Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Eduardo Quaresma está a ter, em termos individuais, a melhor época da carreira, afirmando-se como titular do Sporting desde que Ousmane Diomande desfalcou os leões, para participar no Campeonato Africano de Nações. Octávio Ribeiro acredita, no entanto, que Rúben Amorim está a usar o jovem central na posição errada, admitindo que este deve alinhar a... médio, numa posição em zonas mais adiantadas do terreno de jogo.
“Já aqui foi escrito, o melhor de Quaresma – a sua qualidade técnica na condução da bola, a agressividade imponderada nos duelos, a visão de passe vertical, o engodo pela área adversária – não é potenciado pela posição de central”, garante o jornalista, ao Record.
“Função que, ao contrário, sublinha os seus principais defeitos – as momentâneas desconcentrações aquando de um passe fácil, o deficiente posicionamento defensivo. Rúben Amorim tem em Quaresma um puro-sangue de corridas longas (como Matheus Nunes) mas teima em amarrá-lo a trotes de charrete”, assegura.
Embora seja defesa, o jovem tem uma grande capacidade de galgar metros do terreno de jogo com a bola controlada, o que leva vários adeptos a admitir que gostavam de o ver no meio-campo. Exemplo da habilidade para conduzir a bola é o golo que apontou diante do Braga e que marcou a estreia a faturar com a Listada verde e branca.
Esta temporada, Eduardo Quaresma – avaliado em 2,5 milhões de euros – leva 20 jogos pelo Sporting: 12 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, três Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.269 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, Eduardo Quaresma apontou um golo. O atleta tem contrato até junho de 2025 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.