DUELO DE CANDIDATOS AO TÍTULO NO JOÃO ROCHA
Tiago Botelho analisa duelo entre leões e dragões. Sporting CP e FC Porto defrontam-se esta quarta-feira, 4 de março, pelas 20h00
Redação Leonino
Texto
3 de Março 2020, 11:26

A equipa de andebol do Sporting CP recebe já amanhã, 4 de fevereiro, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha, o FC Porto. Em jogo relativo à 25.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, leões e dragões vão medir forças para 52.ª vez.

Após a eliminação na EHF Champions League, frente ao CS Dinamo Bucuresti (LER AQUI), o conjunto de Thierry Anti vai tentar regressar aos triunfos e dar mais um importante passo rumo ao título de campeão nacional. Tiago Botelho, autor do blog modalidades Sporting e do resumo das modalidades no podcast Sporting 160, considera que o desaire europeu pode afetar a moral da equipa: “Era um dos objetivos da época e, embora o Dinamo estivesse mais forte esta época, nós continuamos a ter melhor equipa do que eles. Portanto, um dos objetivos da temporada não foi alcançado e era um dos importantes, porque os jogadores gostam de brilhar nestes grandes palcos”.

Atualmente no primeiro lugar, a par com o FC Porto, com 71 pontos, o Sporting CP é o melhor ataque do Campeonato Nacional, com 797 golos marcados, e também a melhor defesa, com 573 tentos sofridos.

Depois da impressionante série de 13 vitórias consecutivas, a turma de Alvalade somou duas derrotas consecutivas, frente ao CS Dinamo Bucuresti, e não está no melhor momento de forma. Todavia, e recorrendo aos dados estatísticos, a verdade é que, esta temporada, em 19 jogos caseiros, os leões venceram 17, perderam um e empataram outro. Apesar disso, Tiago Botelho defende que o FC Porto, que terminou no quinto lugar do grupo B da EHF Champions League, com 14 pontos, parte como favorito: “O João Rocha cheio e a apoiar é sempre um ponto de vantagem, mas acho que o Porto parte como favorito para este jogo. Tem uma equipa fortíssima, com vários recursos, não tem lesionados, como é o caso do Sporting CP, e vem bastante moralizado pelo apuramento para os oitavos de final da EHF Champions league”.

No capítulo individual, Frankis Carol é o melhor marcador leonino, com 185 golos marcados em 34 jogos. Valentin Ghionea, com 151 finalizações certeiras, e Pedro Valdés, com 130, são os senhores que se seguem. Nota ainda para Matevz Skok (LER AQUI), que, desde que regressou, tem estado a um excelente nível e poderá ser peça chave no jogo desta quarta-feira. Sobre o regresso do esloveno, Tiago Botelho defende que “numa equipa de andebol um bom guarda-redes é fundamental, embora a prestação da defesa dê uma grande ajuda. Alfredo Quintana é o melhor da liga e Matevz Skok regressou num bom plano. Ambos podem ser decisivos, tal como Thomas Bauer, Manuel Gaspar ou até mesmo Aljosa Cudic”.

No jogo da primeira volta, Sporting CP e FC Porto empataram (29-29), na Dragão Arena.

 

Porto europeu ameaça leão

No que concerne à equipa do FC Porto, os dragões estão numa série de três vitórias consecutivas e, no último fim de semana, venceram o Meshkov Brest, por 35-32, na Bielorrússia. Para lá da excelente caminhada europeia, em que os comandados de Magnus Andersson garantiram a presença nos oitavos de final, o FC Porto, tal como o Sporting CP, venceu todos os jogos, exceção feita à partida diante dos leões.

No Campeonato Placard Andebol 1, os dragões são o segundo melhor ataque do Campeonato Placard Andebol 1, com 795 golos marcados, e a terceira defesa menos batida, com 586 golos sofridos, apenas superados pelo SL Benfica, com 583, e precisamente pelo Sporting CP, com 573.

Relativamente a destaques individuais, Diogo Branquinho, com 150 finalizações certeiras, é o melhor marcador do FC Porto. Víctor Iturriza, com 130 tentos certeiros, Miguel Martins, com 114, André Gomes, com 111, e António Areia, com 108, são outros dos elementos em destaque. Todavia, uma das grandes figuras dos dragões está mesmo na baliza. Desde o início da época, Alfredo Quintana tem sido um autêntico monstro na baliza azul do FC Porto e, quando a defesa falha, o português tem chegado para as encomendas.

Histórico não favorece turma de Alvalade

Acerca do confronto direto, o mesmo não é favorável ao Sporting CP. Em 22 jogos realizados na casa verde e branca, os leões ganharam apenas sete, empataram três e perderam 12. No entanto, nos últimos dois jogos realizados no Pavilhão João Rocha, o andebol leonino empatou uma e triunfou outra.

Por fim, Tiago Botelho, questionado sobre qual a sua previsão para a partida entre leões e dragões, não se mostra muito otimista: “Os jogos frente ao Dínamo mostraram-nos uma faceta pouco vista – a falta da 1.ª linha. Defensivamente, continuamos fortes, mas ofensivamente claudicámos frente a uma equipa com um bloco central forte, tal como aquele que o Porto apresenta, que até é bastante melhor que o do Dinamo. Infelizmente estou um pouco pessimista e acho que vamos perder”.

O jogo entre Sporting CP e FC Porto realiza-se esta quarta-feira, 4 de março, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha. A partida terá transmissão na TVI 24.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários