Futebol Formação
Num dérbi de loucos, Sporting ganha 4-3 ao Benfica e já tem mais sete pontos do que as águias
20 Dez 2025 | 16:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
20 Ago 2025 | 18:50 |
A equipa de juniores do Sporting venceu o Mafra por 2-1, esta terça-feira, dia 20 de agosto, em encontro a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-19. A jogar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois da vitória no dérbi da ronda anterior.
O Clube de Alvalade entrou mais dominante e assumiu o controlo da posse de bola, aproximando-se com frequência da baliza contrária. Aos 23’, Santiago Malaquias teve uma abordagem imprudente na grande área e empurrou Miguel Almeida. O árbitro não hesitou: segundo cartão amarelo e expulsão, deixando o Mafra reduzido a dez jogadores.
Na cobrança da grande penalidade, o próprio Miguel Almeida assumiu a responsabilidade. Com frieza, atirou certeiro e fez o 1-0. Apesar da inferioridade numérica e do golo sofrido, a turma visitante não se deixou abalar e, aos 26’, após uma boa jogada de insistência, conquistou também uma grande penalidade. Alassana Baldé não vacilou e empatou as contas. Ainda antes do intervalo, Frederico Gomes (36') deixou três adversários pelo caminho e, com um remate preciso, fez o 2-1 final.
Com esta vitória - a segunda em três jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel seguem no segundo lugar da tabela, com seis pontos, os mesmos do Torreense, primeiro classificado (menos um jogo). Os sub-19 leoninos voltam a jogar no domingo, dia 24 de agosto, frente ao Alverca, no Ribatejo.
Equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco: Luka Petric (Guarda-redes), André Machado, Santiago Fernandes (Rodrigo Quintiães, 78’), Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Sandro Gambôa, Brandão Baptista (Frederico Gomes, 15’), Simão Soares, Miguel Almeida, Argyris Christodoulou (Ansumane Júnior, 68’) e Sérgio Siza (Paulo Simão, 78’).
Futebolista representa verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou muita satisfação com a confiança depositada por parte da estrutura
26 Dez 2025 | 18:21 |
É oficial. Eliana Almeida renovou o seu contrato de formação com o Sporting, esta sexta-feira, dia 26 de dezembro. A extremo de apenas 16 anos de idade representa os verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou-se satisfeita com a confiança renovada da estrutura.
Eliana Almeida: "É uma sensação muito boa"
"É uma sensação muito boa. É um sinal de que estou a trabalhar bem no Clube", começou por referir, em declarações aos meios oficiais, mostrando-se motivada para continuar a crescer de Leão ao peito. "O objetivo é continuar a dar mais e mais pelo Sporting", acrescentou.
Eliana Almeida: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A"
Para a presente temporada desportiva, na qual já realizou dez jogos pela equipa de sub-19, ainda sem qualquer golo marcado, Eliana Almeida traça metas ambiciosas: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A", revelou.
A jogadora sublinhou ainda a aposta clara do Sporting na formação: "É um bom sinal. Mostra que a formação está a trabalhar bem", afirmou, destacando Érica Cancelinha, jogadora da equipa principal também formada no Sporting, como a sua principal referência pela "capacidade, superação e trabalho" que demonstra.
Em jeito de conclusão, Eliana Almeida, internacional sub-16 por Portugal, deixou ainda uma mensagem à massa associativa verde e branca: "Vou continuar a dar muito por este Clube. É sempre a dar mais e mais. Vamos, Sporting!", concluiu a jovem futebolista.
Golo de Telma Encarnação ao Benfica:
Jogador, que iniciou o seu percurso formativo no emblema minhoto, onde jogou durante meia década, quer singrar de verde e branco
22 Dez 2025 | 19:18 |
É oficial. O Sporting assinou contrato de formação com João Afonso, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro. O lateral direito de 14 anos de idade chegou ao emblema verde e branco no verão de 2024 e é um dos jovens com maior margem de progressão nas camadas jovens.
O jovem jogador, que iniciou o seu percurso formativo no Vitória de Guimarães, onde esteve durante cinco épocas, soma já 10 jogos e seis golos ao serviço da equipa de iniciados e conta ainda com três presenças pela formação de sub-16, escalão no qual apontou também dois golos.
Na última partida, a equipa de iniciados do Sporting derrotou o Barrreirense (4-1), em jogo a contar para a sétima jornada (em atraso da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26) João Afonso foi titular e saiu do encontro à passagem dos 51 minutos.
Dinis Marques (11'), Diego Monteiro (42' e 64') e David Terna (72') foram os autores dos golos da vitória da formação orientada por António Cruz. O tento de honra da equipa forasteira foi apontado por Renato Incanha, aos 40 minutos, através da marcação de uma grande penalidade.
Os sub-15 somam 44 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais seis pontos do que o Benfica (38). Na próxima jornada, o Sporting recebe o eterno rival. O encontro está marcado para sábado, dia 10 de janeiro, pelas 10h30, na Academia Cristiano Ronaldo.
Nos sub-23, Chris Grombahi fez um grande golo que deu a vitória ao Sporting frente à União de Leiria:
Numa partida em casa em que leões mereciam um resultado diferente, Clube de Alvalade acabou por pecar na eficácia diante dos açorianos
21 Dez 2025 | 13:23 |
A equipa de juniores do Sporting empatou frente ao Santa Clara (0-0), este domingo, dia 21 de dezembro. Em duelo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram assim a claudicar, depois da vitória diante do Tondela na última ronda.
Num encontro disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões assumiram um maior domínio territorial, embora sem conseguirem alvejar a baliza de João Afonso, enquanto os visitantes se mostravam atrevidos nas transições rápidas. O Clube de Alvalade foi crescendo com o avançar do cronómetro, mas sem conseguir desbloquear o nulo.
Na segunda parte, a equipa verde e branca foi sufocando os açorianos e conquistando várias chances para marcar. No entanto, os dois emblemas terminaram empatados, tal como na primeira volta, numa partida em que o Sporting merecia um resultado diferente, mas pecou na eficácia.
Com este empate - o oitavo em 22 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 26 pontos, mais três do que o Académico de Viseu (23, mas menos um jogo), primeiro clube abaixo da linha de água. O Sporting volta a entrar em campo apenas na terça-feira, dia 6 de janeiro, diante do Benfica, às 16h00, no Seixal.
Onze inicial apresentado na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Frederico Gomes, Simão Soares, Miguel Almeida, José Mendes e Sérgio Siza.
Num dérbi de loucos, Sporting ganha 4-3 ao Benfica e já tem mais sete pontos do que as águias
20 Dez 2025 | 16:45
Sporting vence West Ham e soma primeiros pontos na Premier League
17 Dez 2025 | 20:59
Sporting sai da zona de descida e Frederico Varandas respira de alívio
17 Dez 2025 | 16:48