Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EM DEBATE QUENTINHO, SOUSA ATACOU, OLIVEIRA PACIFICOU E VARANDAS DEFENDEU

Futebol, finanças e relacionamento com os Sócios dominaram frente a frente entre os candidatos à Presidência do Sporting. Confira aqui o resumo do debate

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Fev 2022 | 23:59 | Por Redação

Icon Comentário0

Frederico Varandas (Lista A), Ricardo Oliveira (Lista B) e Nuno Sousa (Lista C) estiveram, na noite desta quarta-feira, 23 de fevereiro, frente a frente. Num debate quentinho – dominado pelo futebol, finanças e relacionamento com os Sócios –, Nuno Sousa esteve ao ataque, Ricardo Oliveira pacificou e Frederico Varandas defendeu os quatro anos de mandato. Ricardo Oliveira “não se candidata contra ninguém”; Nuno Sousa diz ser “a real alternativa à situação atual"; Frederico Varandas afirma que “o Sporting está muito melhor”

  • Ricardo Oliveira começou por dizer que “não se candidata contra ninguém”, mas sim por ter “um projeto vencedor”. O candidato da lista B mostrou “preocupação” com o rumo que o Clube tem levado.
  • Nuno Sousa realçou o seu programa eleitoral, considerando que o mesmo “é o mais vasto e profundo” alguma vez apresentado nas eleições do Sporting, acrescentando que a sua candidatura “é a real alternativa à situação atual”.
  • Frederico Varandas afirmou que “o Sporting está muito melhor, mas consideramos que ainda podemos continuar a crescer. Sabemos os desafios que temos pela frente, sabemos o que custou reerguer este Clube, mas também sabemos que, de uma vez por todas, conseguimos acabar com a diferença para os nossos rivais”.
Balanço do mandato: Sousa argumenta com “falta de transparência”; Oliveira recorda dois primeiros anos e Varandas considera “Sporting mais unido”. Nuno Sousa:
  • “A candidatura de Frederico Varandas tem um pecado original, que é a relação com os Sócios. O mote da campanha passada era ‘Unir o Sporting’. Falhou completamente. Além disso, há uma clara falta de transparência na sua gestão. Há uma falta de liderança e competência”.
  • “Se fizéssemos um fact check das propostas apresentadas nas eleições passadas, verificamos que muitas das mesmas não foram cumpridas. Em vez de uma ‘Nova Era Verde’, a nova proposta eleitoral de Frederico Varandas poderia chamar-se ‘Tudo aquilo que não fiz em 2018, não fiz e, por isso, volto a prometer’”
Frederico Varandas:
  • “Se há coisa que eu não tenho, é o culto da personalidade. O que nos interessa não é a nossa Direção, é o Sporting. Se há coisa que eu sinto, é que esta Direção tem empatia é com os Sócios anónimos. Não com aqueles que gostariam de ter palco, gostariam de ter um local de trabalho. Não tenho, nunca vou ter, nem procuro ter. É difícil unir mais o Clube quando tenho dois candidatos que não alteravam nada no programa desportivo, o treinador, diretor desportivo… Alteravam o Presidente porque queriam ser Presidentes”.
  • “A seguir ao jogo do Manchester City, emocionei-me ao ver o ‘BackStage’ – mais uma obra brilhante da comunicação do Sporting. Foi o capítulo final de como unir o Sporting. Um capítulo final onde temos um estádio cheio, onde a equipa sofreu uma dura derrota, mas onde os Sócios e adeptos do Sporting estavam orgulhosos da equipa. Ninguém aplaudiu uma derrota por 5-0. Os Sócios estavam a aplaudir todo o trabalho que foi feito nestes últimos anos. Foi uma manifestação de união”.
Ricardo Oliveira
  • “Os Sócios e adeptos do Sporting têm uma grande empatia com a equipa e treinador de futebol, mas o resumo destes quatro anos não se pode cingir aquela manifestação”.
  • “Financeiramente, os dois primeiros anos foi um desastre. Os números dizem isso. Antes de chegar a COVID-19, havia manifestações em Alvalade. Depois, entrou um novo treinador. É excelente em tudo. Os Sportinguistas uniram-se à volta dele, conquistando um Campeonato Nacional que fugia há 19 anos”.
  • “Houve uma canibalização das receitas antecipas – quase três anos. Os juros altos das operações financeiras do Sporting são uma razão de preocupação. Não conheci um rumo deste projeto e não conheço soluções concretas para os problemas do Clube, nomeadamente as VMOCs, que coincide com o fim deste mandato”.
  • “A minha candidatura apresenta uma solução concreta, viável e credível para os problemas imediatos do Sporting. Ao mesmo tempo, permite fazer investimento no Sporting para que o Clube continue a ser grande”.
VMOC’s no centro do debate. Varandas acena com recompra, Oliveira com investidor e Sousa com parceiro internacional Frederico Varandas:
