Bélgica. Nesta pausa para compromissos internacionais, o defesa central ascendeu à condição de titular nos comandados de Rudi Garcia nas goleadas frente ao Liechtenstein e Cazaquistão.
Zeno Debast: "Nos últimos meses há algo bem mais positivo"
Para além de subir para o 11 inicial da sua seleção, o ‘camisola 6’ do Clube de Alvalade foi totalista, cumprindo 120 minutos acumulados nas duas vitórias belgas por 6-0 desta jornada dupla de apuramento para o Mundial 2026. Inclusivamente, o momento de forma do atleta de 21 anos.
Na sequência da goleada ao Azerbeijão, Zeno Debast teve oportunidade de comentar da sua nova vida ao serviço da Bélgica: “Nos últimos meses há algo bem mais positivo. Os nossos jogadores têm destaque nos clubes e isso é importante para nós”.
Após as recentes exibições do defesa central ao serviço dos verdes e brancos, não foi só Rudi Garcia a voltar as atenções no jogador. Também Ruben Amorim tem vindo a seguir o seu antigo pupilo de perto, com a possibilidade do Manchester United avançar pelo belga na próxima janela de transferências.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já cinco partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 324 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade, comentou, recentemente, a contratação de um compatriota por parte do Manchester United
09 Set 2025 | 08:40 |
Andraz Sporar aprova a contratação de Benjamin Sesko por parte do Manchester United de Ruben Amorim. O avançado esloveno, que conta com passagem pelo Sporting, prestou declarações ao jornal The Sun recentemente, onde abordou a mudança do compatriota da Bundesliga para a Premier League.
Andraz Sporar e Benjamin Sesko, para além de compatriotas, já foram por muitas vezes companheiros de balneário na seleção da Eslovénia, que os dois representam. O antigo jogador do Sporting, que já conta com 31 anos de idade, começou por elogiar as capacidades do jovem 10 anos mais novo.
"O que é que ele traz para o United? Tudo. Tem velocidade, força, inteligência e um excelente QI futebolístico. Acredito que pode tornar-se um avançado completo nos próximos dois ou três anos", começou por explicar o jogador que, em Portugal, também alinhou no Braga.
Andraz Sporar prosseguiu, aconselhando alguma calma aos adeptos dos red devils, muito devido à idade de Sesko: "Mas ainda é jovem. Vai ajudar muito o Manchester United, só precisam de ter paciência. Estou certo de que vai marcar golos e que, ano após ano, será cada vez melhor".
Relembrar que Ruben Amorim e Sporar se chegaram a cruzar no Sporting, apesar da dupla não ter dado muitos frutos. O esloveno foi contratado em janeiro de 2020, sendo que o treinador chegou três meses depois ao Clube. Tirando o final dessa temporada 2019/20, os dois não se voltaram a cruzar, uma vez que o avançado somou sucessivos empréstimos por parte dos leões, até ter sido vendido em definitivo, em 2022, ao Panathinaikos. Hoje, é treinado por outro português ex Sporting.
Conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre a equipa das quinas e os húngaros ficou marcado por momento insólito na sala de imprensa
09 Set 2025 | 08:27 |
Balázs Gyenge, jornalista húngaro, tornou-se o grande destaque da conferência de imprensa de antevisão ao Hungria - Portugal, encontro a contar para a segunda jornada da qualificação europeia para o Mundial 2026 - a equipa das quinas venceu o primeiro jogo. Tanto Roberto Martínez como Bernardo Silva fizeram questão de sublinhar o português perfeito, que saltou à vista aquando das perguntas aos portugueses.
O jornal Record foi falar com Balázs Gyenge, e descobriu que esta capacidade também se deve ao Sporting. Mas começa antes, com as ligações à língua portuguesa a virem desde cedo: "O meu pai era diplomata e trabalhou em Moçambique. Eu e a minha irmã nascemos lá, aprendemos falar português primeiro. A vida levou-nos para o mundo lusófono".
"Passei a minha infância em Portugal e por isso é que falo tão bem português. Ainda voltei novamente à Hungria, mas fiz a universidade em Portugal", explicou, isto já após um período em que tinha deixado Moçambique para regressar à Hungria, onde tem nacionalidade.
Por fim, a influência verde e branca fez-se notar: "A minha maior ligação com Portugal é o Sporting. Um dos primeiros jogos que vi em Portugal foi o 7-1 ao Benfica, em 1986, e aí não havia volta a dar. Adorei as cores, Alvalade... Tenho uma bandeira enorme do Sporting que comprei nesse jogo".
Por último, comentou a partida entre as duas seleções pelas quais nutre carinho especial: "Será difícil para a Hungria, mas para Portugal também não vai ser fácil. Desde que o estádio foi construído, enche sempre com a Seleção. Mas Portugal esmaga sempre os pequenos nas fases de qualificação e se marcar primeiro, a Hungria já não consegue dar a volta".
Diretor desportivo de naturalidade portuguesa acabou por ser muito importante no processo que trouxe uma das contratações dos leões para Alvalade
09 Set 2025 | 08:12 |
João Gonçalves admitiu que os responsáveis do Sporting se declararam surpreendidos com as capacidades de Luis Suárez. O dirigente português, diretor desportivo do Almería, onde alinhava o avançado colombiano, acabou por ser fulcral na vinda do jogador para Alvalade este verão.
"Falei com alguns colegas no Sporting e disseram-me que ficaram surpreendidos com ele. Eu não fico, porque ele é assim: treina como joga. Trabalha intensamente em todos os treinos", começou por explicar João Gonçalves, numa entrevista recente que concedeu ao jornal Record.
João Gonçalves prosseguiu: "É um jogador feito e que, em condições normais, teria impacto imediato no Sporting. Joga numa equipa forte, é um jogador inteligente, que se associa bem e muito comprometido com o processo defensivo e ofensivo. Não me surpreende este impacto. Pode ainda fazer – e vai fazer – mais golos".
De seguida, João Gonçalves destacou algumas qualidades de Luis Suárez, como o facto de o avançado colombiano não ter "qualquer problema com a pressão". Esse facto pode comprovar-se no Sporting, onde chegou a uma equipa bicampeã, para substituir Viktor Gyokeres, e começou a render quase de imediato.
"Ele lá não estava feliz. Agora disse-lhe para ir para o Sporting, porque sabia que seria um passo tremendo", acabou por revelar João Gonçalves, primeiro sobre o tempo que Luis Suárez passou no Marselha, e depois, sobre a sua influência no negócio que trouxe o avançado para Alvalade.