
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O Fórum TSF de hoje, dia 5 de fevereiro, foi sobre o Sporting CP, mais precisamente sobre a possível AG para destituir Frederico Varandas. Fizemos, então, um resumo do que alguns dos vários Sportinguistas mais conhecidos disseram.
António Lonet Delgado, do Movimento ‘Dar Futuro ao Sporting’:
“Não temos nenhuma informação por parte da MAG sobre qualquer adiamento, mas confirmaram que receberam o e-mail no dia de ontem. Vai-se realizar uma AGE, a demora só percebo por não terem feito o trabalho que deviam ter feito. Encaramos que a demora seja por isso. Não quero pensar noutro cenário que não a realização da AGE. Ainda não sabemos o valor e já pedimos justificações para o valor apresentado, que ficaram de nos responder em três dias úteis. A MAG tem bom senso e por isso sabem que não existe motivos para não marcar a AG. Basta analisar o trabalho feito pelos órgãos sociais para perceber os motivos da justa causa e o trabalho que estão a fazer não é coerente com o que prometeram. O Sporting CP é um Clube totalmente fraturado, muito pior do que o que Frederico Varandas quando assumiu a presidência. As coisas não estão a correr como deviam ter corrido desde o princípio”.
Pedro Madeira Rodrigues:
“Pelos estatutos parece-me que deve existir a AGE e que os Sócios é que devem decidir a justa causa. Agora, na minha opinião não existe justa causa, porque podem estar a fazer um mau trabalho, mas foram votados para quatro anos. Concordo com uma alteração dos Estatutos para que seja mais difícil fazer uma AGE, porque se não qualquer dia ninguém quer entrar no Sporting CP porque há mínima coisa existe uma AGE. Apesar disto, acho que o Presidente deve por a mão na consciência e convocar eleições antecipadas. Nem ele nem o Benedito tinham condições para ser Presidente, são exatamente iguais. Eu não volto a ser candidato ao Clube, posso apoiar e juntar-me a alguma lista, mas não serei candidato a nenhumas eleições”.
André Serpa Soares:
“O momento do Sporting CP já é preocupante há muitos anos, como provam os poucos títulos em 40 anos. O futebol é a força motriz do Clube e está num estado mau. Não sei se a solução é a destituição dos atuais órgão sociais, mas se os Estatutos preveem devem-se cumprir os Estatutos, tal como defendi a destituição do antigo Presidente. Temos de pensar no futuro. Acredito que o atual conselho diretivo falhou em quase tudo o que prometeu e não acredito que o problema seja financeiro. O problema é a falta de competência nas diversas áreas. É nisto que o Sporting CP tem que trabalhar. A união tem de ser conseguida antes das eleições e não depois”.
Sérgio Abrantes Mendes:
“É um caminho errado convocar uma AGE. O último ato eleitoral do Sporting CP ocorreu ainda não tem um ano e meio. É verdade que as coisas não têm corrido nada bem no futebol, mas o que está mal é a mensagem que passa aos sócios. A política de comunicação do Sporting está a deixar os Sócios órfãos, porque ninguém sabe o que se passa dentro do Clube. Acho que o Presidente deve cumprir o mandato até ao fim, a não ser que aconteça algo de muito grave, não é com o que aconteceu até agora, não é só porque o futebol está mal, se não nos últimos 18 anos tinha de ter acontecido uma por ano”. Carlos Vieira, comentador Leonino:
“Passei por uma AGE e não é fácil sentir que o nosso mandato não foi até ao fim e portanto sou contra esta questão das AGE’s, neste caso específico já escrevi sobre isso e acho que esta direção deve fazer uma consulta aos sócios, tal como nós fizemos. O que parece é que eles pensam que estão a fazer tudo bem e que os outros é que querem fazer mal. Acho que há um espaço para a direção recuar um pouco e fazer uma análise ao seu trabalho. Os mandatos são para cumprir e faz-me algum incómodo haver um movimento para uma AGE, mas também me incomoda que a direção ache que está tudo bem. O Sporting CP é grande de mais para se isolarem e esta direção ainda não percebeu que deve ouvir as pessoas”.
José Eduardo:
“Os Sócios e adeptos estão fraturados como nunca. Esta direção se tem amor ao Clube devia por o lugar à disposição e organizar umas eleições com tempo, em que até se podiam recandidatar. Não podemos continuar neste clima que está a destruir o Clube”.
Rodrigo Roquette:
“Os estatutos é que devem decidir se há AGE ou não, e também concordo com uma revisão dos estatutos. Acho que deve haver a AGE, para se cumprir os estatutos. Mas o que preferia era eleições antecipadas, porque o mandato não está a ter as mesmas condições nem legitimidade de quando foram eleitos. A nível desportivo (futebol) é a pior temporada a nível de preparação. Nunca se viu o Clube tão dividido como agora. Se existir a AGE vai ser mais um momento em que o nome Sporting CP vai ser falado pelos piores motivos. Se convocarem eleições e ganharem ninguém poderá dizer que não merecem estar no cargo. É preciso ter sentido de responsabilidade e Sportinguismo. É preciso ter humildade para perceber que algo tem corrido mal. O Clube tem de ser gerido como uma empresa e não como um grupo de amigos, não pode ser uma brincadeira”.
Dias Ferreira:
“Acho que a AGE não devia acontecer, mas sei que com os Estatutos atuais o permitem e pelo que sei acho que tem de ser marcada. Se formos para novas eleições vamos continuar a discutir programas eleitorais e não um plano para o Sporting, que é um Clube sem rumo neste momento. Esta direção devia ter-se unido com outras listas, porque foram eleitos sem que a grande maioria dos sócios tivesse votado em si, mas eles a única coisa que fizeram foi convidar para um jogo de futebol. O lema dele era ‘Unir o Sporting’, mas desuniram mais do que uniram”.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:
Direção do Clube de Alvalade definiu para onde vai direcionar os fundos previstos para a próxima temporada desportiva e as escolhas surpreendem
|
O Sporting vai canalizar 82% do investimento total previsto em infraestruturas para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), na temporada 2025/26. O protocolo entre o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, e a Universidade de Lisboa é válido até 2035 e os leões pretendem continuar a aposta na modernização do espaço.
Os dados do orçamento do Sporting para a próxima época mostram que o emblema verde e branco planeia investir cerca de 3.1 milhões de euros no Polo EUL, de um total de 3.8 M de gastos em infraestruturas. Vale sublinhar que as contas ainda terão de ser aprovadas pelos Sócios do Clube de Alvalade, na Assembleia Geral marcada para as 13h do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo de Alvalade.
No documento em que é apresentado o orçamento para 2025/26, o Sporting sublinha a parceria estratégica com a Universidade de Lisboa e a “avaliação essencial” para concretizar o projeto de modernização do Polo EUL. Naquele espaço, trabalham, todos os dias, centenas de jovens atletas que dão os primeiros passos no futebol, masculino e feminino, como também na natação e no râguebi.
No que diz respeito às restantes infraestruturas, o Sporting vai investir cerca de 420 mil euros no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, concretamente na renovação dos esgotos dos balneários e dos torniquetes. Por sua vez, o Pavilhão João Rocha receberá obras de manutenção do piso principal, criação de uma plataforma digital para venda de bilhetes e criação de um ‘skatepark’, nas imediações da Casa das Modalidades.
De resto, o Centro de Otimização Desportiva vai ser inaugurado no próximo mês de julho. O orçamento do Sporting sublinha que este novo espaço proporcionará “ainda mais melhorias nas condições de apoios aos atletas”, com a disponibilização de diversos serviços, tais como Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, ‘Scouting’, entre outros.