
Futebol
Zeca diz que Rui Borges pode utilizar jogador do Sporting fora de posição
05 Set 2025 | 08:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Jul 2024 | 11:20 |
Desde o início desta semana, a Academia do Sporting em Alcochete passou a exibir o nome de Cristiano Ronaldo, literalmente, no muro perto do portão de entrada, mesmo ao lado do símbolo do Clube. Quando a equipa regressou aos trabalhos, na manhã de segunda-feira, dia 1 de julho, a placa estava ainda coberta, no entanto, poucas horas depois deu-se a conhecer ao mundo.
As imagens recolhidas e divulgadas pelo diário desportivo Record, comprovam a mudança de visual do centro de treinos dos verdes e brancos, que acaba por coincidir exatamente com o arranque da nova temporada, e, ainda, com o início das obras de fecho do fosso no Estádio José Alvalade.
A Academia passou a designar-se oficialmente Cristiano Ronaldo no dia 21 de setembro de 2020, quando os leões decidiram rebatizar a infraestrutura de treinos com o intuito de imortalizar “o nome do maior símbolo de sempre que (o Sporting) formou e que será inspiração a seguir para todos os mais jovens talentos”. “Em data a anunciar, e assim que as condições o permitam, o Clube fará a inauguração oficial”, projetou, na altura, o Sporting, devido à dificuldade de conjugar agendas com Cristiano Ronaldo.
Nessa mesma altura, o Sporting decidiu também homenagear mais sete figuras relevantes do seu futebol, ao renomear os diferentes relvados do centro de treinos. Enquanto o estádio manteve a designação de Aurélio Pereira, em tributo ao ‘Senhor Formação’, os restantes campos em Alcochete passaram a ter os nomes de: Vítor Damas (número 2), Manuel Fernandes (3), Hilário da Conceição (4), Cinco Violinos (5), Luís Figo (6), Rui Jordão (7) e Paulo Futre (8).
Vale ainda lembrar que, como já noticiado, Viktor Gyokeres apresentou-se na Academia esta quinta-feira, dia 4 de julho, juntamente com Hidemasa Morita e Ousmane Diomande. No entanto, tanto o ponta de lança sueco como o médio japonês não pisaram o relvado, limitando-se a cumprir testes médicos e físicos, algo que os restantes membros da equipa já haviam feito na passada segunda-feira.
Médio contratado ao Levante foi titular e totalista em partida de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e causou apreensão
05 Set 2025 | 09:21 |
A Geórgia perdeu 3-2 diante da Turquia, em encontro válido para a qualificação do Campeonato do Mundo de 2026. Giorgi Kochorashvili foi titular e totalista na seleção anfitriã, mas assustou os responsáveis do Sporting após sofrer uma entrada muito dura.
O lance em questão ocorreu ao minuto 71, quando Baris Yilmaz pisou o médio do Sporting de forma muito imprudente, pouco tempo depois de ter entrado em campo. Davide Massa, árbitro italiano que dirigiu o encontro, mostrou cartão vermelho ao ala turco.
Quanto ao encontro, a Turquia adiantou-se no marcador ainda nos instantes iniciais da partida. Mert Muldur fez o 1-0 aos 3', com assistência de Arda Guler, médio do Real Madrid. Ainda antes do intervalo, Kerem Akturkoglu apontou o 2-0 (41').
No segundo tempo, os visitantes entraram novamente por cima e o extremo do Fenerbahçe viria a bisar (52'). Aos 63 minutos, Zuriko Davitashvili - que foi apontado ao Sporting este verão - reduziu para a Geórgia e, já a jogar em superioridade numérica, Kochorashvili e companhia viram Khvicha Kvaratskhelia marcar, mas sem efeito no resultado final (90+8').
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 5 milhões de euros - participou em cinco partidas, sendo titular apenas por uma ocasião. Nos 170 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 14’ do Clube de Alvalade ainda não apontou qualquer golo ou assistência.
'Camisola 3' dos verdes e brancos é o quinto central na hierarquia implementada por Rui Borges e foi despromovido à equipa B dos leões
05 Set 2025 | 09:10 |
Bruno Ramos e João Muniz podem render Jeremiah St Juste no plantel principal do Sporting. O neerlandês foi despromovido à equipa B dos leões, depois de não ter deixado o Clube de Alvalade no mercado de verão, visto que não entra nas contas de Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o técnico verde e branco acredita que não é necessário promover qualquer defesa-central, uma vez que apenas um grande azar - lesões e/ou suspensões simultâneas - obrigaria à utilização do quinto central da hierarquia.
Todavia, caso seja necessário utilizar algum defesa além de Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Eduardo Quaresma, Bruno Ramos e João Muniz são, de momento, os dois nomes que vêm sendo observados por Rui Borges para efeito.
João Muniz é dado como estando na pole position, caso seja necessário subir um dos jovens. O canhoto esteve cedido ao Rio Ave a temporada passada, mas regressou em janeiro e foi muito importante na promoção da equipa B à Liga 2. O facto de Gonçalo Inácio ser o único central esquerdino privilegia a escolha.
Já Bruno Ramos é visto como o jogador com mais parecenças com Jeremiah St Juste. O jovem brasileiro é bastante veloz, à semelhança do neerlandês, apresentando ainda um grande sentido posicional e boa capacidade de construir jogo, sendo, ao momento, totalista na equipa B do Sporting.
Internacional pela seleção grega foi contratado pelos leões ao Panathinaikos e já era cobiçado pela estrutura verde e branca há vários meses
05 Set 2025 | 08:43 |
Zeca Rodrigues acredita que Georgios Vagiannidis precisa de "começar um ou dois jogos a titular" para a afirmação total no Sporting. O médio crê no sucesso do antigo companheiro de equipa, admitindo que o novo 'camisola 13' dos leões poderá ter sucesso em Alvalade.
"É um lateral muito ofensivo, com grande qualidade técnica. Vai para um ambiente novo, precisa de algum tempo, mas também foi grande aquisição e vai dar muitas alegrias", disse o médio, ao jornal O Jogo, deixando também o seu parecer sobre Fotis Ioannidis.
Para Zeca, Vagiannidis "precisa de alguma adaptação", que chegará com a saída de Iván Fresneda do onze inicial de Rui Borges: "Começar um ou dois jogos a titular para ganhar confiança e mostrar o seu valor, no futuro vai ser ainda melhor", admitiu.
Vale recordar que Zeca já tinha deixado grandes elogios a Vagiannidis, ainda antes de o lateral ter sido contratado pelo Sporting. Uma vez que jogaram juntos no Panathinaikos, o luso-helénico é muito conhecedor das características do defesa leonino.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - participou em três partidas. O lateral dos verdes e brancos foi suplente utilizado em todos os encontros que disputou, somando 98 minutos e uma assistência.