
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St. Juste chegou ao dérbi diante do Benfica com uma mudança radical no visual. O central do Sporting fez tranças e utilizou uma fita na cabeça, que deu muito que falar entre os adeptos leoninos e acabou por gerar um momento de comédia nos Países Baixos, com Khalid Boulahrouz, antigo jogador dos leões, metido ao barulho.
No programa Ziggo Sport Voetbal, o ex-defesa do Sporting, bem como outros dois apresentadores, prestaram homenagem ao 'camisola 3' do plantel comandado por Rui Borges, envergando uma fita semelhante à do veloz central dos verdes e brancos.
"Uma pequena homenagem à sua substituição. Ele entrou bem, com algumas interceções e desarmes. Esteve bem, daí esta bela fita", disse Khalid Boulahrouz, destacando o jogo do compatriota, que entrou aos 82 minutos do dérbi com o Benfica, rendendo Eduardo Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Já Khalid Boulahrouz chegou no início da época 2012/13, a custo zero, proveniente do Estugarda, mas acabou por rescindir com o Sporting. Numa época marcada por muitas lesões, o neerlandês alinhou apenas em 19 jogos, num total de 1.534 minutos, não marcando qualquer golo.
Internacional pela Suécia entra para a última jornada do campeonato com todos os holofotes apontados para a exibição que poderá fazer em Alvalade
|
Viktor Gyokeres continua na corrida pela Bota de Ouro. Na última jornada, o sueco ficou em branco contra o Benfica, tal como Mohamed Salah diante do Arsenal. No entanto, Kylian Mbappé marcou um hat-trick ao Barcelona e pressiona agora o avançado do Sporting.
De momento, o 'camisola 9' dos leões continua na liderança, com 57 pontos, seguido do egípcio (56) e do francês (54), mas a situação em nada é favorável a Gyokeres, uma vez que cada golo nas principais ligas é multiplicado por 2x e a Liga Portugal Betclic vale apenas 1.5x.
Para piorar a situação, o Sporting tem apenas mais um jogo no campeonato, diante do Vitória de Guimarães. Salah vai ainda disputar duas partidas, frente a Brighton e Crystal Palace, enquanto Mbappé joga com Maiorca, Sevilha e Real Sociedad.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.
Treinador dos verdes e brancos tomou decisão que será importante no futuro dos leões, que têm de repensar estratégias sem o dinamarquês
|
Morten Hjulmand vai falhar o duelo com o Vitória de Guimarães, devido a acumulação de amarelos. Sem o capitão de equipa, Rui Borges terá de repensar estratégias e Hidemasa Morita deverá ser titular no meio-campo do Sporting, ao lado de Zeno Debast.
O 'camisola 42' viu o nono cartão amarelo no campeonato e está fora da partida decisiva para as contas do título. Sem Daniel Bragança e João Simões, Rui Borges não deverá puxar Pedro Gonçalves para o miolo, devido à falta de intensidade que o português apresenta, visto estar ainda a voltar de lesão.
Utilizar um jovem da formação numa partida de exigência elevada também parece estar descartado, e, desta forma, o japonês ganha vantagem para fazer dupla com Zeno Debast. Apesar de também não estar na melhor forma física, esteve menos tempo parado do que Pote e irá render Morten Hjulmand.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 33 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.882 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.
Antigo jogador do Clube de Alvalade destaca qualidade de figura chave do Clube e fala sobre luta pela conquista do título de campeão nacional
|
Virgílio Lopes elogia Rui Borges e diz que o Sporting tem “um dos melhores treinadores portugueses” e quer a continuidade do técnico. Em declarações em exclusivo ao nosso Jornal, entre outros temas abordados, o antigo jogador do Clube de Alvalade faz uma análise ao dérbi frente ao Benfica e acredita que os leões vão conquistar o bicampeonato.
"Todos os jogadores do Sporting estiveram a um nível bastante bom"
“Coletivamente, o Sporting foi a melhor equipa. Todos os jogadores do Sporting estiveram a um nível bastante bom e acho que ninguém esteve a um nível menos bom”. Já sobre a arbitragem de João Pinheiro, o antigo lateral direito defende que “nenhuma das equipas teve razões de queixa”: “O árbitro cometeu alguns erros para um lado e para o outro. Portanto, tudo dentro da normalidade. Os árbitros cometem sempre erros. O árbitro não esteve muito bem, mas esteve razoável. No fundo, não me parece que tenha influenciado o resultado do jogo e isso é que é importante”.
Apesar de estar confiante na conquista do bicampeonato, Virgílio Lopes alerta para os perigos que o adversário na última jornada representa: “Fácil não vai ser. O Vitória de Guimarães é uma das melhores equipas a jogar em Portugal, senão a melhor. Mas acho que o Sporting, tendo possibilidades de ser bicampeão num jogo em casa, vai acabar por ganhar o jogo e ser campeão, por muito bem que o adversário jogue. Não tenho dúvidas acerca disso”.
Virgílio Lopes - que representou o Sporting nas décadas de 1970 e 1980 - desvaloriza ainda a ausência de Morten Hjulmand na receção aos vimaranenses, por acumulação de cartões amarelos: “Hjulmand não vai jogar, mas vai jogar alguém no lugar dele que vai jogar bem também, de certeza, e vai saber o que tem de fazer. Sendo os aspetos individuais importantes, o mais importante é que, coletivamente, as coisas funcionem. E, neste momento, funcionam”.
"Rui Borges é o melhor treinador a treinar em Portugal e um dos melhores treinadores portugueses"
Virgílio Lopes deixa ainda muitos elogios a Rui Borges e defende a continuidade do técnico em Alvalade, independentemente do desfecho do campeonato: “Neste momento, Rui Borges é o melhor treinador a treinar em Portugal e um dos melhores treinadores portugueses. Por isso, não vejo razão nenhuma para poder sair. A estabilidade é um fator muito importante e conseguir manter essa essa estabilidade, sem andar constantemente a fazer trocas, é fundamental”.