
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United pode aproveitar o travão nas negociações entre Sporting e Arsenal para avançar por Viktor Gyokeres. Ruben Amorim, antigo treinador dos leões, é um confesso admirador das qualidades do sueco, que ajudou a levar para Alvalade em 2023.
A notícia é avançada pelo portal inglês Transfer News Live. O emblema de Manchester parecia totalmente fora da corrida por Viktor Gyokeres. Depois de uma fase inicial do mercado, após o fim da temporada, o clube de Ruben Amorim foi um dos mais falados para avançar pelo avançado sueco, mas o jogador terá dito que não ao antigo treinador, com o objetivo de se mudar para o Arsenal.
O Manchester United afastou-se e perseguiu outros alvos de mercado. Contratou Matheus Cunha ao Wolverhampton, e está perto de garantir Bryan Mbeumo ao Brentford. No entanto, Ruben Amorim continua à procura de reforçar a equipa com um número nove puro, com as características de Viktor Gyokeres.
O Arsenal esteve em Lisboa recentemente, e tudo parecia concluído entre o Sporting e os ingleses para a transferência de Viktor Gyokeres. No entanto, uma diferença de cinco milhões em relação ao valor fixo do negócio fez as conversas entre as duas partes ficarem em stand-by, com os emissários dos gunners a voltar a Londres sem nada para apresentar.
É neste cenário que o Manchester United pode ter uma oportunidade de mercado e avançar por Viktor Gyokeres. Os red devils estão atentos à situação e sabem que o jogador não quer voltar a alinhar pelo Sporting. Preparam-se para se assumir como opção válida para o futuro do ponta-de-lança, caso o negócio com o Arsenal venha mesmo a cair.
Confrontos agendados para esta quinta-feira serão altamente decisivos, quer no Campeonato Africano, como também no que diz respeito ao Campeonato da Europa
|
A quinta-feira, 10 de julho, começa com um embate no Campeonato Africano Feminino, entre Tunísia e Argélia. Se a primeira das equipas ainda não pontuou na prova, a verdade é que a segunda conta, para já, com três pontos, estando bem lançada para se manter na prova.
Às 20h00, o foco muda para o Europeu Feminino, com dois jogos em simultâneo que fecham a fase de grupos de forma decisiva. Finlândia e Suíça medem forças num confronto que irá decidir qual das equipas equipas segue em frente e, no mesmo horário, há o Noruega - Islândia, com o Grupo A ainda em aberto.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Tunísia - Argélia: 17h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Finlândia - Suíça: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Noruega - Islândia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
Carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Ponta-de-lança verde e branco tinha interesse de um dos emblemas mais ricos do mundo, mas a situação pode estar prestes a alterar-se
|
O Al Hilal pensa em avançar para a contratação de Benjamin Sesko. Os sauditas eram um dos clubes interessados em Viktor Gyokeres, e dispostos a gastar muito dinheiro para garantir a contratação do sueco, mas esse cenário parece cada vez mais difícil, uma vez que consideram tentar o ponta-de-lança esloveno.
Benjamin Sesko e Viktor Gyokeres têm sido dois dos nomes mais badalados do mercado de transferências este verão. O Arsenal teve os dois como grandes alvos para o defeso, mas em ambos os casos viu as negociações serem travadas devido às exigências do Leipzig e do Sporting, respetivamente.
Outros emblemas do futebol mundial mantiveram-se atentos a ambas as situações. No caso de Benjamin Sesko, é o Al Hilal que tenta aproveitar o falhanço do Arsenal em assegurar o ponta-de-lança, e que quer levar o esloveno para a Arábia, para reforçar a equipa de Inzaghi, recentemente anunciado como novo treinador, para substituir o ex Sporting Jorge Jesus.
A notícia pode causa um revés nas intenções de Viktor Gyokeres: o avançado sueco já fez saber que não vai atuar com a camisola do Sporting na próxima temporada, mas a verdade é que o leque de clubes dispostos a pagar o valor que os leões exigem é cada vez mais pequeno. A situação piora ainda mais se o Al Hilal confirmar a compra do ponta-de-lança que tanto procura.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Comentador português aproveitou a sua coluna de opinião no jornal O Jogo para abordar o tema quente da janela de transferências
|
Nuno Correia da Silva acredita que os Fundos de Investimento poderiam ajudar o Sporting a manter Gyokeres. O comentador português aproveitou a sua coluna no jornal O Jogo para deixar alguns conselhos a Frederico Varandas acerca de como manter o avançado sueco em Alvalade, com recurso a uma mudança na FIFA, depois dos últimos desenvolvimentos nas negociações com o Arsenal.
Correia da Silva: "É impossível ignorar o amargo que deixa, a sensação de que continuamos num segundo nível"
"Todos os anos, a época de transferências oferece novelas sobre entradas e saídas de jogadores. Este ano, os holofotes focaram-se em Gyokeres. É compreensível (...) A Sporting SAD, através da sua administração, fez saber que aceita negociar abaixo da cláusula de rescisão, mas coloca a bitola nos 80 milhões", começou por explicar Correia da Silva.
O comentador prosseguiu, com uma reflexão sobre a necessidade de vender: "Para uns até pode ser motivo de orgulho, bater recordes de valores de vendas, mas é impossível ignorar o amargo que deixa, a sensação de que continuamos num segundo nível (...) A diferença dos valores movimentados nas principais ligas e a Liga Portugal é abissal e não tende a melhorar, pelo contrário, tem-se agravado".
Correia da Silva: "Não podem recorrer a fundos porque a FIFA não permite. Se permitisse, talvez Gyokeres não fosse vendido"
"São diferenças que nos levam a questionar se a FIFA agiu bem ao afastar os Fundos de Investimento da indústria do Futebol. Em 2015 foram proibidos os TPO (Third-Party Ownership), com a justificação que a participação de terceiros no valor do “passe” dos jogadores abria portas a influencias dos investidores junto dos treinadores, pressionando-os para darem prioridade aos jogadores que detinham", atirou, de seguida, Correia da Silva, mencionando as mudanças no futebol mundial há cerca de uma década.
O comentador concluiu, da seguinte forma: "Afastar os fundos de investimento deixou as ligas espartanas com menos meios para enfrentar as ligas mais ricas. Os Fundos procuram a valorização do seu investimento, ligas pequenas podem apresentar fortes índices de valorização, como é o caso da Liga Portugal, sendo Gyokeres um bom exemplo. Todavia não podem recorrer a fundos porque a FIFA não permite. Se permitisse, talvez Gyokeres não fosse vendido".