Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa principal de futebol do Sporting CP realizou, na manhã deste sábado, 22 de agosto, mais uma sessão de trabalho. Naquele que foi o último treino antes da partida para o Algarve, onde os leões irão estagiar durante uma semana (LER AQUI), Rúben Amorim já contou com Adán e Nuno Santos. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1297161805228396550 Destaque também para Luiz Phellype, que voltou a integrar a parte inicial do treino. De resto, e segundo informação divulgada pelo Sporting CP, Rúben Amorim “voltou a exigir muito dos jogadores tanto a nível físico como tático”. Os leões viajam, agora, para o sul do país, onde voltarão a treinar na manhã de domingo.
Fotografia de Sporting CP
Avançados do emblema verde e branco assemelham-se no festejo e nas vitórias. O encontro entre as estrelas está marcado para daqui a alguns dias
|
0Viktor Gyokeres tem tido um início de temporada verdadeiramente fantástico, mas não é o único a brilhar no Sporting. Na equipa de futebol feminino, Telma Encarnação também vive um excelente momento. O que têm os pontas de lança do Clube de Alvalade em comum? O festejo.
A comandada de Mariana Cabral nunca escondeu a admiração pelo internacional sueco, isto mesmo antes de ter assinado pelo Sporting. Assim sendo, a cada finalização certeira, Telma Encarnação 'imita' Viktor Gyokeres e faz a tão famosa máscara protagonizada pelo atleta de 26 anos.
Segundo o jornal 'A Bola', os dois já se cruzaram na Academia Cristiano Ronaldo. Contudo, Telma Encarnação ainda não foi oficialmente apresentada a Viktor Gyokeres, mas esse cenário, de acordo com o diário desportivo, deve acontecer nos próximos dias.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos), apontou sete golos e fez três assistências. Ao todo, nos sete encontros que disputou, o sueco leva 10 golos e cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Em 2023/24, ao serviço do Marítimo, Telma Encarnação realizou 21 encontros: 16 no Campeonato Nacional, três na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 1.821 minutos que disputou, a internacional portuguesa apontou 17 golos e fez quatro assistências. Ao todo, com a camisola do emblema madeirense nos últimos anos, a jogadora contabilizou 117 partidas, nas quais registou 84 finalizações certeiras e fez oito passes para golo.
Pupilo de Rúben Amorim alinhou os 90 minutos em jogo de qualificação para o Campeonato Africano das Nações em 2025
|
0A seleção de Moçambique venceu a Guiné-Bissau por 2-1, esta terça-feira, dia 10 de setembro, em jogo da segunda jornada de qualificação para o CAN-2025, que terá lugar em Marrocos, em dezembro. Geny Catamo alinhou os 90 minutos e ajudou a derrotar os comandados de Luís Boa Morte, antigo jogador do Sporting.
Em Maputo, a turma de Chiquinho Conde inaugurou o marcador aos cinco minutos, através de um remate colocado do médio Ricardo Guima, ainda de fora da área. Os guineenses restabeleceram, pouco depois, o empate. Nanu cruzou para o coração da área, onde apareceu a finalizar o avançado Mama Baldé (24'), mais um antigo jogador ligado ao futebol nacional, com formação realizada no Sporting.
Na etapa complementar, Moçambique conseguiu chegar à vitória, aos 72 minutos, por Elias Macamo, que aproveitou uma saída de Manuel Baldé. Com este triunfo, Moçambique assumiu a liderança do Grupo I, com 4 pontos, os mesmos do que o Mali. Guiné-Bissau está na terceira posição, com três pontos, ao passo que Eswatini não somou ainda qualquer ponto.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Leões venceram apenas dois dos últimos dez encontros apitados pelo árbitro eborense
|
0No dia 5 de dezembro de 2020, o Sporting CP empatou a dois golos em Famalicão, existindo várias críticas à arbitragem de Luís Godinho. Recorde-se que o árbitro alentejano esteve envolvido nos únicos desaires desta época leonina – FC Porto (2-2) e FC Famalicão (2-2) -, sendo também o primeiro árbitro a expulsar Rúben Amorim em toda a sua carreira (LER AQUI).
Frederico Varandas disse, após o empate dos leões em Famalicão, que o golo de Coates no último minuto “jamais seria anulado aos nossos rivais” (LER AQUI). Tendo em conta estas declarações, o Leonino decidiu observar as arbitragens de Luís Godinho em jogos do Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.
Observando toda a história dos leões, o árbitro de Évora apitou os homens de verde e branco um total de 16 vezes. De todos esses encontros, a turma leonina apenas triunfou por seis vezes, tendo registado cinco derrotas, e cinco empates. Dessas cinco igualdades, duas registaram-se esta época, sendo os únicos pontos perdidos pelos leões.
O historial arbitral de Luís Godinho em partidas do FC Porto é algo diferente do dos leões. Num total de 14 partidas disputadas sob a arbitragem do alentejano, os dragões apenas perderam duas vezes, empatando uma partida, saindo vencedor dos restantes 11 encontros.
Relativamente à história que tem com o SL Benfica, a mesma é bastante positiva para os encarnados. Nas 13 partidas apitadas por Luís Godinho, as águias somam apenas um empate, justamente contra o Sporting CP. Os restantes 12 encontros da turma encarnada foram vitórias.