  • “Não temos três anos de receitas antecipadas. Quando tomámos posse, o Sporting tinha cerca de dois anos de receita. Diz [Ricardo Oliveira] várias vezes esse erro. Da próxima vez certamente não o irá fazer. Diz também que está preocupado com a receita. Tenho a dizer-lhe que estamos em fevereiro e já batemos o recorde de receitas operacionais”.
  • “Tudo somado, tínhamos cerca de 120 milhões a pagar no curto prazo. Só na SAD 75 milhões em custos com o pessoal. No Clube, acima de 13 milhões. Conseguimos reduzir de 75 para 60. No Clube, mais três. Tínhamos um défice operacional estrutural acima dos 30 milhões. Hoje estamos nos 10 milhões.
  • “Tínhamos um buraco de mais de 100 milhões. Nesse aumento de custos de fornecedores que relata, e é verdade, tem origem numa quebra de receita de 30 milhões de euros. Não foi só o Sporting. Todos os clubes”.
  • “Há inúmera matéria de que não posso falar. Dividimos este assunto em duas fases. Em novembro de 2019, garantimos podemos recomprar as VMOCs a um preço de 30 cêntimos. Já estava alinhavado, mas era preciso operacionalizar. Segunda fase, estamos a concluir o processo de recompra das VMOCs. Quero garantir aos Sócios que o Sporting irá recomprar as VMOCs. A curto prazo, poderemos dar excelentes notícias”.
Ricardo Oliveira:
  • “Todos esses números que esteve [Frederico Varandas] a apresentar não estão refletidos nos Relatórios e Contas. Não tomou bem as suas notas de certeza. Nos dois primeiros anos de mandato, esta Direção falhou muitas vezes. Estou a falar de um Doumbia, Tiago Ilori, Borja, Renan, Sporar, Luiz Phellype, Camacho… Foram 30 milhões deitados ao ar”.
  • “Na última AG da SAD, perguntei ao seu diretor financeiro quantos anos havia de receitas antecipadas e ele respondeu que eram dois anos e muito. O Sporting não está bem. São os auditores que o dizem”.
  • “Temos de comprar as VMOC’s imediatamente. Claro que tenho investidores para isso. Antes das eleições, serão apresentados. É preciso uma injeção de capital, reestruturar a divida, agentes que queixam de não lhes pagarmos… O Sporting passa uma má imagem financeira para fora”.
Nuno Sousa:
  • “Devemos cerca de 90 milhões de euros aos fornecedores. Se somarmos os dois anos de antecipação, podemos estar quase nos 200 milhões. Em 2018, devíamos 40 milhões a fornecedores”.
  • “Tem de se encontrar um parceiro internacional porque não vale a pena procurar cá dentro. Os parceiros que o Sporting sempre teve estão descontentes. Frederico Varandas fala das coisas que correram bem, mas esquece-se daquilo em que falhou.
  • “Não iremos fazer a política da terra queimada. Iremos ver o trabalho que está a ser desenvolvido e tentar melhorar. Não vamos estar à espera de 2026. Olhando para o prospeto do empréstimo obrigacionista, é possível ver que o Sporting está em incumprimento”.
Futebol: Oliveira fala em efeito Amorim, Sousa apresenta Inácio e Varandas lembra mandato histórico Ricardo Oliveira:
  • “O futebol está bem agora. O futebol esteve mal durante dois anos, muito mal. Rúben Amorim não foi a primeira escolha de Frederico Varandas. Fora aqueles que ele convidou para vir treinar o Sporting e levou negas. Amorim é um excelente treinador e farei tudo para o manter.
  • “Vou ter uma pessoa muito forte para o futebol. O Sporting já tem essa pessoa (Hugo Viana). Eles (Amorim e Viana) estão a fazer um bom trabalho. Não vou fazer uma política de terra queimada. Vou aproveitar as coisas boas que Frederico Varandas fez”.
Nuno Sousa:
  • “Terei um assessor para o futebol que será Augusto Inácio. Ajudará o Presidente e a Administração da SAD a fazer a gestão da política desportiva. Em 1999/2000, foi Augusto Inácio que pôs cobro a um longo jejum. O Sporting tem tratado muito mal Augusto Inácio. Nem os parabéns lhe deu.
  • “Depois de dois anos completamente erráticos, Frederico Varandas também apostou na formação. Quando apostamos fortemente na formação, o Sporting tem sempre melhores resultados”.
Frederico Varandas:
  • “Fico muito contente que ambos os candidatos estejam contentes com a gestão desportiva do Sporting”.
  • “É um mandato histórico. No futebol, é preciso recuar muitas décadas para ver que o Sporting tem mais títulos do que os rivais juntos. Nos últimos 13 anos, Marcel Keizer é o treinador mais bem-sucedido do Sporting, a seguir a Rúben Amorim. Keizer é comparável com Leonardo Jardim, Jorge Jesus”.
  • “Por respeito institucional, não vou tecer qualquer comentário sobre Augusto Inácio. Eu tenho memória e os Sócios também”.


Fotografia de Sporting TV




Clube

Conhecidos resultados oficiais da AG do Sporting: Adepto castigado 20 meses

Associados estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na reunião magna, realizada no Multidesportivo do Estádio José Alvalade

Sócios do Sporting estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária
Sócios do Sporting estiveram reunidos este domingo, 11 de outubro, na Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária

11 Out 2026 | 22:35 | Por Redação

Icon Comentário0

Os sócios do Sporting aprovaram o relatório e contas relativo à temporada 2025/26, com 86,02% dos votos favoráveis, na Assembleia Geral ordinária e extraordinária realizada este domingo. A reunião magna ficou também marcada pela rejeição do recurso de Tiago Vila Nova, cuja suspensão disciplinar de 20 meses, aplicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, se mantém.


Dos 568 associados que se deslocaram para votar, num total de 3722 votos, 86,02% manifestaram-se a favor do relatório e contas do último exercício financeiro. Em sentido contrário, 11,61% votaram contra o documento apresentado, que acabou por receber uma aprovação expressiva dos sportinguistas.


O segundo ponto da ordem de trabalhos dizia respeito ao recurso interposto por Tiago João do Carmo Vila Nova contra a sanção disciplinar que lhe foi aplicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Neste caso, 60,48% dos votos foram contra a revogação da suspensão, enquanto 32,80% se pronunciaram a favor. A decisão dos associados confirmou, assim, a manutenção do castigo de 20 meses.


O caso remonta a 29 de março de 2025, antes do encontro entre Sporting e Estrela da Amadora, nas imediações do Estádio José Gomes, na Reboleira. O associado foi alvo de um processo disciplinar na sequência de uma tentativa de agressão a um agente da polícia, alegadamente com uma cabeçada.

Já Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da AG, fez um balanço positivo, destacando a participação dos associados e o diálogo com os órgãos sociais. "Foi um dia de Sporting, em que os Sócios puderam participar na Assembleia Geral, colocando questões aos Órgãos Sociais, em especial ao Conselho Diretivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar e a Assembleia decorreu de forma ordeira, pacífica, livre e democrática. Acho que, quando as Assembleias Gerais decorrem desta maneira, só podemos esperar que o Clube fique prestigiado e que os seus valores sejam mais uma vez engrandecidos", sublinhou. 



Clube

Varandas esteve com Obama e conta que achou que podia ficar apenas 6 meses no Sporting

Presidente marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, onde partilhou a sua visão sobre liderança e gestão

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, juntamente com Barack Obama
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, juntamente com Barack Obama

11 Out 2026 | 10:43 | Por Redação

Icon Comentário0

Frederico Varandas marcou presença no Fórum VI da Game Changers, realizado na MEO Arena, onde partilhou a sua visão sobre liderança e gestão. O Presidente do Sporting recordou que, logo após ser eleito em 2018, admitiu aos elementos da sua direção que o mandato poderia durar apenas seis meses, caso fosse necessário tomar decisões difíceis.


F. Varandas: "Meus senhores, não sei se vamos durar seis meses ou seis anos"


"A primeira vez que reunimos depois de eleitos em 2018, todos os meus colegas de Conselho Directivo estavam muito felizes, orgulhosos, mas estraguei aquele ambiente de festa logo aos três minutos. Disse-lhes: Meus senhores, não sei se vamos durar seis meses ou seis anos, porque vamos fazer o que tem de ser feito", contou.


O dirigente, que participou num painel sobre liderança antes da intervenção do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, recorreu também à experiência militar para explicar a importância de conhecer os próprios limites e decidir sob pressão. Varandas recordou a missão no Afeganistão e a forma como essas vivências influenciaram a sua maneira de liderar: "Mais do que os resultados, as pessoas seguem valores. O que tiro da minha formação militar (ainda sou capitão do exército com muito orgulho) e da experiência da missão no Afeganistão, com os comandos, é a capacidade de conhecer os meus limites. Somos testados em condições altamente desfavoráveis, tendo de continuar a trabalhar, a decidir sob pressão, muitas vezes nesse limite", afirmou.

Além do mais, relatou ainda um episódio vivido durante uma missão em Kandahar, quando um oficial demonstrou nervosismo antes de uma patrulha numa zona dominada pelos talibãs. "Aprendi que nós, líderes, temos de tomar decisões difíceis. Quando premimos o gatilho, temos medo? Temos. Mas temos, sobretudo, de não transmitir esse medo aos nossos colaboradores, aos nossos soldados", sublinhou.


Varandas - que recentemente deu um estouro em Luís Montenegro - abordou também a sua perspetiva sobre as características necessárias para liderar, afastando a ideia de que a vontade, por si só, permite alcançar qualquer objetivo: "A liderança penso-a exatamente da mesma maneira: temos de ter características inatas para ser um líder com competências e resultados. Todos melhoramos, sim, com treino, mas um verdadeiro líder, que aguenta momentos difíceis... isso nasce connosco".


Clube

Varandas dá estouro em Montenegro; Líder do Sporting mete primeiro-ministro no bolso e arrasa Porto

Durante debate no Parlamento, chefe do Governo utilizou uma metáfora com Clube de Alvalade para visar críticos do seu mandato

Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto
Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto

10 Out 2026 | 09:47 | Por Redação

Icon Comentário0

Frederico Varandas respondeu à provocação de Luís Montenegro sobre o passado do Sporting e aproveitou para deixar uma indireta ao Porto. No final da vitória dos leões por 3-1 frente ao Braga, o Presidente leonino comentou as palavras do primeiro-ministro durante o debate do Orçamento do Estado.


Montenegro, adepto dos dragões, tinha recorrido à história do Sporting para ilustrar a ideia de que as previsões de défice feitas pela oposição poderiam não se concretizar no imediato. O chefe do Governo aludiu à expressão "para o ano é que vai ser", numa referência ao longo período que os leões passaram sem conquistar o título nacional.


Varandas revelou que recebeu várias mensagens sobre o episódio e explicou que só tomou conhecimento exato das declarações durante a deslocação para o jogo com o Braga. "Realmente recebi muitas mensagens sobre o debate quinzenal. Tanto que, na viagem para cá, tive de ver o que realmente tinha sido dito. Não houve nada. Foi uma graçola. Eu não a teria feito, tendo em conta que há milhões de eleitores Sportinguistas", afirmou.


F. Varandas: "Preferia estar mais 19 anos sem vencer a ser presidente de uma coletividade vencedora que tivesse sido apanhado em escutas a corromper árbitros"

O líder do Sporting não ficou, porém, por aí e aproveitou a ocasião para lançar uma farpa ao rival portista, recorrendo à polémica das escutas relacionadas com o Apito Dourado. "Mas essa do clube que ganhava quase, quase... Só queria dizer que estivemos 18 ou 19 anos sem vencer. Mas posso dizer que preferia estar mais 19 sem vencer a ser presidente de uma coletividade vencedora que tivesse sido apanhado em escutas a corromper árbitros", declarou.


Quanto ao jogo, o Sporting venceu o Braga por 3-1 na 8.ª jornada da Liga, depois de ter chegado ao intervalo em desvantagem, graças a um autogolo de Rui Silva, aos 41 minutos. Na segunda parte, Luis Suárez restabeleceu a igualdade aos 66’, de cabeça, e um autogolo de Bernardo Fontes, aos 70’, consumou a reviravolta leonina. Rodrigo Zalazar fechou o resultado aos 81 minutos, com um remate de fora da área.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Villas-Boas admite semelhanças entre Porto e Sporting e afirma 'confronto' com Varandas
Clube

Villas-Boas admite semelhanças entre Porto e Sporting e afirma 'confronto' com Varandas

09 Out 2026 | 16:05

Icon Comentário0
João Maria Jonet explode contra bicadas de Luís Montenegro sobre o Sporting: "Cobarde"
Clube

João Maria Jonet explode contra bicadas de Luís Montenegro sobre o Sporting: "Cobarde"

09 Out 2026 | 13:31

Icon Comentário0
Luís Montenegro faz figura deprimente no Parlamento e goza com o Sporting (vídeo)
Clube

Luís Montenegro faz figura deprimente no Parlamento e goza com o Sporting (vídeo)

09 Out 2026 | 13:04

Icon Comentário0