
Futebol
Viktor Gyokeres e Francisco Trincão são destaque no estrangeiro e soam alarmes no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eduardo Felicíssimo tem sido um dos destaques da época do Sporting. Lançado por Rui Borges para o meio campo dos leões, depois da onda de lesões que se fez sentir no plantel verde e branco, o jovem jogador encheu as medidas aos adeptos do Clube de Alvalade. Manuel Moura dos Santos é um desses exemplos.
"Eduardo Felicíssimo fez um bom jogo [frente ao Estoril], e terá sido, para mim, o melhor dos três miúdos que jogaram naquela posição (João Simões e Alexandre Brito)", disse o conhecido adepto dos verdes e brancos, em declarações ao jornal O Jogo.
O antigo jurado do Ídolos destacou também a capacidade de Zeno Debast em adaptar-se a uma posição mais avançada no terreno, elogiando as duas assistências diante dos canarinhos, partida na qual acredita que "o injustiçado" Ricardo Esgaio "fez um dos seus melhores jogos desde que regressou ao Sporting".
"Em matéria de destaques individuais, o superlativo Gyokeres, regressado ao seu estado natural de forma física, é uma mais-valia enorme na equipa do Sporting. Não existem muitos jogadores que recebam a bola de costas para a baliza adversaria, e tenham a eficácia atacante que o jogador sueco tem", admitiu.
Para terminar, Manuel Moura dos Santos deixou um reparo ao "trajeto da equipa de andebol do Sporting na Liga dos Campeões", que classifica como "notável". A passagem direta aos quartos de final da competição constitui um feito histórico desta magnífica equipa. Nem a lesão de Kiko Costa - que tem novidades sobre o regresso, como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino -, um dos seus jogadores mais influentes, impediu este feito inédito. Muitos parabéns".
Rivais eternos de Lisboa têm estado na frente do campeonato desde agosto, mas há quem aponte um terceiro candidato para o campeonato nacional
|
O campeonato está ao rubro, com o Sporting no primeiro lugar, seguido de perto pelo eterno rival da 2ª. circular, o Benfica. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, assinou o seu espaço de opinião com uma coluna sobre a luta pelo título nacional, onde não esquece os atuais terceiros e quartos classificados da Liga Portugal Betclic. O jornalista português tinha, recentemente, falado da adaptação de Zeno Debast a médio.
"A última ronda do campeonato confirmou as suspeitas. Com as vitórias de Sporting e Benfica e a derrota do FC Porto em Braga, a Liga vai mesmo ser decidida a dois. Por demérito dos dragões, que venderam os melhores ativos e recrutaram um treinador que tarda a compreender o futebol português e as características do plantel que tem em mãos", começou por escrever o jornalista português.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "E por falta de visão dos guerreiros. Não tivesse existido tanto desinvestimento na equipa e os homens do Minho estariam a lutar pelo primeiro título da sua história, já que os rivais de Lisboa registaram já os deslizes suficientes para fazerem emergir um outsider", atirou, em referência à época dos minhotos.
Escreveu, depois, acerca da luta, que parece, cada vez mais, a dois. Para Luís Pedro Sousa, o Benfica parece estar num melhor momento, ou pelo menos a conseguir vitórias mais convincentes nas competições internas. Depois, comentou o momento do Sporting.
"O Sporting, cujo panorama clínico se desanuvia, parece ter um calendário mais simpático. Vai à Luz, é certo, só que o vizinho tem ainda pela frente visitas ao Dragão, a Braga e a Guimarães... A Liga está ao rubro, embora a luta seja a dois", rematou o jornalista português do jornal Record.
Formação alemã que eliminou os leões da prova milionária, deu mais um passo em frente, com o objetivo de repetir a final que conseguiu na temporada passada
|
O Borussia Dortmund segue em frente na Liga dos Campeões, depois de ter eliminado do Sporting na ronda anterior da Liga dos Campeões. Os alemães defrontaram, esta quarta feira, dia 12 de março, o Lille - que também foi adversários dos leões - e conseguiram o apuramento para os quartos de final da prova milionária.
A primeira mão, que tinha tido lugar em Dortmund, na Alemanha, tinha terminado com empate a uma bola entre os dois conjuntos, prova do equilíbrio que se fazia sentir entre o conjunto francês e a equipa alemã.
Na segunda mão, que se jogou em França, na casa do Lille, a partida até começou melhor para os franceses. Com Angel Gomes, ex Boavista, no banco de suplentes, inauguraram o marcador aos cinco minutos, por David, com passe de Ismaily. Mas a segunda parte foi um autêntico banho de água gelada para os gauleses.
O Borussia entrou com tudo no segundo tempo, a precisar de marcar para continuar na prova. Consegui-o, à passagem do minuto 54, através de grande penalidade convertida por Emre Can. Passados nove minutos, a reviravolta no marcador e na eliminatória, com golo de Beier, assistido por Guirassy - que já tinha ganho o penálti que deu o empate.
Apesar das tentativas do Lille, que lançou vários jogadores de ataque e até o português André Gomes, o resultado não ia sofrer alterações até apito final do juiz da partida, e o Borussia Dortmund tornou-se na quinta equipa apurada para os quartos de final da presente edição da Liga dos Campeões.
Jovem jogador dos leões, formado nas camadas de formação da equipa, tem sido o grande destaque durante a temporada e já superou algumas lendas
|
Geovany Quenda tem sido um dos grandes destaques do Sporting na presente temporada. Lançado por Ruben Amorim, com apenas 17 anos, logo no início da época, o jovem extremo agarrou o lugar na equipa, situação que se manteve com João Pereira e com Rui Borges. O atual treinador tem tirado o melhor do craque verde e branco, que já ultrapassou várias lendas do Clube no seu primeiro ano.
A importância do extremo na época do Sporting é inegável, com um dado de destaque: é o único do plantel com participação em todos os jogos este temporada, um total de 43. Para além disto, destaca-se no capítulo das assistências: são já sete, um número que o deixa à frente de várias lendas do Clube no que diz respeito aos passes para golo no primeiro ano de equipa principal.
Olhando para alguns dos grandes extremos formados em Alcochete, e com estreia no futebol profissional na equipa do Sporting, não há quem melhore o registo de Geovany Quenda. Nani, por exemplo, que se estreou em 2005/2006, viria a cumprir 141 jogos pelos leões. No ano de estreia, fez seis golos e cinco assistências.
Cristiano Ronaldo, que deu o nome à Academia onde Quenda cresceu como jogador, fez três assistências na época de estreia (2002/2003). Ricardo Quaresma, na temporada anterior, tinha-se ficado pelos quatro passes para golos.
De resto, há ainda dois nomes de grande destaque que foram ultrapassados por Quenda. Simão Sabrosa estreou-se em 97/98 com duas assistências na temporada. Já Luís Figo, que havia de ganhar uma Bola de Ouro durante a carreira, não foi além de um passe para golo na época em que se estreou com a Listada verde e branca.