Futebol
Bruno Fernandes tem decisão tomada sobre continuidade no Manchester United
16 Jan 2026 | 07:14
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2025 | 17:32 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou a pena de um jogo de suspensão a Geovany Quenda, concluindo que a publicação do jogador do Sporting nas redes sociais não tem destinatário certo e está protegida pela liberdade de expressão. Em causa estiveram os festejos do título 2024/25, no qual o futebolista publicou nas redes sociais uma foto com a frase “falas muito, chupa c...” na sua camisola, o que motivou uma participação do Benfica.
Ricardo Esgaio havia sido expulso e depois suspenso por essa expressão, dirigida a Nicolás Otamendi. Em jeito de brincadeira, Geovany Quenda recordou o episódio, após a conquista da Taça de Portugal, e consequentemente castigado, castigo que agora foi revogado pelas instâncias judiciais.
"A expressão não imputa qualquer facto desonroso, nem questiona a idoneidade, capacidade técnica ou ética de Otamendi"
"A utilização da expressão estampada numa camisola acompanhada da fotografia do jogador Ricardo Esgaio que havia sido condenado por ter proferido aquela exata expressão dirigida ao jogador Otamendi, não se revela suficiente para que se tenha como certo que, neste caso, o destinatário da mensagem fosse o jogador Otamendi [...] não se mostra apta a preencher os elementos típicos do ilícito disciplinar [...] A expressão não imputa qualquer facto desonroso, nem questiona a idoneidade, capacidade técnica ou ética de Otamendi, ou de quem quer que seja, não contendo conteúdo difamatório. É, não obstante, uma expressão grosseira, boçal e sem a elevação que deve orientar os agentes desportivos, mas que não extravasa o direito à liberdade de expressão", refere o TAD no acórdão.
"Quenda jamais visou o jogador Nicolas Otamendi, antes pretendendo animar o seu colega Ricardo Esgaio e fazer troça da decisão do Conselho de Disciplina"
"O contexto evidenciado pelos factos aponta inequivocamente no sentido de que o demandante Geovany Quenda jamais visou o jogador Nicolas Otamendi, antes pretendendo animar o seu colega Ricardo Esgaio e fazer troça da decisão do Conselho de Disciplina que o sancionou com suspensão de um jogo. Presumiu o Conselho de Disciplina, de modo gratuito e infundado que o demandante Geovany Quenda dirigiu determinadas expressões a Nicolas Otamendi, o que consubstancia uma violação flagrante do princípio da presunção de inocência constitucionalmente garantido ao demandante", pode ler-se.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
'Camisola 8' do Clube de Alvalade encontra-se afastado das opções de Rui Borges por lesão, mas está cada vez mais próximo da recuperação
16 Jan 2026 | 09:00 |
Mário Jorge considera que o regresso iminente de Pedro Gonçalves às opções de Rui Borges surge numa fase decisiva da temporada e representa um reforço de peso para o Sporting, mesmo que o jogador ainda não esteja no auge da forma física.
"O Pote é um jogador fundamental no jogo do Sporting, traz com ele golo e assistências", sublinha o antigo médio leonino, em declarações ao jornal Record, admitindo que o camisola 28 regressa sem estar ainda "na sua melhor condição". Ainda assim, acredita que "vai ser influente e preponderante" numa fase em que falta disputar "metade do Campeonato", além da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões.
Questionado sobre a chegada de Luís Guilherme e Souleymane Faye neste mercado de janeiro, e se isso poderá condicionar o espaço de Pedro Gonçalves, Mário Jorge afasta preocupações. "Vai depender muito do rendimento do Pote. Estamos a falar de dois jogadores muito jovens, um com 19 anos e outro com 22, que terão sido contratados pelo seu grande potencial, mas mais numa perspetiva de futuro", argumenta, associando também estas contratações à ausência prolongada de Geovany Quenda.
O antigo internacional português lembra ainda a tradição do Sporting na formação de extremos de topo. "Hoje, talvez seja um pouco diferente, mas temos o caso do Quenda, o mais recente exemplo dessa tradição", refere, antes de projetar o que resta da temporada.
"Na Liga dos Campeões, com maior ou menor dificuldade, vamos conseguir o apuramento. Na Taça de Portugal, segue-se o AVS e, em circunstâncias normais, não haverá problema. Relativamente ao campeonato, são sete pontos de diferença para o Porto, é difícil, mas ainda estamos em condições de discutir o título", analisa, apontando o clássico no Dragão, no início de fevereiro, como potencialmente decisivo.
"O Sporting tem uma palavra a dizer, nem que seja para encurtar distâncias", defende, mostrando confiança num plantel que, com os regressos de Geny Catamo e Pedro Gonçalves, "começa a compor-se outra vez". "E Rui Borges começa a ter soluções para formar uma equipa cada vez mais forte", conclui.
Sorteio das meias-finais da prova rainha foi realizado na última quinta-feira, 15 de janeiro, mas verdes e brancos ainda não disputaram encontro dos 'quartos'
16 Jan 2026 | 08:30 |
Bernardo Palmeiro centrou atenções no imediato do Sporting na Taça de Portugal, sublinhando a dificuldade do duelo com o AVS nos quartos de final e evitando projetar cenários futuros, apesar da possibilidade de um clássico com o Porto nas meias-finais.
"Queria começar por dar os parabéns ao Fafe e ao Torreense. É a prova de que o futebol profissional e os projetos de SAD’s profissionais em Portugal estão a crescer. Começamos cada vez mais a diferença entre divisões a encurtar", começou por dizer o diretor desportivo dos leões, em declarações ao Canal 11.
"Não há jogos fáceis, muito menos na Taça de Portugal. Estamos focados no jogo com o AVS e é difícil falar do que vamos encontrar depois. É uma equipa do nosso escalão e temos um calendário apertado. Se tivermos a felicidade de passar, apanhamos o Porto, que eliminou o Benfica e está num momento bom. Somos os detentores dos títulos e temos a obrigação de ambicionar voltar a ganhá-lo", vincou ainda Bernardo Palmeiro.
De resto, o diretor desportivo do Sporting reforçou ainda o respeito pelos adversários e lembrou o contexto exigente da temporada: "Sorteio é sorteio. A duas eliminatórias teríamos sempre dificuldades. Estamos em várias provas, temos tido problemas com lesões. Os percursos que Fafe e Torreense têm feito merecem todo o respeito. São equipas que vão com muita ambição".
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo treinador do Sporting deixou o comando técnico do Manchester United e surgem novos rumores que o colocam no lugar de José Mourinho
16 Jan 2026 | 08:15 |
Caso José Mourinho seja aliciado a deixar o Benfica e a rumar ao Real Madrid, Ruben Amorim é apontado como principal opção do rival eterno do Sporting para o seu comando técnico, informação que se encontra a ser avançada pela imprensa internacional.
Esta quinta-feira, surgiram informações que apontam para um cenário que, até há pouco tempo, parecia improvável. Segundo o jornalista Rudi Galetti, o Real Madrid estará a acompanhar de perto a possibilidade de um regresso de José Mourinho ao Santiago Bernabéu. Perante esse contexto, o nome de Ruben Amorim surge como o principal candidato para assumir o comando técnico do Benfica, caso se confirme a saída do atual treinador.
A situação no clube espanhol também contribui para este enquadramento. Os recentes resultados negativos do Real Madrid, aliados a um início complicado de Arbeloa à frente da equipa, poderão levar os responsáveis madrilenos a considerar novamente o técnico português, que orientou o clube entre 2010/11 e 2012/13.
Refira-se ainda que José Mourinho tem no seu contrato com o Benfica uma cláusula que lhe permite rescindir sem indemnização até dez dias após o final da época, o que abre margem para uma eventual saída no término da temporada.
Quanto a Ruben Amorim, recorde-se que o treinador deixou recentemente o Manchester United, após um empate frente ao Leeds e uma conferência de imprensa que marcou o seu afastamento. Antes da experiência em Inglaterra, Amorim esteve cerca de seis épocas à frente do Sporting, período no qual conquistou três títulos de campeão nacional, incluindo a última temporada, na qual somou 11 vitórias em 11 jornadas antes da saída.
Confira a publicação: