"É UMA BARREIRA MUITO GRANDE" - LEONEL PONTES AVENTUROU-SE PELA CHINA E FALA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES; EX TREINADOR DO SPORTING CONTA TUDO
Antigo treinador do Clube de Alvalade é o atual coordenador do Shanghai Shenhua e relata primeiros meses na Ásia
Redação Leonino
Texto
22 de Janeiro 2024, 17:12
leonel pontes, sporting, Rúben Amorim

Leonel Pontes, antigo treinador do Sporting e atual diretor técnico do Shanghai Shenhua, concedeu recentemente uma entrevista ao jornal Record, onde abordou os primeiros meses na China. O técnico falou sobre o impacto do futebol português e diz que a língua “é uma barreira muito grande”.

“Não consigo entender muito bem, porque a língua é uma barreira muito grande. Mas, o nosso clube tem enviado para a Europa e, neste caso, para Portugal, profissionais de várias áreas, para observarem, para perceberem como funcionam diversas áreas, não só na área do treino, mas também nas áreas da comunicação, do marketing e da gestão”, começou por dizer.

“Ainda há pouco tempo, o nosso presidente, o nosso diretor desportivo e o nosso diretor da academia estiveram em Portugal. Querem perceber como funcionam as grandes organizações que potenciam jogadores de futebol, querem perceber como é que estão organizados os clubes e as respetivas federações e associações, porque sabem que trazer algumas ideias de fora pode ajudá-los a crescer no futebol”, explica o técnico.

Ao todo, Leonel Pontes dirigiu a equipa principal do Sporting em cinco jogos. Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substitui Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, Leonel Pontes empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave (2-2). Carlos Carvalhal haveria de ser o seu sucessor.

Na época 2019/2020, Leonel Pontes – que dirigia a equipa de sub-23 do Sporting – foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos, não somando qualquer vitória.

  Comentários